Significado de Gambito: O Que é, Conceito, Definição

No nosso novo texto do Semântica Hoje, falaremos do significado de gambito. E essa é uma palavra que se tornou muito popular com a série da Netflix O Gambito da Rainha.

Aliás, falaremos do sentido que gambito ganha no contexto do xadrez. E, que como, você poderá ver, se estende para outros jogos e interações humanas.

Lembrando que, como vimos, um significado interfere com o outro. Isso pois a língua é viva e, por vezes, se retroalimenta.

Também mostraremos a origem dessa palavra e, logicamente, outros usos menos conhecidos ou menos utilizados. Sendo assim, fique com a gente e tenha uma boa leitura.

Significado da palavra Gambito

Substantivo masculino

Estratagema com o objetivo de derrotar o adversário; artimanha.

[Ludologia] Lance inicial do jogo de xadrez que consiste em sacrificar um peão para adquirir vantagem de posição, ou causar a perda de uma peça importante ao adversário.

Etimologia (origem da palavra gambito). A palavra gambito deriva do italiano “gambetto”, com o sentido de rasteira.

Substantivo masculino

[Popular] Perna fina; perna, gâmbia.

Etimologia (origem da palavra gambito). A palavra gambito com o sentido de perna fina tem sua origem obscura; não é possível confirmar com certeza a origem desta palavra.

Sinônimos de Gambito

Gambito é sinônimo de: gâmbia, estratagema, ardil, artimanha, perna

Definição de Gambito

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: gam-bi-to
Plural: gambitos

Qual é o significado de gambito?

O primeiro significado de gambito, no dicionário é um estratagema ou ardil para enganar o adversário; artimanha. Porém, esse sentido parece ser derivado de um sentido um pouco mais específico. Pois o segundo significado de gambito se refere ao jogo de xadrez. Um lance que dá início ao jogo e pode definir a partida.

Tal lance consiste em abrir um jogo, expondo um de seus peões. Ele é então, sacrificado, para que você obtenha alguma vantagem de posição, no tabuleiro. Ou, então, possa tomar uma peça mais importante do seu adversário.

Dessa maneira, podemos inferir que esse sentido tão específico, seja anterior ao sentido, mais amplo de artimanha. Visto que uma exposição proposital pode garantir uma vantagem em qualquer competição.

No caso do xadrez, existem 5 tipos de gambitos possíveis. Os gambitos da torre, do cavalo, do bispo, da dama (ou rainha, como é chamada em outros idiomas) e o gambito do rei.

Ainda existem variações. Visto que, a depender da cor da casa onde a peça está, existem os bispos, cavalos e torres brancos e pretos. O fato é que a jogada recebe o nome da peça que está atrás do peão a ser sacrificado.

Assim, um gambito da rainha, como na série, é quando um jogador inicia seus movimentos com o peão que está à frente da rainha. Mesmo que não seja ela quem irá virar o jogo a seu favor, quando o peão for sacrificado.

Significado de gambito nas interações humanas

Além disso, devemos entender todas as interações humanas podem ser tratadas como jogos. Existem inclusive, estudos elaborados sobre isso.

Em resumo, a Teoria dos Jogos infere que, em todas as interações humanas, os participantes tentam obter vantagens, usando o mínimo de recursos possíveis. Por vezes, tentando enganar a outra parte.

Enquanto isso, cada um dos jogadores tenta calcular quais os riscos de a outra parte estar tentando fazer o mesmo. Nesse sentido, existem 3 possibilidades básicas. A primeira é, de fato, executar o gambito. Torcendo para não estar caindo em um também.

A segunda possibilidade é, simplesmente, não agir. Não negociar e não jogar. Você não terá ganhos. Mas, também, não terá perdas.

Por fim, existe a possibilidade do pacto social. Na qual, sempre, ambas as partes cumprem com suas partes nos acordos. Essa é a mais lucrativa, para ambas as partes.

No entanto, é a mais frágil. Por isso, construímos tantas estruturas para manter esse pacto funcionando. Como a polícia e os tribunais de justiça, por exemplo.

Qual é a origem de gambito?

A origem dessa palavra vem do italiano. Por isso mesmo, ela é mais usada no Brasil, que em outros países falantes de português. Por conta da forte imigração italiana para cá, a partir da década de 1870.

Voltando para a nossa palavra, gambito deriva de gambetto. Que significa, literalmente, rasteira. Assim, quem executa um gambito está dando uma rasteira no adversário. Um golpe que chega de surpresa, de um ângulo que você, geralmente, não está vendo.

Além disso, gambetto vem de gamba, que significa perna, em italiano. O que deu origem à algumas outras palavras.

Uma das mais famosas é gambiarra, que pode ter tido origem na expressão feito nas coxas. Que, hoje, sabemos não possui lastro histórico. No entanto, existem outras palavras que derivam dessa origem.

Outros significados de gambito

Além dos sentidos que falamos anteriormente, existem outros significados de gambito. E esse é um pouco mais comum no centro-sul do Brasil. Em razão da própria imigração italiana que já citamos antes.

É possível se referir a gambito para falar de pernas finas. No caso, no singular. No plural, sem problemas, usaríamos gambito.

A origem, no entanto, não é muito certa. Não existem dicionários ou institutos de pesquisa que possam aferir, com certeza, de onde surgiu esse uso.

No entanto, o que podemos fazer é especular. Como dissemos, gamba, em italiano, quer dizer, perna. Logo, poderemos interpretar que gambito seria o diminuitivo dessa palavra. No entanto, não existe confirmação disso.

Significado de gambito como estratégia

Outro significado de gambito, pouco usado no Brasil, é o de estratégia. Ou seja, um sentido, praticamente, oposto do sentido pelo qual a palavra é mais conhecida.

Isso pois a estratégia consiste em se utilizar as suas capacidades físicas e mentais para ter sucesso, dentro das regras do jogo. Enquanto que o ardil consiste em seguir as regras, apenas, quando essas oferecem benefício.

Logicamente, que isso não implica, necessariamente, que uma pessoa irá contra as regras. No xadrez, por exemplo, isso é impossível. No entanto, no primeiro sentido, a pessoa não se sentirá obrigada a segui-las.

Um fato aqui é que a palavra gambit é utilizada como tradução de gambito em inglês (e em esloveno também). Porém, muito mais voltado para o sentido de estratégia.

Assim, podemos ver que palavras com mais de um sentido podem sofrer variações, de acordo com quem as usa. Mesmo que as traduções sejam as mesmas, no final das contas.

Sendo assim, é importante entender que uma palavra vai sofrer alterações de um povo para outro, entre os significados possíveis. Um deles pode ser mais notado, em relação a outro.

Além disso, mesmo palavras consolidadas podem sofrer mudanças ao longo do tempo. É o caso de gambito que, em alguns lugares, é escrito como cambito. Mas, apenas, para o sentido de pernas finas.

Ou seja, novamente, um sentido recebe mais atenção que outro. O que é normal. Palavras com tantos sentidos precisam, necessariamente, de um contexto para fazerem sentido completo.

O que é o Gambito da Rainha?

O Gambito da Rainha é uma abertura de xadrez que ocorre no início da partida. A ideia desta abertura é sacrificar uma peça, geralmente uma peão, com o objetivo de ganhar vantagem no desenvolvimento das peças e na posição sobre o tabuleiro.

História do Gambito da Rainha

A origem desta abertura é incerta, mas acredita-se que tenha sido usada pela primeira vez na Europa durante o século XVI. Desde então, tem sido amplamente estudada e utilizada por jogadores de todos os níveis de habilidade.

Objetivos do Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha é uma abertura ofensiva, com o objetivo de obter uma posição dominante rapidamente. É uma abertura muito atraente para jogadores agressivos, pois permite que eles tomem a iniciativa e pressionem o oponente desde o início da partida.

Conselhos para jogar o Gambito da Rainha

No entanto, é importante lembrar que o Gambito da Rainha também é uma abertura arriscada, pois o jogador que o joga está se expondo a contra-ataques potentes. É importante estudar bem a teoria e praticar antes de jogá-lo em partidas reais, para evitar erros graves.

A jogada Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha é uma abertura de xadrez que se caracteriza pelo sacrifício de uma peça, geralmente um peão, no início da partida com o objetivo de ganhar vantagem no desenvolvimento das peças e na posição sobre o tabuleiro.

Como fazer a jogada no xadez

A jogada Gambito da Rainha é realizada da seguinte forma:

  1. Abrir com o peão “d4”, movendo o peão da coluna “d” para a casa “d4”.
  2. O oponente responde movendo o peão “d5”, bloqueando o peão sacrificado.
  3. O jogador que abriu com o Gambito da Rainha então move a rainha para a casa “d5”, sacrificando o peão “d4”.
  4. O oponente deve aceitar o gambito, movendo o peão para “dxc4”, e o jogador que fez o gambito ganha a iniciativa e a vantagem no desenvolvimento das peças.

A partir daí, há muitas variações possíveis, dependendo das respostas do oponente. É importante estudar a teoria e as variantes para saber como responder de forma eficiente.

Ilustração  passo a passo de como fazer o Gambito da Rainha no xadrez:

Como fazer o Gambito da Rainha no xadrez

Além disso, é importante praticar muito antes de jogar o Gambito da Rainha em partidas reais, para que você possa reagir rapidamente e com confiança às respostas do oponente.

Em geral, o Gambito da Rainha é uma abertura ofensiva e emocionante que pode ser muito eficaz se jogado corretamente.

No entanto, é importante lembrar que também é uma abertura arriscada, pois o jogador que o joga está se expondo a contra-ataques potentes. Por isso, é fundamental estudar bem a teoria e praticar antes de jogá-lo em partidas reais.

Por que a série da Netflix chama Gambito da Rainha?

A série de televisão da Netflix, “The Queen’s Gambit“, tem esse nome porque segue a história de uma jovem garota que se torna uma jogadora de xadrez excepcional e se aventura pelo mundo do xadrez competitivo.

O “Gambito da Rainha” é uma referência a uma jogada de abertura no xadrez, que também é um tema central da trama.

A série usa a metáfora do xadrez para explorar temas como amizade, rivalidade, superação e autodescoberta, enquanto a protagonista luta para se tornar a melhor jogadora de xadrez do mundo.

Curiosidades

Uma curiosidade sobre a série “The Queen’s Gambit” é que ela se tornou um fenômeno global de popularidade após sua estreia na Netflix em 2020.

A série é baseada no livro homônimo de Walter Tevis, publicado pela primeira vez em 1983, e apresenta uma história envolvente e bem escrita que cativou os espectadores de todo o mundo.

Além disso, a série foi elogiada por sua atuação, direção e produção, e ganhou vários prêmios e indicações, incluindo o Golden Globe de Melhor Série de Televisão – Drama.

Outra curiosidade interessante é que a série foi muito bem recebida pelos jogadores de xadrez, que apreciaram a representação precisa e respeitosa do jogo e dos jogadores.

De fato, a série teve um impacto tão grande na popularidade do xadrez que muitas pessoas relataram um aumento nos jogos de xadrez jogados online e nas vendas de sets de xadrez após sua estreia.

Enfim, “The Queen’s Gambit” é uma série que tem sido uma grande surpresa de sucesso para muitos, e é definitivamente uma das produções mais notáveis da Netflix nos últimos anos.

Polemicas

Uma polêmica que surgiu em torno da série “The Queen’s Gambit” foi a questão da representação de gênero e etnia.

Embora a série seja elogiada por sua representação precisa e respeitosa do xadrez e dos jogadores, algumas pessoas criticaram a ausência de personagens negros e latinos significativos na série e acusaram a série de perpetuar estereótipos de gênero ao retratar a protagonista como uma jovem branca e privilegiada que enfrenta desafios mas supera-os com talento e determinação.

Além disso, outras críticas incluem a representação da dependência da personagem principal em drogas e álcool, que alguns argumentam é uma representação pouco realista e superficial da luta com problemas de saúde mental e adição.

Embora essas críticas sejam válidas, é importante destacar que “The Queen’s Gambit” ainda é uma série muito bem recebida e apreciada por muitos, e que é uma representação importante da jornada pessoal e do mundo do xadrez competitivo.

Confira o significado de outras palavras!

Significado de cringe
Qual é o significado de perfeição?
O que significa empatia

Responder

19 + 3 =

45 − 35 =