Significado de Equidade: O Que é, Conceito, Definição

No Semântica Hoje, no pauta, do momento, é o significado de equidade. Que é um conceito bastante falado e bastante utilizado atualmente. Felizmente, na maior parte das vezes, de maneira correta.

No entanto, em alguns casos, existe o seu uso incorreto. Muitos, por exemplo, a colocam, apenas, como mais uma palavra para se referir à igualdade. O que, tanto na teoria quanto na prática, não está, totalmente, certo.

No entanto, podemos considerar essas duas palavras como equivalentes em alguns pontos. Isso poruqe, elas tendem a se voltar para a criação de um ambiente mais justo para todos. Na maior parte dos contextos onde nós a utilizamos.

Por isso, além de apresentar o significado de equidade, mostraremos, também, os contextos de como utilizar a palavra. Para que você saiba a diferença entre eles.

E, falando em diferenças, além disso, é claro, mostraremos, de uma vez por todas, a diferença entre igualdade e equidade. Fique com a gente para saber mais.

Qual é o significado de equidade?

De acordo com o famoso dicionário Michaelis, podemos entender a palavra equidade como uma justiça natural. Ou a disposição ou predisposição para que possamos reconhecer o direito de cada um, de maneira imparcial.

De maneira resumida, isso implica em perceber que todas as pessoas precisam de algum tipo de atenção. Mas, não necessariamente, dos mesmos tipos de cuidados ou de atenção. Ou da mesma medida.

Onde podemos aplicar a palavra equidade?

Existem lugares onde o princípio da equidade é mais aplicado. Um deles diz respeito Às práticas na saúde pública no Brasil.

Dessa maneira, no SUS, a equidade fica mais evidente quando ocorre o atendimento às pessoas, de acordo com as suas necessidades atuais.

Dessa maneira, quem precisa de maiores cuidados, receberá maiores cuidados. E quem precisa de menos, receberá menos.

Dessa maneira, as diferenças entre as necessidades de uma pessoa, em relação a outras, são reconhecidas. E isso inclui, também, as diferenças na qualidade de vida. Nesse sentido, todos receberão cuidados, visto que a saúde é um direito. Mas esse deve respeitar a diversidade.

Temos, assim, vários exemplos práticos da aplicação da equidade, em nossa vida quotidiana. Como, por exemplo, nos atendimentos de urgência.

Assim, o atendimento dos pacientes são com base em uma série de critérios. Esses consideram, sim, a ordem de chegada. No entanto, consideram, também, a gravidade de cada um dos casos.

Dessa maneira, quem passa por um acidente grave, receberá atendimento com mais urgência que uma pessoa com um quadro mais leve. Mesmo que o acidentado tenha chegado depois ao pronto atendimento.

A equidade é muito importante quando estamos falando de construir políticas públicas. O trabalho com a equidade cria a possibilidade de se reconhecer as diferenças regionais, sociais e culturais.

E isso se faz mais necessário em um país como o Brasil, que se mostra tão desigual. Dessa maneira, a igualdade não se mostra como oposta à equidade. Mas como um objetivo que só pode ser alcançado, justamente, com o uso da equidade.

Grupos que demandam equidade

Dizemos que a equidade analisa as necessidades caso a caso. No entanto, existem grupos que, historicamente, têm passado por maiores dificuldades. Assim, os indivíduos desses grupos tendem a apresentar os casos mais urgentes.

Podemos citar, entre esses grupos, a população de rua. Devido a fatores como alimentação e higiene precárias e ausência de abrigo, desde 2009, existem programas federais intensos no atendimento, específico a essa população.

Podemos encontrar outro exemplo de grupos que demandam maior atenção em populações indígenas. Tanto pessoas aldeadas quanto aquelas que vivem em ambientes urbanos ou mesmo rurais, fora das terras demarcadas ou a demarcar.

Existem diversas especificidades de localização ou, até mesmo, culturais. Sendo assim, existem diversos programas destinados à saúde e outros serviços de utilidade pública destinados à população indígena.

A maior parte deles começou a ser desenvolvida no século 20. Logo, tenta compensar cerca de 4 séculos de agressões aos povos originários.

Demos a maior parte dos exemplos baseados no contexto da saúde. Isso pois ela se mostra como um direito de todos. Sendo assim, a equidade deve ser utilizada para que todos alcancem a mesma qualidade de vida.

No entanto, ela pode ser aplicada em, praticamente, todos os aspectos de nossas vidas. E, mesmo que ela não garanta um resultado igual a todos os indivíduos, ao menos, aumenta as chances de todos o alcançarem.

Significado de Equidade


Diferenças entre o sentido de equidade e o de igualdade

Como dissemos, a palavra equidade é, por vezes, confundida com igualdade. E esse, de fato, é um erro bastante honesto, se formos analisar sem julgamentos.

No entanto, tratam-se, apenas, de palavras bastante semelhantes. Mas, mesmo assim, ainda diferentes.

Vamos começar com a definição de igualdade. Em matemática, dizemos que um termo é igual quando ele possui o mesmo valor que outro.

Por outro lado, um número é equivalente a outro quando eles possuem a mesma base, expoente, denominador ou outra partícula que o valha. Eles não necessariamente, possuem o mesmo valor, mas se encontram em algum ponto.

Fora desse contexto, podemos definir a equidade como o fornecimento de auxílio e condições diferentes a pessoas em situações diferentes. Para que, dessa forma, elas alcancem o mesmo estado de bem-estar.

Já, quando falamos de igualdade, estamos, literalmente, falando de dispensar o mesmo tipo de atenção a todas as pessoas. Fazendo diferenciações, muitas vezes arbitrárias. Como a ordem alfabética ou, então, a ordem de chegada ou agendamento.

No entanto, por vezes, as pessoas não partem das mesmas condições. Logo, não podemos fornecer os mesmos recursos a todos.

Através da equidade, assim, se torna possível garantir que todos consigam chegar aos mesmos resultados.

No entanto, como falamos acima, não devemos desconsiderar o valor da igualdade. De fato, ela é o objetivo. E, em alguns casos, é uma realidade.

No caso de um ambiente mais controlado, onde possamos garantir condições iguais, a igualdade pode ser praticada. E, em testes ou experiências, ela é obrigatória. Visto que não podemos confiar em resultados subjetivos.

Ou seja, a equidade se mostra como uma importante ferramenta de justiça social.

Para que nós possamos alcançar a igualdade. Mesmo que ela não seja possível em todos os contextos.

Confira o significado de outras palavras!

Significado do nome de Maria
O que significa retificar?
Qual é o significado da páscoa?

+ posts

Add Comment

7 + 3 =