Significado de Nostalgia: O Que é, Conceito, Definição

Em nossa pauta do dia, do Semântica Hoje, falaremos sobre o significado de nostalgia. Que é uma palavra bastante presente em nosso cotidiano. Especialmente, desde a última década.

Normalmente, associada a coisas negativas, essa palavra foi bastante ressignificada nos últimos anos. Isso, pois a lembrança de coisas boas que nós vivmos, tem sido bastante celebrada, de maneira geral, por todos.

Por isso, falaremos de todos os contextos em que a palavra é utilizada. Tanto os mais melancólicos, quanto os mais celebrados. E mostraremos que a palavra tem bastante significado em si. Apesar de a maior parte dele estar no contexto onde está inserida.

Mostraremos, como sempre, a origem etimológica da palavra. E como ela foi modificada, ao longo dos anos, até chegar aos significados de hoje. Fique com a gente para conhecer mais da nossa língua portuguesa.

Qual é o significado de nostalgia?

A primeira definição de nostalgia (e a mais conhecida também) é um estado ou sentimento de tristeza profunda. Tristeza essa causada pela falta de alguma coisa que, um dia, possuiu ou esteve em contato.

Podemos, também, definir o significado de nostalgia como uma sensação de saudade. Geralmente, causado pela lembrança de um momento que vivenciamos ou de pessoas que não estão conosco, no momento.

A nostalgia está bastante associada à sensação de melancolia. Isso é bastante comum em pessoas que se encontram longe de sua terra natal. Sendo assim, se encontram em um estado de muitas saudades de sua terra natal.

E, como estão distantes de sua pátria, deixaram para trás tudo que lhe é familiar. Isso inclui todas as pessoas que lhe são queridas.

Qual é a origem da palavra nostalgia?

A maior parte de nossas palavras vem do latim. Isso porque o português é considerado uma língua latina. Assim como o espanhol, o francês e o italiano.

No entanto, temos, ainda, em todo o Ocidente, a influência da cultura helênica. E, assim, o grego está, fortemente, presente, em todas as línguas desse lado do mundo.

Com a palavra nostalgia não seria diferente. Ela é a junção de duas palavras menores. Nostos (volta para casa) e álgos (dor). Aliás, essa última palavra deu origem a algoz que é a pessoa que causa dor e sofrimento a outra.

Dessa maneira, significa a dor em conjunto com a vontade de voltar para a casa. No entanto, com o tempo, como você deve ter notado, esse significado foi se ampliando.

Isso porque o próprio significado de casa e lar foi se ampliando. Com o passar do tempo, deixou de ser um lugar físico e passou a ser um sentimento de pertencimento. Pessoas ou momentos também podem representar tais sentimento.

Logo, o sentimento de nostalgia pode ser entendido como um sentimento de  dor causado pela lembrança de algo que nos é caro. Alguma coisa que passa a noção de pertencimento e de lar. Como um momento passado junto a quem se ama.

A nostalgia como sentimento

Essa sensação de perda, causada e causadora da nostalgia é originada pela distância. Seja ela física ou causada pelo tempo. Seja ela a perda de um lugar, de coisas, de momentos ou de pessoas.

Tal afastamento pode provocar abatimento e uma ânsia gigante para voltar a esse lugar. E, caso não seja possível, uma grande frustração. Ou então, um enorme desejo de voltar no tempo ou de rever pessoas queridas.

A nostalgia é um sentimento que pode transformar as pessoas. Sobretudo, em seu comportamento. Isso acontece mais frequentemente em pessoas que foram separadas de sua família ou afastadas de sua terra natal.

Existe como é de se imaginar, uma grande vontade de se regressar ao lugar que chamou de casa. Ou, ao menos, de rever sua família e amigos.

Nesse sentido, a nostalgia é muito semelhante à saudade. Mas, enquanto a saudade arrefece, com o tempo, a nostalgia tende a crescer.

Quando falamos de nostalgia, estamos, na maior parte das vezes, nos referindo à lembranças de pensamentos felizes. Muito embora, pensamentos nostálgicos sejam, de maneira irônica, carregados de tristeza.

É interessante destacar, no entanto, que esses momentos de felicidade podem não ser reais. Isso porque, nosso passado os idealiza a maior parte das vezes.

Especialmente na infância, onde os sentimentos de nostalgia mais bebem. Assim, a nostalgia traz à tona diversos momentos de nossas vidas. Desde pessoas até coisas e brincadeiras dessa época.

Significado de nostalgia através dos tempos

Até agora, temos visto a nostalgia como um sentimento negativo. Que só nos traz tristeza e melancolia. Mas isso não é sempre assim. Apesar desse significado de nostalgia mais suave ter sido adquirido em um segundo momento.

Tomemos um período histórico chamado de Romantismo.A nostalgia, marcou esse período como um todo.

Nessa época, ele era manifestado através da literatura, das artes plásticas e, até, da arquitetura. Buscando uma versão idealizada da Antiguidade clássica.

Apesar de notarmos, em diversas obras, um estado de melancolia e tristeza indefinida, não se pode classificá-la como negativa. Isso, pois gerou diversas criações lembradas até hoje.

Além disso, o sentido de nostalgia se modificou, drasticamente, no final do século XX.

Com a massificação do entretenimento e a grande oferta de informação, nos anos 80 e 90, desenvolvemos sentimentos fortes por tudo o que remetia à nossa infância.

Assim, com as inevitáveis crises, a partir dos anos 2000, a nostalgia foi, mais uma vez, evocada. Dessa vez, sustentada por uma infância muito mais vívida e colorida. Que ficou mais colorida, através de uma visão idealizada.

Dessa maneira, em um mundo em constante crise e com mudanças cada vez mais frequentes, a nostalgia surge como um refúgio positivo. Para a maior parte das pessoas.

Por isso, tantas obras atuais bebem da nostalgia. Com relançamentos e revisitações a materiais mais antigos.

E, também, necessárias, releituras. Isso, pois como dissemos, a infância idealizada contemplou a maior parte das pessoas. Mas não todas.

Minorias, antes ignoradas podem, através dessas releituras, sentirem-se, verdadeiramente, reconhecidas.

Sendo assim, podemos crer que a nostalgia começa evocando sentimentos do passado. Mas pode tornar-se muito positiva quando inspira a criação de coisas novas.

Significado de Nostalgia

Perguntas frequentes sobre a palavra nostalgia

O que é o sentimento de nostalgia?

A primeira definição de nostalgia (e a mais conhecida também) é um estado ou sentimento de tristeza profunda. Tristeza essa causada pela falta de alguma coisa que, um dia, possuiu ou esteve em contato.

O que é ser uma pessoa nostálgica?

A nostalgia é um sentimento que pode transformar as pessoas. Sobretudo, em seu comportamento. Isso acontece mais frequentemente em pessoas que foram separadas de sua família ou afastadas de sua terra natal.

Como usar a palavra nostalgia?

Normalmente, associada a coisas negativas, essa palavra foi bastante ressignificada nos últimos anos. Isso, pois a lembrança de coisas boas que vivemos tem sido bastante celebrada, de maneira geral, por todos.

Confira o significado de outras palavras!

Significado de retificar
O que significa flor de lótus?
Qual é o significado da páscoa?

+ posts

Add Comment

− 4 = 4