Significado de Utopia: O Que é, Conceito, Definição

Em nossa pauta do dia, no Semântica Hoje, falaremos sobre o significado de utopia. A utopia começa como um romance muito bom e adquirindo diversos sentidos, ao longo dos anos.

De fato, por ser um conceito tão superlativo, ele está muito sujeito a interpretações. Essas se derivam dos vários graus até que a utopia máxima se alcançada, visto que ela, de fato, é impossível.

Assim, ela não varia, somente, ao longo dos anos. E dos seus graus, até a utopia máxima. Mas, também, se torna uma variável em relação aos contextos onde ela é aplicada. Como a maior parte das palavras da língua portuguesa.

Por ser um conceito tão abstrato, a utopia se define melhor pelo contexto onde se aplica que por si só. Logo, cada significado seu deve ter uma explicação mais detalhada que o usual.

Por isso, nos aprofundaremos nos significados de cada um desses contextos. Além disso, explicaremos a origem etimológica da palavra utopia. Fique com a gente para saber mais.

Qual é o significado de utopia?

O primeiro significado de utopia, tanto no dicionário quanto na primeira vez que o termo foi usado vem da ideia de uma civilização fantástica e ideal. E, portanto, puramente, imaginária. Ou seja, totalmente, irreal.

Dessa maneira, ela, também, passa a ideia de algo que parece irrealizável ou fantasioso. E que beira um devaneio ou um sonho. Algo que dificilmente diferenciamos de uma ilusão.

E isso pode ser utilizado para denominar planos que não possuem lastro na realidade. Ou, ao menos, apresentam um certo descolamento dela.

De uma forma geral, usamos a palavra utopia para nos referirmos a construções imaginárias. No sentido de uma sociedade perfeita, que rege os princípios filosóficos não corrompidos de seus idealizadores.

Em um sentido um pouco mais restrito, utopia pode significar a doutrina social que busca uma transformação na humanidade como um todo. Assim, a ordem social existente seria moldada de acordo com os interesses de uma classe social ou grupo específico.

Ou seja, é quase uma oposição ao sentido anterior. Isso pois a primeira definição diz respeito a uma sociedade perfeita para todas as pessoas. E não, apenas, para um grupo limitado de pessoas. Por maior que seja.

Qual é a origem do significado de utopia?

Utopia é a junção de duas palavras de origem grega. Ou, o que significa não. E topos que quer dizer lugar. Logo, podemos traduzar como não-lugar ou lugar que não existe.

Aliás, a partícula ou é muito comum no inglês (o que abordaremos em nossa explicação). Onde se traduz como un.

Logo, toda palavra que começa com un acaba por negar a partícula seguinte dela. Como, por exemplo, unidentified (não identificado) ou unbelieveable (inacreditável).

Dizemos isso pois, apesar de a palavra ser de origem grega, ela não foi apresentada, pela primeira vez, no idioma. Apesar de o seu conceito ser bastante conhecido, desde muitos séculos.

De fato, se tomarmos Platão como exemplo, temos o conceito de mundo ideal. Um mundo perfeito, onde tudo faz sentido e, do qual, só enxergamos sombras distorcidas, através de nossos sentidos limitados.

Sem muito esforço, o conceito de utopia existe na maior parte das religiões. Muitas falam de um mundo perfeito, fora ou depois desse, que só pode ser acessado depois da morte. Logo, não seria um lugar como os outros.

Nesse sentido, podemos dizer que o conceito de utopia sempre esteve presente em nossa civilização. Funcionando como uma maneira de o ser humano ter esperança, em relação às amarguras do dia a dia.

Curiosamente, nos mitos gregos (e não em conceitos filosóficos), o pós-vida, geralmente, não era utópico. Para os condenados, existia sofrimento. Para uns poucos bem-aventurados, existe a possibilidade de se morar junto aos deuses e desfrutar de uma eternidade plena.

No entanto, a maior parte das pessoas, por melhores que tenham sido, estavam fadados a uma eternidade de tédio. Nas intermináveis planícies do pós-vida grego.

Primeiro uso da palavra utopia

Como dissemos, utopia é uma palavra de origem grega. Porém, dissemos que sua influência no inglês era inegável. Isso pois foi um escritor inglês que a empregou pela primeira vez.

Utopia foi o nome que Thomas Morus, escritor inglês que viveu entre 1480 e 1535 deu a um país imaginário na obra de mesmo nome. Nessa obra, Utopia é um país que se define como um paraíso na Terra.

O seu governo foi organizado da melhor maneira. Não da melhor maneira possível, mas da melhor maneira. E, assim, proporciona excelentes condições de vida para um povo, igualmente, equilibrado. E, portanto, infinitamente feliz.

Para Moore, a sociedade de Utopia se organiza de maneira racional. Em lugar da desorganização movida pelas paixões das cidades da época.

As casas e os bens seriam de uso comum. E o tempo seria gasto com a leitura e a produção artística.

Não haveria a necessidade de enviar homens à guerra, pois as pessoas seriam pacíficas. Assim, a sociedade viveria em paz e em harmonia com todos os interesses da população.

A importância da utopia

Como você deve imaginar, infelizmente, utopia é, apenas, uma obra de ficção. E muitos estudiosos dizem que, devido à nossa natureza bestial, um país como aqueles seria impossível.

No entanto, é importante que se tenha um ideal impossível. E, também, que se saiba que a utopia é, de fato, inalcançável.

Isso para que ela sirva de modelo, para todos os que pretendem fazer alguma coisa. Em qualquer área do conhecimento e da atividade humana existe um sistema ou um produto final ideal e hipotético. Sem falhas, perdas, desperdício ou erros.

Mesmo que não possamos alcançar esse ideal, devemos mantê-lo. Para que você se esforce, para chegar o mais próximo possível. Ou seja, o mais perto da utopia, na sua área.

No entanto, deve-se entender que a utopia é, de fato, inalcançável. Caso contrário, poderá resultar em frustração.

Assim, é importante que se mantenham os esforços de melhoria contínua. Para que a distância até a utopia seja diminuída. E, mesmo não alcançando, é necessário se felicitar, por ter feito o seu melhor.

Perguntas frequentes sobre a palavra utopia

Qual é a origem da palavra utopia?

Utopia é a junção de duas palavras de origem grega. Ou, o que significa não. E topos que quer dizer lugar. Logo, pode ser traduzido como não-lugar ou lugar que não existe.

O que é uma pessoa utópica?

Quando um grupo ou uma pessoa tem idea ou pensamento idealista e fantasioso com algo impossível de se conceber.

Como usar a palavra utopia?

De uma forma geral, a palavra utopia é mais usada para nos referirmos a construções imaginárias. No sentido de uma sociedade perfeita, que é regida pelos princípios filosóficos não corrompidos de seus idealizadores.

Confira o significado de outras palavras!

Nosso site conta com centanas de significados de palavras relevantes, que podem ser úteis à você a qualquer momento. Confira abaixo, algumas delas ou faça a busca em nossa barra de pesquisas.

Significado de girassol
O que significa equidade?
Qual é o significado de deferido?

Responder

onze + seis =

+ 75 = 78