Significado de Comunismo – O Que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de comunismo?

Seja como for, trata-se de uma doutrina social que apresenta como objetivo, o reestabelecimento daquilo que chamamos de “estado natural”. Estado no qual todos devem possuir os mesmos direitos em relação a tudo, através do fim da luta de classes e também da abolição da propriedade privada.

Nos séculos XIX e XX, a palavra comunismo era muito comum para identificar um movimento político.

Sendo assim, ser comunista significa que você compactua com os ideais de Friedrich Engels e Karl Marx. E defende as mudanças políticas, sociais e econômicas que são necessárias para a superação capitalista, por uma sociedade que não apresenta classes. 

Significado de comunismo – Simbolismo

Os símbolos usados no mundo todo do comunismo são a foice, a estrela de cinco pontas e o martelo. A foice serve representa o trabalhador do campo, enquanto o martelo representa o trabalhador na indústria.

No caso da estrela de cinco pontas, pode servir como uma representação dos 5 continentes do mundo.

Existe uma outra teoria sobre a estrela de que ela representa os grupos que compõem a sociedade comunista. São eles: os operários, os trabalhadores do campo, os intelectuais, os jovens e o exército.

Em relação a cor, o vermelho é comum em todas simbologias comunistas, e está ligado a simbolização do ideal de revolução do comunismo.

Existem diversos países que adotaram a utilização dos símbolos do comunismo nas bandeiras oficiais. É o caso, por exemplo, da China, da Angola, do Vietnã e da Coreia do Norte.

Características

O comunismo apresenta algumas características principais, que compõem a base dessa doutrina social.

Entre essas características, podemos encontrar a não existência do conceito da propriedade privada, e a abolição das fronteiras nacionais e do Estado, pois o comunismo é internacionalista.

Além disso, a doutrina social comunista também conta com características como tornar coletivos os meios de produção.

Assim, a produção de ser feita apenas em nível suficiente para conseguir fazer a manutenção da cidade, e divide-se o resultado de tudo o que for feito entre todos os membros que compõem a sociedade.

Comunismo moderno

Manifesta-se, antes de tudo, como uma doutrina por meio do marxismo, depois no marxismo-leninismo e em certa parte no maoismo marxista. Basicamente, trata-se de uma doutrina que se destina a igualdade para a maioria.

Segundo Friedrich Engels e Karl Marx, o comunismo do séc. XX conceitua a história como uma continuação das lutas entre a burguesia e a classe dos trabalhadores.

Segundo eles, a burguesia não executa nenhum trabalho e, se trabalha, é somente o mínimo. Entretanto, precisa dos meios e materiais de produção.

Enquanto o proletariado nada tem, e ainda deve vender para a burguesia a sua força de trabalho, com a finalidade de conquistar o seu sustento.

Confira o significado de outras palavras

Significado de olho grego
O que signifca a flor de girassol?
Qual é o significado dos emojis

 

Responder

4 + 8 =

− 7 = 2