Significado de Revoada – O Que é, Conceito, Definição

Significado de Revoada

Em nossa pauta do dia, no Semântica Hoje, falaremos do significado de revoada. Que, a um primeiro olhar, pode parecer bastante simples. No entanto, ele é um pouco mais amplo do que esse mesmo primeiro olhar pode parecer.

Isso pois ele, como a maior parte das palavras, parte de um conceito físico para um abstrato. E, a partir desse ponto, pode se expandir muito mais.

Isso pois a transição do físico para o abstrato, geralmente, marca a transição do específico para o amplo. O que acontece, também, com o significado de revoada, como você verá mais abaixo, quando o definirmos.

Essa maior ampliação e abstração não implica, necessariamente, em uma maior dependência do contexto, para dar significado à palavra. Mas, geralmente, é isso o que acontece.

Sendo assim, explicaremos todos os significados de revoada, inclusive, dentro dos contextos onde existem. Fique com a gente para saber mais sobre a nossa língua portuguesa.

Qual é o significado de revoada?

Vamos começar definindo o próprio conceito de revoada. A palavra é um substantivo feminino. No entanto, não encontra um par masculino, pois nenhuma palavra, no masculino, expressa o mesmo sentido de revoada, em sua forma natural.

O primeiro sentido é o mais óbvio. No entanto, o menos utilizado. Que é o ato ou efeito de se voar novamente. Ou seja, uma ave (ou outro animal que voe) voou, pousou e está praticando a revoada, colocando-se em movimento, no ar, novamente.

No entanto, esse sentido, também, pode se referir ao próprio grupo de aves. Desde que ele esteja em voo. Como, por exemplo, uma revoada de pombos.

Ainda no sentido dos voos dos pássaros, ele pode se destinar a designar o percurso que elas fizeram. Novamente, com uma condição. No caso, é o regresso para o lugar de onde elas partiram.

Qual é a origem do significado de revoada?

Se você já se debruçou sobre a origem etimológica de alguma palavra, deve ter se deparado com o latim. Especialmente, se estamos falando de uma palavra da língua portuguesa, como é revoada.

Isso é natural e, até, esperado. Devemos lembrar que as muitas formas do latim vulgar, falado nas periferias do Império Romano, deram origem à diversas línguas. Como o francês, o espanhol, o italiano e o galego-português, que daria origem ao nosso idioma.

Assim, antes de partirmos, diretamente, para nossa língua-avó, devemos fazer algumas paradas no próprio português. Mais especificamente no verbo revoar.

Nesse verbo, temos o particípio revoado. Esse se desdobrou na palavra revoada, como você deve ter notado.

No entanto, como dissemos, não se trata, propriamente, de uma ser a forma masculina ou feminina da outra. Isso, pois uma é verbo no particípio e a outra é um substantivo.

Dizemos isso, pois é o verbo revoar que possui ligação com o latim. Nessa língua morta, ela é traduzida como revolver.

No entanto, não significa o mesmo que seu homônimo em português. Esse falso cognato significa, literalmente, voar novamente. Assim como o primeiro sentido de revoar no dicionário.

Significados populares de revoada

Depois de explorarmos os aspectos mais originais do significado de revoada, podemos partir para aqueles que se tornaram mais conhecidos. E que não têm tão a ver com o voo dos pássaros assim.

No entanto, tem ligação com o voo. Mas de máquinas mais pesadas que o ar, construídas pelos seres humanos.

Esses significados todos podem ser resumidos em um voo de diversos aviões em conjunto. Assim, podemos atestar que, nesse sentido, revoada assume o mesmo significado de esquadrilha.

Tais voos, geralmente, ocorrem em ocasiões específicas. O que, na maior parte das vezes, são eventos comemorativos.

No entanto, não devemos entender uma revoada, apenas, como a grande concentração de aviões, em um ponto. Se assim o fosse, os arredores de um aeroporto seriam palcos de inúmeras revoadas.

Isso, pois esses voos devem ocorrer em conjunto. Não, apenas em convergências de espaço e de tempo.

O conjunto deve ser expresso nos movimentos dessas aeronaves. Mas, sobretudo na intenção que deu origem à manifestação de tais ações.

Isso não, necessariamente, implica em outros aspectos da revoada, no sentido original. Por exemplo, as naves não são obrigadas a retornarem ao seu ponto de origem. Contudo, geralmente, o fazem, por questões de praticidade e logística.

Assim, a revoada, ao contrário dos voos dos pássaros, não se presta a nenhum propósito prático. Ele se presta muito mais a fins de entretenimento. Tanto para quem a pratica, quanto para quem a assiste.

Sentidos figurados de revoada

Exploramos já os sentidos mais físicos e os mais populares de revoada. Agora, finalmente, podemos nos debruçar sobre os mais abstratos. E, portanto, mais amplos e, muitas das vezes, os mais usados em nosso cotidiano.

Assim, o primeiro sentido se refere a, novamente, um grupo. Porém, no caso, um grupo de pessoas alegre e que, consequentemente, fazem barulho.

Aqui, a relação pode estar com o próprio barulho das aves. Que se intensifica no momento da revoada.

Outro sentido figurado bastante comum é, também, ligado ao grupo. Porém, apenas ao grupo. Ou seja, utilizamos o significado de revoada para nos referirmos a um excesso de pessoas ou coisas em um lugar. Ou, mais comumente, um bando.

Nesse sentido, não é necessário que exista uma vontade de se reunir, podendo esse agrupamento ser incidental. Esse significado pode estar relacionado ao incômodo ou, às vezes, prejuízo, que um grupo de aves reunido pode acabar causando.

Por fim, temos um último sentido figurado de revoada. Esse diz respeito a uma ocasião favorável ou a uma oportunidade.

Isso pode ter origem no próprio voo das aves. Isso, pois é um consumo considerável de energia para se levantar voo. E para manter-se voando.

Assim sendo, é necessário que se poupe energia, até que o momento do voo seja inevitável. Isso pode se dar por uma condição favorável do clima ou a oportunidade de alimento abundante para o bando, por exemplo.

O que podemos entender, após estudar todos esses significados de revoada, é que todos eles podem se referir a eventos intensos. Mas que, na maior parte das vezes, não são (e não podem ser) caóticos. Esperamos que a leitura tenha sido agradável, muito obrigado e até a próxima.

Perguntas frequentes sobre revoada

O que significa o termo revoada?

A palavra é um substantivo feminino. No entanto, não encontra um par masculino, pois nenhuma palavra, no masculino, expressa o mesmo sentido de revoada, em sua forma natural.

Qual é o sinônimo de revoada?

É o ato ou efeito de revoar, é um bando de aves que voam juntas.

O que significa vamos revoar?

É um verbo intransitivo que significa tornar a voar; voltar voando. Voejar, esvoaçar, volitar, pairar; fazer revoada.

Outros significados

+ posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

27 − = 24