Significado de Comorbidade: O Que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de comorbidade?

O nosso assunto, no Semântica Hoje, é o significado de comorbidade. Uma palavra que você, certamente, tem ouvido, bastante, nos últimos dias ou, até mesmo, meses,

E, de tanto ouvirmos, conseguimos ter uma certa noção do que ela significa. Ou, ao menos, algum dos significados de comorbidade.

No entanto, essa palavra é uma daquelas cujo sentido está mais fora do que dentro dela. Ou seja, é necessário que se coloque a comorbidade em um contexto, para que ela faça mais sentido. Muito embora, seja possível encontrar sua definição por si própria.

Além disso, como existem diversos tipos de males que atentam contra o ser humano, existem diversos tipos de comorbidades. Logo, existem diversos sentidos para a palavra.

No tópico de hoje, falaremos sobre algumas doenças. E esse pode ser um assunto um pouco mais sensível para algumas pessoas. Leia com atenção e respeitando a sua própria relação com o assunto. Dito isso, tenha uma boa leitura.

O que é comorbidade?

Precisamos definir o significado de comorbidade explicando, antes de mais nada o que ela representa. De maneira geral, é a existência de mais de uma doença, em simultâneo, em uma mesma pessoa.

No entanto, isso não quer dizer o paciente terá mais ou menos, o dobro de problemas para se preocupar. Nesses casos, o todo é maior que a soma das partes.

Assim, existe a possibilidade de potencialização mútua. Ou seja, uma das doenças acaba por agravar a outra e vice-versa. Na verdade, é isso que acontece na maior parte das vezes.

Outro ponto sobre o significado de comorbidade é que a existência de duas doenças simultâneas dificulta o diagnóstico. E, além disso, influencia o prognóstico do paciente.

Assim como doenças variam, de caso a caso, as causas das comorbidades, também sofrem variação. E isso inclui fatores de risco. Esses, além de agravar uma doença, podem levar ao surgimento de uma comorbidade.

No entanto, nem sempre é possível confirmar essa afirmação. Isso depende da doença de que estamos falando. Assim, ela pode ser a causa, consequência ou, simplesmente ter surgido de maneira independente da primeira doença.

Alguns exemplos de comorbidades

Existem, assim como na maioria das doenças, alguns tipos de comorbidades que são mais comuns que outras. Mas, nem por isso, mais simples, necessariamente.

Quando falamos de obesidade, por exemplo, algumas condições são associadas a ela. É o caso da diabetes, da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca. Entre outras condições menos comuns.

Também, temos o caso do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Quem sofre com isso, tem como sintomas a impulsividade, a distração e a hiperatividade.

No entanto, essa pode não ser a única condição do paciente. El também pode ter diagnósticos de Transtorno de Personalidade Antissocial, Transtorno Bipolar, depressão ou Transtorno Alimentar.

Origem do significado de comorbidade

Além de explicar o significado de comorbidade, é interessante, que expliquemos as suas origens. Assim, você terá uma compreensão melhor de seu significado.

Como muitas palavras modernas, ela mistura termos gregos e latinos. O primeiro deles é o prefixo co-, que quer dizer junto.

Em seguida, temos morbidade que vem do latim morbus (e não mortis, como alguns pensam). E pode se referir a doenças tanto a doenças físicas quanto emocionais.

Significado de comorbidade em psicologia e comorbidade em psiquiatria

Como dissemos, o termo morbus pode se referir a todos os tipos de doenças. Tanto aquelas que possuem causas físicas, tanto quanto aquelas que se manifestam no espectro emocional.

Assim, quando falamos de comorbidade na psicologia, estamos falando de diversos transtornos que podem ocorrer na pessoa no âmbito mental. E não no físico. Assim, elas se tornam objeto de cuidado e de estudo tanto da Psicologia quanto da Psiquiatria.

Por definição, uma comorbidade psiquiátrica existe quando mais de um transtorno psiquiátrico acomete a pessoa. E uma comorbidade psicológica vai ocorrer quando mais de um transtorno do tipo atentar contra o paciente. No entanto, é possível a combinação de um tipo de transtorno com o outro.

Um exemplo desse tipo de combinação é quando a pessoa possui Transtorno Bipolar e Transtorno Obsessivo Compulsivo. E isso é mais comum do que se imagina.

E, assim como outras doenças e comorbidades, existem fatores de risco que aumentam a chance de surgimento ou agravamento de comorbidades psicológicas. Ou psiquiátricas.

Podemos citar o uso constante ou dependência de álcool, drogas ou agentes psicotrópicos. Além de fatores genéticos ou traumas pessoais.

Além disso, existem consequências sérias a serem consideradas em casos assim. Como a maior possibilidade de suicídio. Além de recaídas e maiores chances de detenções por conta de atos ilícitos.

Dessa maneira, conhecer o significado de comorbidade não é, apenas, aprender uma palavra nova. Mas estar ciente de todas as suas implicações na vida de uma pessoa. Que pode ser uma pessoa próxima ou, atém mesmo, você.

E assim, atuar na prevenção de seu surgimento. Ou, quando isso não é possível, atuar em seu tratamento e na redução de seus danos.

Como se escreve: comorbidade ou co-morbidade?

Depois de conhecer o significado de comorbidade, talvez você esteja se perguntando se não existe outra grafia da palavra. E, talvez, já tenha visto a grafia co-morbidade.

No entanto, isso não existe mais. Tanto para comorbidade quanto para outras palavras que utilizam o sufixo co-.

Como, por exemplo, coordenação, coparticipação ou coadjuvante.

Como sabemos, o português é uma língua policêntrica. Ou seja, existe mais de um lugar onde a ortografia, a gramática e o léxico partem. No caso, os principais centros são o Brasil e Portugal.

Assim, de tempos em tempo, alguns acordos ortográficos devem ser feitos, para garantir a unidade da língua. E isso ocorreu, entre outras ocasiões, no ano de 1990.

Nessa época, palavras com o sufixo co-, devem se juntar com a palavra à direita. Com adaptações, no caso do h, r e s.

Assim, o significado de comorbidade ajuda a entender melhor a doença. Isso pois ela indica uma influência de uma doença com a outra. Seja no agravamento da doença principal ou da doença secundária.

Além disso, a comorbidade pode causar mais dano que a primeira doença. Apesar de seu nome poder não sugerir isso.

Confira o significado de outras palavras!

Significado de soberba
Qual é o significado de retificar?
O que significa páscoa?

Responder

8 − sete =

47 + = 54