Significado de CEO: O Que é, Conceito, Definição

Nossa pauta da vez, aqui na Semântica Hoje, é o significado de CEO. Uma palavra que, sem dúvidas, você já ouviu falar. E, muito provavelmente, tem uma noção do que significa.

Provavelmente, você associa essa palavra com uma função de liderança. E não está errado. Mas o seu significado é muito maior que isso.

Hoje, mostraremos, além do sentido dessa palavra, as suas diversas aplicações. E os contextos onde ela é usada. Sendo assim, fique com a gente e tenha uma boa leitura.

Qual é o significado de CEO?

CEO é uma palavra recente na língua portuguesa. E, assim como muitas palavras recentes, de nosso léxico, ela é derivada do idioma inglês.

Na verdade, trata-se de uma sigla. Que quer dizer, Chief Executive Officer. Que, por sua vez, em português, significa Diretor Executivo.

Um CEO é considerado a pessoa que possui a maior autoridade, dentro da hierarquia operacional da empresa. E, também, uma das que possui a maior responsabilidade dentro dela. É dele que partem as principais estratégias. E, muitas das vezes, a visão da companhia.

No entanto, nem todas as empresas acabam tendo um CEO. Isso varia muito com o tamanho e o tipo da organização de que estamos falando.

De maneira geral, todas as empresas possuem um Diretor Geral. No entanto, o cargo de CEO se torna mais presente em grandes multinacionais, independentemente da área de atuação.

Em empresas pequenas ou familiares, a função de Diretor Geral não fica tão clara assim. Muitas vezes, é o dono que acumula essa e outras funções.

Em empresas maiores, existem mais funcionários envolvidos. Logo, é possível uma especialização maior das pessoas. Além de ser uma necessidade para a própria sobrevivência da companhia.

Um CEO não é o responsável pela execução direta. Cabe a ele organizar equipes e designá-las para um trabalho ou projeto específico. Ele pode, ou não, negociar com clientes e fornecedores. A depender da empresa.

Que funções um CEO pode desempenhar?

Como dissemos, isso pode variar bastante, de companhia, para companhia. Tanto no tamanho da empresa, quanto na área que ela atua e na sua própria estrutura organizacional interna.

Assim, dependendo da empresa, quando nos referimos ao CEO, também, podemos estar falando do Presidente do Conselho de Administração. Em inglês, esse profissional é chamado de Chairman of the Board.

Nessas ocasiões, além de um CEO, podemos ter, da mesma forma, um COO. Em inglês, Chief Operating Officer. Que, em português, é conhecido como Diretor de Operações.

De maneira geral, um CEO é nomeado para o cargo com base no reconhecimento que ele adquiriu no mercado onde a empresa atua. Nesse sentido, não basta, apenas, ser um técnico competente. É preciso ter um profundo conhecimento do que ocorre fora da empresa.

Um exemplo de CEO famoso foi Steve Jobs, da Apple. Em conjunto com Wozniack, ele foi, também, o criador da empresa. E, por um tempo, foi afastado do próprio cargo.

Quando retornou, assumiu, efetivamente, a função de CEO. Sendo responsável por mudar a visão da empresa, em muitos sentidos. E sua presença de palco o tornou, também, o porta-voz da marca da Apple.

Estrangeirismos na língua portuguesa

O termo CEO é usado, principalmente, em comunicações dentro do ambiente empresarial. No entanto, muitos que o usam o entendem, apenas, dentro do seu contexto.

Ou seja, não conhecem, exatamente, o significado de CEO. Apenas, sabem que ele é a pessoa responsável pelas decisões estratégicas da empresa.

O termo CEO, assim como diversos outros estrangeirismos, foi introduzido a partir dos anos 80 e, principalmente, nos anos 90. Foi nesse período que a globalização se tornou um fenômeno massificado.

Assim, para facilitar as conversas entre pessoas de diferentes países, era necessário que se adotasse uma língua franca. E o inglês foi a língua escolhida. Parte dessa decisão se fia no fato da grande influência econômica e cultural dos Estados Unidos no Ocidente.

Mas, para além disso, temos a própria facilidade em se aprender inglês. A gramática não é muito complexa e as palavras são curtas e fáceis de se lembrar. Especialmente se analisarmos outros idiomas germânicos, como o alemão, por exemplo.

Assim, é possível falar com o mundo todo. Mesmo que não estejam em suas estratégias, se comunicar com nenhum país de língua inglesa.

Isso, da mesma forma, facilita os treinamentos. Assim, colaboradores que já estejam habituados a conversar em inglês, poderão consumir um número maior de materiais de estudo. E consumir mais rápido, também, já que não precisarão esperar por traduções.

Além disso, esses estrangeirismo geram um unidade de termos. Afinal, quando traduzimos um cargo (como CEO, por exemplo), alguma coisa pode se perder ou se modificar. Em outros idiomas, o ocorre o mesmo.

Usar o mesmo nome, para o mesmo cargo, em qualquer país, evitaria esses problemas. E é por isso, que continua sendo utilizado.

Que outras siglas são utilizadas no meio?

Depois de conhecer o significado de CEO, é interessante saber o sentido de outros termos. Que, também, podemos usar no mesmo contexto.

Como dissemos, a globalização abriu as fronteiras do país para diversos estrangeirismos do idioma inglês. Pelos motivos que acabamos de explicar, no tópico acima.

Assim, para garantir a comunicação, muitos cargos receberam nomes aceitos no mundo inteiro. E que seguiam o mesmo padrão.

No caso, estamos falando dos diretores de diferentes áreas da empresa. Chamados, de maneira geral, de centros de custo. Chamamos esses cargos de CxO.

Assim, o C, designa o Chief e o O se refere ao Officer. Enquanto o x se refere ao cargo ou função que é desempenhada pelo profissional.

Alguns exemplos são:

  • CFO ou Diretor Financeiro (Chief Financial Officer);
  • COO ou Diretor de Operações (Chief Operating Officer);
  • CMO ou Diretor de Marketing (Chief Marketing Officer);
  • CXO ou Diretor de Experiência (Chief Experience Offier);
  • CITO ou Diretor de Tecnologia da Informação (Chief Information Technology Officer).

A esses, se somam mais dezenas de títulos. Cada um deles, de acordo com as sua área de especialização. Não é uma regra, mas quanto mais e mais especializada for a empresa, mais diversos serão os títulos CxO.

Confira o significado de outras palavras!

Significado dos emojis
O que significa xenofobia?
Qual é o significado de gambito?

Responder

cinco × 4 =

3 + 7 =