Significado de Retificar: O Que é, Conceito, Definição

No Semântica Hoje, falaremos, agora sobre o significado de retificar. Ou seja, mostraremos todos os seus sentidos.

Isso, pois pode parecer que essa palavra possua, apenas um contexto onde possa ser aplicada. No entanto, como a maior parte das palavras da língua portuguesa, isso não é verdade.

Retificar é o que podemos chamar de palavra polissêmica. Em outras palavras, ela possui mais de um sentido, a depender do contexto onde é aplicada.

Assim, é necessário que mostremos todos esses contextos, para que você conheça todos os significados de retificar.

Além disso, mostraremos, também, a sua origem, segundo a etimologia. E como essa palavra está presente em nossas vidas, de diferentes maneiras. Fique com a gente.

Qual é o significado de retificar

De maneira geral, o significado de retificar é corrigir alguma coisa. Seja algo que foi feito de maneira não muito certa ou, então, simplesmente, algo que foi dito e foge da realidade. No entanto, como você deve ter visto, falar e fazer carregam sentidos bastante amplos. Logo, retificar, também carregará.

Você certamente, já se deparou com a palavra retificar. E já deve tê-la usado, muitas vezes, também. E provavelmente, a utilizou de maneira certa, visto, que seus sentidos mais comuns são mais fáceis de se compreender.

Assim, retificar pode significar voltar atrás no que foi feito. E, assim, fazer de novo. Dessa vez , de maneira certa.

Ou, então, pode significar tornar reto. E isso pode ser literalmente, no sentido de desentortar algo, quanto no sentido de tonar correto.

Assim, retificar pode ser usado nos mais diferentes contextos. No entanto, alguns deles são mais comuns. Como, por exemplo, nos sentidos de emendar, endireitar ou de corrigir.

Significado de retificar em mecânica

Esse é um dos significados mais conhecidos de retificar. Muitos já devem ter ouvido ou usado o termo retífica de motores sem, no entanto, compreendê-lo em sua totalidade.

Aqui, existe o sentido de alinhar. Ou, então de recondicionar o motor, para que ele seja colocado em funcionamento.

Pode-se, então, assumir que a palavra esteja sendo usada em dois sentidos. O primeiro é o de deixar reto. Isso, pois motores são compostos de milhares de peças e, caso, uma delas se entorte, não permitirá o seu uso efetivo.

Ou, por outro lado, podemos estar falando de retificar, no sentido de corrigir. Isso pois, além de entortar, outros problemas podem ocorrer com o morto. Desde desgaste, passando pela carbonização, até a simples oxidação.

Retificar em outros contextos

Quando falamos de retificar, em eletrônica, no entanto, não estamos falando sobre uma correção. Na verdade, é impossível falar de retificar, caso alguma coisa não esteja de acordo.

Isso, pois estamos fando de transformar uma corrente alternada em uma corrente contínua. Isso, na maior parte das vezes, implica em diminuir o seu potencial elétrico, entre dois pontos. E, por consequência, sua tensão, corrente e potência.

Apesar disso, existem aplicações onde, apenas, a corrente contínua pode ser aplicada. Como o uso de aparelhos eletrônicos, por exemplo.

Assim, retificar não se aplica a corrigir uma corrente. Mas, sim, torná-la reta. Isso pois o seu gráfico fica com formas menos curvas, se comparado ao de uma corrente alternada.

Retificar em geometria

Também, existe a aplicação de retificação em geometria. Ela pode ser chamada de retificação de circunferência ou, então, de Problema de Terquem.

Após o processo de retificação, você obtém um segmento de reta (uma reta com começo, meio e fim definidos). E a medida dele é igual ao comprimento da circunferência. Ou seja, 2πr.

Esse é um problema comum na história da humanidade. Por isso, foram desenvolvidos diferentes métodos para resolvê-lo.

Na maior parte das vezes, se utiliza régua e compasso para se retificar uma circunferência. No entanto, os resultados obtidos são, apenas, aproximados.

Hoje em dia, empresas usam softwares específicos para esse tipo de resolução de problema. E, assim, é possível que se obtenham resultados mais próximos da realidade.

Dentre os processos que podem ser utilizados para a retificação de circunferência, encontramos o processo do quadrado e do triângulo. Esse é o mais antigo e, portanto, o menos exato.

Encontramos, também, o processo de Kochansky. Esse apresenta um erro mínimo. Que chega a um décimo de milésimo do raio. O que, na maior parte das medições, é irrelevante.

Também podemos nos servir do processo de Arquimedes. Esse consiste em dividir o diâmetro do círculo em 7 partes iguais. E, em seguida, multiplicar uma delas por 22. Para que se tenha o valor do comprimento dele.

Em seguida, nos é apresentado o processo de Specht. Esse parece ser um refinamento dos processos anteriores e possui um erro inferior a um milionésimo do diâmetro.

Por fim, é possível retificar uma circunferência através da Regra de Mascheroni. Esse pode apresentar um erro por excesso.

Temos, também, o processo auxiliado por computador. Esse se mostra o mais preciso de todos. Não importando a quantidade de casas decimais.

Diferenças entre retificar e ratificar

Aqui, notamos um caso clássico de parônimos. Ou seja, palavras com grafia e som parecidos. Mas com significados diferentes.

Como você viu, retificar possui diversos sentidos. Como tornar reto, acertar, corrigir, emendar, consertar, tornar pronto para o uso ou retificar uma corrente elétrica.

No entanto, ratificar parece ter um sentido quase oposto ao de retificar. Isso pois ele não implica em nenhuma correção.

Muito pelo contrário, aliás. Ratificar significa confirmar, validar, reafirmar. Ou seja, atestar que uma informação se encontra correta. E, em acordo com a realidade. E que, portanto, não precisa ser retificada.

Como você viu, o significado de retificar é bastante amplo. Mas, em todos os sentidos, possui a noção de tornar reto ou correto. E a noção de reto não tem, necessariamente, nada a ver com correto.

Sendo assim, quando lidamos com a retificação de uma situação, podemos inferir que algo se encontra errado com ela. No entanto, quando lidamos com algo mais prático, é possível a retífica mesmo quando tudo se encontra em perfeito funcionamento.

Aliás, quando falamos de correntes elétricas e circunferências, é importante que elas estejam, de fato, corretas. Para assim, de fato, serem, efetivamente, retificadas.

Confira o significado de outras palavras!

Significado de utopia
Qual é o significado de equidade?
O que significa CEO?
Qual é o significado de flor de lótus?
Significado de idem
O que significa inerente?

Responder

16 − 7 =

22 + = 28