Significado de Cringe: O Que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de cringe?

Nos últimos tempos, o significado de cringe ganhou bastante espaço. Tanto em mídia digital, quanto na imprensa mais tradicional, mas depois caiu um pouco em desuso.

No entanto, mesmo sendo utilizada com menor intensidade, ela continua atual. E muitos a utilizam sem saber a sua origem.

Por isso mesmo, o significado de cringe tem se alterado com o uso e com o tempo. Isso pois, mesmo sendo uma palavra de origem estrangeira, ela está ao sabor das mudanças velozes da língua portuguesa.

Por isso, explicaremos a sua origem e o significado de cringe. Além de seus usos. Tanto no Brasil quanto no mundo. E você verá a diferença. Fique com a gente para saber mais sobre o significado dessa palavra.

Qual é o significado de cringe?

No Brasil, atualmente, a palavra cringe é utilizada para se referir a situações (ou pessoas) que causam algum tipo de desconforto. Ou constrangimento. Especialmente em quem as observa.

Se você perguntar a quem utiliza esse termo, pode esperar uma tradução para algo parecido com vergonhoso ou vergonha alheia. Apesar de o uso ser possível, ele, etimologicamente, não está correto.

Pois o termo é muitas vezes utilizado como um substantivo. Mas, na verdade é um verbo.

De fato, ele pode ser traduzido como sentir vergonha alheia. Ou seja, algo não pode ser cringe. Mas, sim, te fazer cringe. Ou, então te fazer sentir vergonha alheia.

Frases ditas, em inglês, são, mais ou menos parecidas com:

This makes me cringe (Isso me faz sentir vergonha alheia, ou, simplesmente, vergonha).

No entanto, frases com mais de três palavras, em inglês, possuem grande possibilidade de serem abreviadas. Aliás, abreviações são muito comuns nesse idioma.

Assim, frases como This makes me cringe viram, somente Cringe. E é utilizada, de maneira franca em todo o Ocidente, por conta da influência do inglês nessa parte do mundo. E, em menor escala, na outra metade do globo. Apesar de, ainda, ser muito usado.

Mas qual seria o substantivo que poderia ser usado? No caso, utiliza-se, em inglês cringeworthy. Que pode ser traduzido como digno de vergonha ou de pena.

No entanto, como você percebeu, essa é uma palavra derivada de outras duas palavras mais simples. Por isso mesmo, bem ao estilo germânico, é uma palavra grande e difícil de entender. Especialmente, para quem não é falante de inglês.

Por isso, todo mundo continua utilizando cringe. Como substantivo ou, até mesmo, como adjetivo, de algo que é vergonhoso.

Onde utilizamos a palavra cringe?

As gírias surgem quando um grupo, geralmente, fora dos que já possuem o uso consolidado da língua, faz troca, intensa de informações. No cenário atual, esse grupo são de adolescentes. E o cenário de troca é a internet.

Assim, essa palavra se utiliza em diversos contextos, no ambiente virtual. Mas, sempre, com uma tendência para aquilo que causa desconforto. Como músicas, filmes, e, até, figuras públicas.

Mas existe um contexto, onde ela se espalhou com uma velocidade surpreendente. A do conflito entre gerações.

Significado de cringe como demonstrativo de conflito

Até pouco tempo atrás, o termo cringe era mais usado por pessoas na faixa dos 30 anos para referir-se a pessoas sem sendo de ridículo. No entanto, em meados de 2020, esse termo se voltou contra essas próprias pessoas.

Conflitos geracionais são bastante frequentes, desde que o mundo é mundo. E os que ganham maior destaque são, geralmente, entre a geração que está chegando à maioridade e a anterior.

No caso estamos falando das gerações Z (nascida entre 1997 e 2012) e a geração Y ou millenials (nascidos entre 1981 e 1996). Como você viu, são gerações com certa diferença de idade. Apesar de estarem passando por alguns problemas em comum.

No entanto, é nas diferenças que surgiram esses conflitos. E a geração Z começou a ver como vergonha alheia ou como cringe certas atitudes da geração Y.

E isso inclui diversas características e modos de pensar e de agir. O termo se tornou tão forte que deu origem a enormes discussões e listas por parte da geração Z e sabuja por parte da geração Y.

A maior parte dessas discussões se dá no Twitter, onde a comunicação se torna mais rápida e a construção social de uma lista é mais fácil. Afinal, se várias pessoas se juntam, ela aumenta rapidamente.

Cringe como tendência

O termo venceu a barreira das redes sociais, chegando a plataformas de vídeo. No caso da geração Y, o YouTube, enquanto a geração Z foi para o TikTok, onde os vídeos são mais curtos.

Se o assunto saiu, até mesmo da internet, é certeza que movimentou muito tráfego dentro dela. O Google Trends mostra isso.

Além de um aumento significativo nas buscas por cringe, outras palavra se destacaram, como os termos geração Z e millenials, por exemplo.

No Twitter, então, o termo permaneceu por várias semanas, com diferentes usos. Desde perfis verificados, que se interessaram pela brincadeira, até um sem-número de piadas e trocadilhos com o termo.

O fato é que mais uma palavra se incorporou à nossa língua portuguesa. A partir desse ponto cringe está, fortemente, associada a uma coisa ou situação desconfortável. E todo esse debate foi potencializado pelo choque de gerações.

O que é ser cringe?

É normal uma geração questionar ou estranhar a anterior. Por isso, a lista de coisas que a geração Z considera cringe é gigante. E inclui:

  • Minimalismo;
  • Ser fã de Harry Potter;
  • Ou de Friends;
  • As próprias animações da Disney;
  • Calças skinny;
  • Tomar café ou café da manhã;
  • Os emojis mais comuns;
  • Uso exagerado de hashtags (ou o uso em si);
  • Ouvir Sandy & Junior;
  • Falar que é mãe ou pai de pet ou de planta.

A lista continua, por mais dezenas de itens. E, como o próprio uso da língua, continua se expandindo.

Mas, para além de brincadeiras divertidas e o choque passageiro de gerações, a palavra incorporou-se. E, com o passar dos anos, pode ser que o significado de cringe seja alterado mais inúmeras vezes.

Confira o significado de outras palavras!

Significado de Yeshua
Qual é o significado de puérperas?
O que significa intermitente?

Responder

2 × quatro =

29 − 24 =