Significado de Catarse: O Que é, Conceito, Definição

Nesse nosso artigo, do Semântica Hoje, nós falaremos sobre o significado de catarse. Essa palavra não era tão presente em nossas vidas, mas vem ganhando espaço pouco a pouco.

Sempre utilizada em contextos de grande mudança, ela tende a adquirir um tom, por vezes, dramático. E, de fato, isso tem a ver com o número limitado de situações em que ela costumava ser empregada.

Assim, podemos acreditar que a sua popularização acaba por diminuir toda essa solenidade que a cerca. Sem que, para isso, perca toda a profundidade, nos sentidos que apresentaremos hoje.

Além disso, nós mostraremos a origem do significado de catarse. E os diversos contextos onde se emprega a palavra. Fique com a gente e conheça mais sobre a Língua Portuguesa.

Qual é o significado de catarse?

O principal uso da palavra catarse é no sentido filosófico da mesma. Assim, o significado de catarse pode remeter ao de limpeza ou, até mesmo, ao de purificação pessoal. Por remeter a esses sentidos, a catarse é bastante utilizada no âmbito religioso. Ela designa um estado espiritual onde todo o mal é purgado do indivíduo.

Como é o processo?

Esse processo, muitas vezes, é almejado pela própria pessoa. E se alcança por expiações ou outros ritos religiosos.

Por retratar processos tão transformadores, a palavra catarse acaba obtendo significados mais amplos. Como, por exemplo, para designar as emoções que os participantes de um rito religioso manifestam.

Essas se entende como uma manifestação da catarse. Ou, então, como um estado de catarse (ou catártico) em si.

Significado de catarse na medicina

Se estivermos falando de catarse, ela assume outros significados no âmbito médico. No entanto, ainda de ligaam com a limpeza.

Nesse sentido, a palavra é usada para designar o esvaziamento do intestino. Seja ele natural ou provocado por limpeza externa.

Outros significados de catarse

Existem, além dos que apresentamos acima, outros significados de catarse. Esses possuem uma relação um pouco mais tangencial com os sentidos já mencionados.

Isso pois a catarse pode indicar um momento de transformação de uma pessoa. Como quando ela consegue resolver um problema difícil, tem uma ótima ideia ou toma uma decisão que afetará a sua vida, como um todo.

Nesse sentido, a relação existe por conta de que ela só ocorre quando limpamos a nossa consciência. Assim, a pessoa se afasta tanto dos pensamentos ruins quanto das distrações.

Nesse estado, as mudanças são possíveis. Dessa maneira, o sentido de catarse se assemelha ao de catalisar. Que é quando vários fatores convergem para transformar algo. Geralmente, de forma profunda e que afete várias pessoas.

Por isso mesmo, Catarse é o nome de uma plataforma de financiamento coletivo. Nela, várias pessoas, contribuindo com valores pequenos, podem financiar um projeto grande.

Qual é a origem da palavra catarse?

Como sabemos, a maior parte das palavras de nossa língua vem do latim. No entanto, em segundo lugar, temos o grego, de onde herdamos muitos aspectos de nossa cultura. E isso inclui, da mesma forma, diversas palavras. Como, por exemplo, catarse.

A palavra, se deriva do termo kátharsis. Essa palavra é, então, designada para ilustrar o estado de iluminação mental pelo qual a pessoa passa quando consegue superar seus próprios traumas. Como, por exemplo, o medo ou a opressão.

Assim, podemos entender que a catarse pode advir de terapias clínicas. Através de uma análise profunda é possível, assim, entender as causas do trauma. E, em seguida, atingir o estado mental onde é possível alcançar a cura.

Significado de catarse na psicanálise

Além do significado de catarse dito por último, existe um mais específico para a psicanálise. Que, por sua vez, é uma abordagem específica da psicologia.

Para essa abordagem, a catarse trata-se de um processo de cura emocional.Sigmund Freud, criador dessa abordagem, defendia esse processo inclusive.

A hipinose como ferramenta

Freud, para alcançar tal estado, lançava mão da hipnose, técnica desenvolvida pelo austríaco Joseph Breuer. Assim, Freud acessava as memórias inconscientes da pessoa, para entender os seus traumas atuais.

Dessa maneira, a catarse representa uma cura para o paciente. Que, por sua vez, é alcançada através do momento em que o paciente expressa, verbalmente, as experiências traumáticas recalcadas.

Significado de catarse de acordo com Aristóteles

Segundo Aristóteles, o teatro tinha o poder de libertar o ser humano. Isso pois ele podia representar as paixões humanas e, dessa maneira, libertar os participantes da obra. Sejam eles atores ou espectadores.

Esse ato de purificação recebia o nome de catarse. E causavam, principalmente no público, no momento em que assistia às tragédias gregas.

A purificação

Isso proque elas eram tidas como representações reais das emoções humanas. Em oposição às comédias, que se tratavam de representações idealizadas.

Assim, a catarse se mostra, tanto na Antiguidade, quanto atualmente, como um estado de purificação da mente. Essa era, então, alcançada pelo contato com as diversas emoções transmitidas às pessoas. Seja através da trama, ou de outros meios.

Confira o significado de outras palavras

Qual é o significado de Yeshua?
Significado de estigma
Qual é o significado de carpe diem?

Perguntas frequentes sobre catarse

O que é ter uma catarse?

Experimentamos a catarse de muitas maneiras diferentes em nossas vidas cotidianas. Por exemplo, se você for a um filme que você sabe que vai fazer você chorar e você for pela experiência de chorar , isso é catarse.

Como acontece a catarse?

A catarse é um conceito da teoria psicanalítica em que as emoções associadas a eventos traumáticos vêm à tona. A palavra tem sua origem em um termo grego para limpeza ou purgação, e catarse está associada à eliminação de emoções negativas, afetos ou comportamentos associados a traumas não reconhecidos.

Quais os tipos de catarse?

A catarse pode ser apreciada e gerada de muitas formas, dentre elas, podemos citar o teatro, a pintura, a música, o cinema. A palavra catarse é de origem ocidental e pode ser empregada em diferentes áreas como: religião, psicologia, filosofia e educação.

Responder

10 + 20 =

7 + 1 =