Significado dos Emojis 2022: O Que é, Conceito, Definição

Nosso assunto, no Semântica Hoje, é o significado dos emojis. Essas figuras que representam ideias são muito mais influentes do que você imagina. E um pouco mais antigas também.

Como falar dos significados dos emojis é um assunto bastante extenso, nos focaremos nos mais conhecidos e usados. Afinal, estamos falando de todo um sistema de representação que, sem exagero, cresce a cada dia.

Falaremos de seus significados individuais. Mas, também, do sentido, geral de emojis. E como eles influenciaram e influenciam o nosso dia a dia. Sendo assim, fique com a gente e tenha uma boa leitura.

Qual é o significado dos emojis

Vamos começar falando do significado dos emojis, explicando o que eles são. Podemos caracterizar uma emoji como um pictograma ou um ideograma, semelhante aos que existem em idiomas escritos mais antigos.

Ideogramas ou pictogramas são imagens que transmitem a ideia de uma palavra ou frase completa. Eles estão em oposição aos alfabetos ou aos silabários.

O seu nome vem do japonês. E ele é a junção das palavras e (que quer dizer imagem) e moji (que significa letra).

Ou seja, o e não remete a electronic, como em e-mail. Também não guarda semelhanças com a origem do termo emoticon, que vem de emotional (emocional) e icon (ícone).

Assim, essas imagens servem para passar uma ideia, com um único símbolo. Além de demostrarem sentimento. Apesar de, etimologicamente falando, essa não ser a ideia original.

Com a popularização de telas cada vez maiores e com mais definição, os emojis se tornaram, também, mais populares. Especialmente, em aplicativos de trocas de mensagens, como o WhatsApp, por exemplo.

A influência dos emojis é tão grande que eles figuraram na famosa lista de Palavra do Ano (The Word Of The Year) do Dicionário Oxford. Isso foi em 2015, apesar de parecer ter sido a mais tempo.

O fato se deve à sua enorme importância cultural. Isso pois o significado de emoji alterou a forma como nos comunicamos, profundamente.

Leia também:

Qual é a origem dos emojis?

Os primeiros emojis são mais velhos que muitas das tecnologias que usamos para transmiti-los hoje em dia. Eles vêm da década de 1990, onde celulares eram raros e smartphones impensáveis.

No Japão, eles surgiram dentro da NTT DoCoMo, a principal operadora de telefonia celular do país. E seu criador direto foi o funcionário Shigetaka Kurita.

A intenção de Kurita com os emojis é, justamente, a aplicação usada hoje em dia. Transmitir mensagens de maneira rápida, sem que precisem ser escritos textos longos.

Isso nunca foi admitido. Porém, é possível que a origem dos emojis esteja mais ligada ao alfabeto kanji japonês. Baseado no chinês, cada uma de seus milhares de símbolos representa uma palavra. Existindo combinações entre eles.

No entanto, alguns deles são mais difíceis de se compreender. Tanto que, nas escolas, são ensinados os kanjis mais básicos. E os mais complexos, de acordo com a sua profissão, são ensinados posteriormente.

Por isso, representações de faces e de elementos mais detalhados, como os emojis podem facilitar a sua compreensão. E sua disseminação, através do globo.

Significados dos emojis mais populares

Atualmente, existem milhares de emojis. E variações para muitos deles. Assim, alguns, invariavelmente, se tornam mais populares que outros. E é desses que falaremos.

Emoji chorando de rir

Esse emoji 😂 é usado para representar uma felicidade tão grande que nos faz rir, contraindo toda a face. Logicamente, que é utilizado para era gir quando uma coisa é muito engraçada.

Emoji mandando um beijo com coração

O significado dos emojis com beijo pode variar, sutilmente, de um para outro. Esse 😘, por exemplo, serve para quando desejamos, ao menos, simbolicamente, mandar um beijo para alguém que tenhamos um carinho ou amor muito grande.

Emoji sorridente envergonhado

Apesar de tímido, esse emoji 😊  cheio de significado. Assim como na vida real, ele  utilizado para mostrar que algum está com um certo embaraço em um situação. Como, por exemplo, ao receber um elogio.

Emoji apaixonado

Nenhuma lista de significados dos emojis fica completa sem esse 😍. De fato, ele  um dos mais populares. E esses dois olhos em formato de coração servem para demonstrar como a pessoa está deslumbrada de paixão ou de amor por algo ou pro alguém.

Emoji do polegar para cima

Esse emoji 👍 pode simbolizar tanto a aprovação quanto o consentimento com uma ideia apresentada. No entanto, como outros emojis podem representar essa ideia com mais entusiasmo, ele pode indicar, também resignação.

Emoji da dançarina

Esse 💃 é um dos mais simples de nossa lista. Isso pois pode servir tanto para convidar para um festa quanto para se expressar a vontade de dançar e se divertir. Ou seja, tem mais de um uso, mas é fácil de se entender.

Significado do Emojis

Emoji incrédulo

Também chamado de desconfiado. E ele é, justamente, isso mesmo. Uma face expressando descrença 😒 no que acabou de ser dito ou escrito. Pode ser encarado como ceticismo, também.

Emoji chorando

Por ter expressões um pouco exageradas, esse emoji 😭 demonstra uma grande tristeza com um acontecimento. Um, ao menos, um descontentamento, com relação a uma desilusão ou a uma perda.

Emoji gritando

Essa expressão 😱 de total espanto, demonstra uma enorme surpresa com algo. Apesar de alguns pessoas usarem para demonstrar medo. Ele leva esse nome por ser semelhante ao quado O Grito, do norueguês Edvard Munch.

Emoji da piscadinha

Por fim, nossa lista dos significados dos emojis termina com 😉, que  polissêmico. Isso pois pode indicar uma cumplicidade, um consentimento com o que foi dito ou, até, como demonstração de interesse na pessoa.

Significado dos Emojis e emoticons

Falamos das diferentes origens dos termos, mais acima. Mas eles são, ainda, mais diferentes.

Isso pois os emojis são representações de ideias, com um único símbolo. Enquanto os emoticons utilizam-se de sinais gráficos para representar emoções.

O primeiro emoticon foi o rosto feliz :-), criado em 1982, pelo estadunidense Scott Fahlman. E, assim, como os emojis, esses ícones foram crescendo com o tempo.

A principal diferença é que os emoticons são quase que padronizados, por se servirem do teclado qwerty comum. Apesar de ser possível representá-los de maneiras distintas. Como, por exemplo (-:.

Enquanto os emojis podem ser alterados de um sistema operacional para outro, pois fazem parte de uma biblioteca a parte. No entanto, o seu sentido de representar ideias complexas, com um toque, se mantém.

Confira o significado de outras palavras!

Significado de gambito
Qual é o significado de perfeição?
O que significa resiliência?

+ posts

Add Comment

5 + 4 =