Significado de Flor de Lótus: O Que é, Conceito, Definição

Na pauta do dia, no Semântica Hoje, é o significado de flor de lótus. E você se surpreenderá com quantos sentidos diferentes uma flor tão delicada pode esconder.

Isso pois não estamos falando, apenas por um sentido no dicionário ou uma origem etimológica. Mas sim de um dos símbolos mais comuns e mais poderosos no Oriente.

No entanto, não é apenas nesse hemisfério que ela adquire seus simbolismos. Ela se tornou um aspecto tão forte, de diferentes maneiras, que acabou sendo representada, também, no Ocidente.

E, mesmo adquirindo significados diferentes, ao longo dos séculos (sim, séculos), ela manteve os originais sempre presentes. Isso, pois eles foram preservados, em razão do uso constante.

Assim, mostraremos, em detalhes, cada um desses significados. Apesar de alguns serem bastante profundos. Fique com a gente para saber mais sobre o significado de flor de lótus.

Qual é o significado de Flor de Lótus?

Como dissemos, a flor de lótus possui um significado mais forte no Oriente. Dentre os mais marcantes, ele significa a pureza espiritual. Em sânscrito, que é de onde partem a maior parte dos seus sentidos, ela é chamada de padma ou padmé.

No entanto, também responde por outros nomes. Como, por exemplo, lótus-egípcio, lótus-da-índia e, como era de se esperar, lótus-sagrado.

Contudo, ela é uma planta, totalmente, aquática, cuja flor é, praticamente, a única parte que vemos por cima da água. É bastante semelhante com outras plantas, como a vitória-régia.

Na simbologia budista, a lótus representa, antes de mais nada, a pureza da mente e do corpo. Isso pois ela somente floresce em pântanos e regiões de água estagnada.

Assim, a água carregada de lodo simbolizaria os apegos ao material e os desejos dos corpos. Esses são sentimentos negativos. No entanto, são eles que acolhem a lótus, antes mesmo de ela desabrochar, em toda a sua beleza.

Por outro lado, a flor que desabrocha, com cores claras e vivas (especialmente, o branco), simboliza a elevação espiritual. Além da busca pela luz, pois cresce ao céu, e a promessa de pureza.

Esse simbolismo encontra eco em diversas outras culturas, sob outras plantas. Como, por exemplo, o pão para os cristãos e a pipoca para os iorubás. Ambos vêm do chão sujo e se elevam ao céu, em formas que lembram a delicadeza de uma nuvem.

Outros simbolismos no budismo

Como dissemos, a pureza é o significado principal no budismo. No entanto, não é o único. Isso porque a flor de lótus se mostra muito mais complexa.

Ela é uma das representações do próprio Buda Sidarta Gautama. E, além disso, representam os seus ensinamentos, sendo sagradas em diversas vertentes do budismo. E, algumas do hinduísmo.

Quando ainda era menino, segundo a lenda, flores de lótus desabrocharam, por onde Buda passava. Logo, elas representam, simbolicamente, o caminho para a iluminação. Uma vez que se entenda, completamente, a flor de lótus, se chegará até Buda.

Em diversas religiões de origem indiana, como o budismo e o hinduísmo, muitas divindades surgiram de flores de lótus, em posição meditativa. Sendo o maior exemplo Brahma, o criador de toda a existência.

Em diversos textos clássicos, do subcontinente indiano, a lótus é usada, também, como um símbolo de elegância e de beleza. Ela também apresenta a graça e a pureza. Assim, ela se faz como a mais perfeita representação do feminino.

Uma curiosidade é que ela, ainda, não é totalmente entendida por biólogos e botânicos. Isso pois ela tende a repelir microrganismos e partículas de pó, apesar de se encontrar em um ambiente repleto de decompositores.

Outros significados de Flor de Lótus

Você já deve ter visto alguém com uma tatuagem de flor de lótus. E, de fato, esse é um dos temas preferidos das pessoas. Em qualquer lugar do mundo.

E cada pessoa a associa com um significado diferente. Podendo variar, inclusive com a cor. No Japão, sob algumas circunstâncias, é tatuada junto à carpa, que representa a força e a individualidade.

Na ioga temos a posição do lótus, chamada de padmásana. Essa é a postura mais tradicional da meditação, com a pessoa sentada, com as pernas entrelaçadas, as mãos pousadas sobre os joelhos e a boca e olhos semicerrados.

O que as cores de Lótus significam?

Como dissemos, existem diversos significados para a flor de lótus. E alguns deles são exclusivos de cada cor.

A lótus branca se relaciona com a perfeição da mente e do espírito. Além de um estado de pureza total e de natureza imaculada. Ou, mais comumente, de um estado de pureza, depois de purificar-se. Ela é, geralmente, representada com oito pétalas, que representam as oito consciências, antes da iluminação.

A lótus azul se relaciona com a vitória do espírito, em relação às consciências mais baixas, que são os sentidos. Assim, se refere ao conhecimento. Ela está, quase sempre, totalmente fechada, sem revelar seu interior.

Apesar da cor forte, a lótus vermelha representa a candura. E, por outro lado, a natureza do coração, como o amor, a compaixão e a paixão. Também é conhecida como a flor do Buda da Compaixão, chamado de Avalokitshvara (aquele que enxerga os clamores do mundo).

A lótus rosa pode ser confundida com a branca, por sua cor ser bastante delicada. Ela acaba por ser considerada a mais importante de todas, estando associada a seres iluminados, como o próprio Buda.

Independentemente da cor, as lótus podem ser representadas abertas ou fechadas. No primeiro caso, representam a criação do universo. E, no segundo, todas as possibilidades para a humanidade.

Significado de Flor de Lótus na mitologia grega

A Odisseia, do poeta grego Homero, foi uma das obras responsável por estabelecer o conceito de Ocidente e Oriente. E, infelizmente, por incutir no imaginário ocidental a figura do outro como exótico, selvagem ou, até mesmo, doente.

Segundo o livro, existia um povo em uma ilha próxima ao norte da África chamado de lotófagos. Que, como o nome sugere, se alimentavam de flores de lótus e outras plantas. Plantas essas que faziam adormecer e esquecer.

Odisseu, o protagonista, envia 3 de seus homens para investigar a ilha. No entanto, após comerem as flores, se esquecem de voltar ao barco e precisam ser levados à força.

Uma outra interpretação da história faz alusão à purificação do ser humano. Isso, pois, ao se esquecerem dos males do mundo e dos seus próprios corações, os marinheiros poderiam começar uma nova jornada, rumo à iluminação.

Perguntas frequentes sobre o significado de Flor de Lótus

Qual é o significado espiritual de Flor de Lótus?

Dentre os mais marcantes, ele significa a pureza espiritual. Em sânscrito, que é de onde partem a maior parte dos seus sentidos, ela é chamada de padma ou padmé.

Significado religioso para Flor de Lótus

Em diversas religiões de origem indiana, como o budismo e o hinduísmo, muitas divindades surgiram de flores de lótus, em posição meditativa.

ignificado das cores para Flor de Lótus

Por outro lado, a flor que desabrocha, com cores claras e vivas (especialmente, o branco), simboliza a elevação espiritual. Além da busca pela luz, pois cresce ao céu, e a promessa de pureza.

Responder

quinze − 14 =

69 − = 63