Significado de Halloween: O Que é, Conceito, Definição

Você sabe qual é o significado de Halloween? Conhece o significado desse termo? Tradicionalmente comemorado no dia 31 de outubro, esse popular feriado dos Estados Unidos faz uma homenagem às bruxas.

Com isso, diversas pessoas se fantasiam de personagens atrelados ao tema e comemoram a data no país. No entanto, esse feriado também possui uma vertente cristã, algo que, nos dias atuais, parece bem esquisito. Sendo assim, nos próximos parágrafos, você conhecerá o significado de Halloween e verá algumas curiosidades sobre esse feriado.

O que é Halloween?

Sendo assim, a palavra “Halloween” vem de All Hallows’ Eve e significa “Noite de Todos os Santos “. A séculos atrás, as pessoas se fantasiavam de santos e iam de porta em porta, que acabou dando origem às fantasias de Halloween, dos doces e das travessuras da tradição. 

O Halloween está diretamente ligado a Samhain, uma antiga festa pagã celebrada pelos celtas há mais de 2000 anos. Esse festival era celebrado na Irlanda, nos países do Reino Unido e na parte noroeste francesa.

 Qual é o significado de Halloween?

O termo Samhain significa “fim do verão”, por isso, essa festa marcava o início do inverno. Há quem afirme que o Samhain também celebre o início do ano celta. Para os adeptos dessa festa, a época do réveillon permitia que os mortos andassem entre os vivos. 

A famosa tradição de doces ou travessuras se inicia no Reino Unido e na Irlanda. As crianças batiam de porta em porta e faziam o chamado “souling”, onde elas pediam um pão chamado “bolo de alma” em troca de uma oração. Por sua vez, os adultos também iam de casa em casa e pediam bebida e comida em troca de uma dança ou música.

Abóboras no Halloween

As famosas abóboras esculpidas como lanternas, conhecidas como Jack-o-lanterns, são o símbolo do Halloween. Contudo, nem sempre esse vegetal foi o grande símbolo dessa festa sombria. Por exemplo, na Irlanda e na Escócia, eram as beterrabas e os nabos que serviam de lanternas para isso.

De acordo com uma lenda irlandesa, a história das Jack-o-lanterns vem de um homem que se chamava Jack. Nessa lenda, o protagonista não podia entrar no céu e nem no inferno, por isso, sua alma foi obrigada a andar pela Terra para sempre. Durante sua caminhada, Jack sempre carregava um carvão do inferno para acender sua lanterna.

Por outro lado, há quem diga que o nome Jack-o-lantern está ligado a um vigia noturno que, todas as noites, ligava as lanternas das ruas.

Trazido por imigrantes escoceses e irlandeses, o Halloween veio para a América do Norte no século XIX. Em terras americanas, haitianos e africanos influenciaram a festa com suas crenças vodu. Com sso, houve a incorporação de temas como gatos pretos, bruxaria e fogo.

Qual é o significado de Halloween para os cristãos?

Os cristãos veem o Halloween como uma festa que desrespeita a Deus e às suas normas. Além disso, para eles, essa festa é um modo de adorar ao diabo e ignorar a Deus.

Entretanto, existe uma certa contradição nesse princípio, pois existem cristãos que celebram essa festa, especialmente nos Estados Unidos. Por conta disso, existe um certo debate ligado a esse feriado, pois existem cristãos liberais que não se importam em celebrar o Halloween.

Por outro lado, existem pessoas mais rígidas que se recusam a celebrar essa festa, pois a veem como um ato satânico. Em suma, não há um pensamento coeso sobre essa festa, especialmente nos Estados Unidos, pois cada cristão pensa de um jeito.

Menções bíblicas

A bíblia não faz nenhuma menção específica aos termos “Halloween” ou “dia das bruxas”.Contudo, existem alguns versículos que se usam para avaliar uma possível restrição.

Um desses textos bíblicos é Efésios 5:7-15, onde se fala sobre a luz e a escuridão. Nesse texto, o objetivo é falar sobre o ocultismo, que é a base da bruxaria e avisar aos cristãos para não se envolverem nesse tipo de atividade.

Outro versículo que, talvez, possua uma proibição indireta ao Halloween é o de João 10:10. Como esse texto afirma que Jesus veio para trazer a vida eterna, o dia das bruxas seria uma heresia, pois, aparentemente, essa festa celebra a morte. Por conta disso, nenhum cristão deveria comemorar o Halloween.

Qual é a origem do Halloween?

O Halloween possui duas origens, a católica e a pagã. A seguir, conheça cada uma delas:

Origem católica

A origem católica do Halloween vem do século IV, quando a Igreja da Síria separava um dia do ano para festejar “Todos os Mártires”. 300 anos depois, o Papa Bonifácio IV fez uma reforma em um templo romano pagão e o transformou num templo cristão. Após o local ser reformado e adaptado, o Papa o dedicou a “Todos os santos”, ou seja, a todos os notáveis que foram torturados por serem cristãos.

A festa de homenagem a Todos os Santos, inicialmente celebrada no dia 13 de maio, foi alterada para 1º de novembro, data em que era celebrado o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, em 840 d.C., o Papa Gregório IV deu ordem para que a festa de Todos os Santos fosse comemorada de modo universal.

Após obter essa enorme dimensão, essa festa ganhou uma versão vespertina no dia anterior (31 de outubro). Ao traduzir o nome dessa festa para o inglês, surge o nome All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos). No entanto, esse nome se adapta para All Hallowed Eve, All Hallow Een e, por fim, Halloween.

Até hoje, alguns países, incluindo o Brasil, veem a festa de 31 de outubro não como uma festa pagã, mas como a Véspera de Todos os Santos.

Origem pagã

Para ler sobre a origem pagã do Halloween, leia o tópico “O que é Halloween”, presente um pouco mais acima neste texto.

Perguntas frequentes osbre Halloween

Quem criou o Halloween?

Não se sabe ao certo qual é a origem do Halloween. Bem como, historiadores sugerem que a tradição tenha surgido por volta doséculo 18 com a comemoração celta de Samhain, termo que significa “fim do verão”.

Onde é comemorado o Halloween?

Halloween é uma celebração de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro. … A festividade do Halloween é muito marcante em países de cultura anglo-saxônica, principalmente nos Estados Unidos.

Como é comemorado o Halloween no Brasil?

No Brasil, é conhecido como Dia das Bruxas e comemorado com festas nas quais as pessoas se fantasiam de personagens da tradição. Em algumas regiões do Brasil, os participantes mantém a tradição fazendo a distribuição de doces.

Conclusão sobre o significado de halloween

Definitivamente, o Halloween é uma festa milenar que, de certo modo, traz um choque entre as crenças pagãs e o cristianismo.Inclusive, por mais que haja uma ligação cristã para essa festa, atualmente, é bem raro que alguma igreja cristã, seja qual for a vertente, comemore essa data.

Como foi dito anteriormente, o que algumas igrejas comemoram é a Véspera de Todos os Santos, tema que, nos dias de hoje, nada tem a ver com o famoso “dia das bruxas”. 

Ademais, o Halloween dos Estados Unidos, que é tão popular nos dias de hoje, nada tem a ver com os Halloweens originais. Como explicado, quando essa festa veio para a América do Norte, ela se misturou com crenças do Haiti e da África. Como resultado, o Halloween comemorado neste continente se tornou muito específico e característico.

Confira o significado de outras palavras

Qual é o significado de Yeshua?
Significado de Ohana
O que significa equidade

Responder

três + onze =

34 − = 31