Significado de Namastê: O Que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de namastê?

Sendo um cumprimento típico do sul da Ásia, o significado de namastê é também uma saudação que, em sua tradução para o português, quer dizer “eu saúdo a você”. Esse é um termo muito utilizado principalmente no Nepal e na Índia, por hindus, sikhs, budistas e jainistas.

Dentro das culturas nepalesas e indianas, a palavra namastê é dita para iniciar uma comunicação, fazendo-se um gesto com as mãos dobradas, sem que seja necessário falar alguma coisa.

De modo geral, a palavra namastê é conhecida como namaskar ou namaskaara. Entretanto, todas as formas da palavra namastê apresentam um significado de total respeito.

Pode-se encontrar muitos se referindo à palavra namastê como “o Deus que habita no meu coração, saúda o Deus que habita no seu coração”. De qualquer forma, esse termo tem um grande sentido de respeito, humildade e conexão.

Além de invocar a percepção de que todos os indivíduos partilham da mesma energia, da mesma essência e do mesmo universo. Dessa forma, o termo namastê e a ação apresentam uma intensa força pacificadora.

Quando uma pessoa diz para alguém essa palavra, ela está dizendo de algum modo em seu coração “a você entrego o meu namah”. Isto é, eu reverencio a presença do divino em você, do Ser em você.

Origem do Significado de namastê

A origem da palavra namastê, vem da sua forma mais formal namaskar e do sânscrito, que significa, em geral, “curvo-me perante de ti”. É a expressão mais digna para realizar o cumprimento de um ser humano para outro ser humano.

Mesmo tendo diversas traduções, o termo namastê apresenta como principal representação a ideia de reverência. Isso porque, em relação a sua etimologia, a palavra namastê deriva de namah, que também tem origem no sânscrito e significa “reverência” ou “entrega”.

Namastê no yoga

Dentro da cultura yoga, a palavra namastê ou a palavra namaskar servem, normalmente, como uma saudação, ou para se despedir de alguém. Ademais, dentro do yoga, também tem o entendimento da necessidade de fazer reverência a tudo aquilo que é divino.

Tudo aquilo ao nosso redor, é considerado divino. Sendo assim, se reverenciar a todo o divino presume o nutrir do sentimento de reverência e gratidão a todo ser, a tudo na vida e a toda a criação.

Significado de Namastê

Namastê: saudação com as mãos

Nas culturas e nos grupos nos quais usa-se a palavra namastê, normalmente, acompanha-se um gesto com as mãos. Essa saudação com as mãos é feita colocando as suas mãos com as duas palmas unidas, em forma de prece.

Muitas vezes, durante o gesto, faz-se ainda uma inclinação com a cabeça para a frente, pois onde a pessoa fecha os olhos e demonstra o reverenciar ao divino diante de si.

O principal significado de namastê por trás da saudação com a mão, é a reverência do discípulo ao mestre. Pode ser seu mestre espiritual, de yoga, ou até mesmo aquela pessoa que simboliza essa sabedoria na sua vida.

Sendo uma reverência que conecta todo ser presente no local, para que se harmonizem energeticamente.

Confira o significado de outras palavras

Significado dos emojis
Qual é o significado da palavra girassol?
O que significa shalom?

Responder

dezenove − doze =

3 + 2 =