Significado de Hétero: O Que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de hétero?

O significado de hétero consiste na pessoa que sente atração, cujos relacionamentos são com as pessoas do sexo oposto. O que torna a heterossexualidade, uma das orientações sexuais. Um exemplo de heterossexualidade, é quando uma mulher sente atração pelo homem, ou quando um homem sente atração por mulheres. Dessa forma, ambos conhecidos como héteros.

A famosa expressão “ser hétero”, geralmente está relacionada com o comportamento e com a forma que a pessoa heterossexual se sente identificada. Isto é, sente atração apenas pelas pessoas que são do sexo oposto.

Significado de hétero e origem da palavra

Sendo um radical de origem grega, o termo hétero transmite o conceito de “outro” e tem o significado de “diverso” ou “diferente”.

Toda palavra que é possui como radical a palavra hetero, tem relação com o ponto de vista do desigual, aquilo que não é semelhante ou que é diferente do primeiro.

Por exemplo, na química, temos que a mistura heterogênea é uma mistura na qual o conteúdo não é igual. Dessa forma, é possível observar separadamente cada um dos componentes da mistura.

O radical homo representa o oposto de hetero. Dessa forma, para encontrar o oposto de palavras que possuem esses radicais, é só fazer a substituição como, por exemplo:

  • Heterossexual/homossexual;
  • Heterozigoto/homozigoto;
  • Heterogêneo/homogêneo.

Conceito de Heteronormatividade

A heteronormatividade faz referência ao pensamento que entende a heterossexualidade como uma regra, ou como uma norma que devemos seguir.

Dessa forma, usamos a palavra heteronormatividade para fazer críticas a essa ideia, e para buscar normatizar e integrar as outras orientações sexuais.

Dessa forma, ser hétero é uma das opções entre as outras orientações sexuais, como:

  • Homossexual: são aqueles que sentem atração e que têm relacionamentos com aqueles que são do mesmo sexo;
  • Pansexual: são aqueles que sentem atração, e que mantêm relação com pessoas, sem levar em consideração o sexo ou a identidade de gênero;
  • Bissexual: são aqueles que sentem atração, e que mantêm relação com pessoas dos dois sexos;
  • Assexual: são aqueles que não sentem atração, e que não mantêm relação sexual com ninguém.
Significado de Hétero

Significado de hétero top

A expressão hétero top, representa as pessoas que não se desvia do padrão. São consideradas pessoas de ego inflado, que se vestem conforme o grupo em que estão inseridas e que apresentam personalidade vazia.

Normalmente, as pessoas usam a expressão hétero top para se referirem aos homens de forma negativa.

E os homens que são alvos disso, costumam ser os que usam camisa polo, sapatênis e que utilizam um vocabulário particular, com algumas gírias. Podendo ser, em sua maioria, considerados machistas.

Aliás, são homens heterossexuais que costumam apresentar atitudes abusivas e machistas.

Além disso, além da vestimenta e do vocabulário padrão, esses homens tendem a ostentar o corpo malhado através das famosas selfies na academia.

Um exemplo de hétero top é o ex BBB Gustavo. Pois se auto declarou hétero top, assumindo o estereótipo e dizendo que se encaixa na expressão.

Confira o significado de outras palavras

Significado de Yeshua
Qual é o significado de revoada?
O que é órgão emissor?

 

Responder

um × 5 =

5 + 4 =