Significado de Nirvana: O Que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de nirvana?

O significado de nirvana representa o estado de libertação, os humanos atingem quando percorre pela sua busca espiritual, e seu contexto está dentro do Budismo. Pode significar também a eliminação permanente do sofrimento humano, atingida pela anulação do desejo. A origem da palavra vem do sânscrito, e podemos traduzir como “extinção”, simbolizando a “cessação do sofrimento”.

No entanto, se formos considerar o significado de nirvana em um sentido mais amplamente, temos essa palavra como um dos principais temas do Budismo, e entendê-la como um estado eterno de graça.

Algumas pessoas também entendem esse termo como se fosse uma maneira de superação do nosso karma. Nirvana é o desapego do mundo material, que só traz sofrimento e não eleva o seu espírito.

É através da meditação que você pode seguir os passos para atingir o nirvana, além de alguns ensinamentos que se relacionam com a correção do seu modo de viver durante o dia a dia.

Dessa forma, os budistas consideram nirvana como o último passo que devem alcançar.

Utilização da palavra

A utilização da palavra pode ter um sentido mais amplo, para nomear aquela pessoa que encontrou um estado de paz interior e plenitude, sem deixar que influências externas o afetem.

Ademais, o significado de nirvana também pode ser um termo que se emprega no sentido de aniquilar alguns dos pontos negativos da sua própria personalidade.

Pois você consegue se ver livre de traços como o orgulho, inveja, ódio ou egoísmo. Afinal, esses traços afetam o ser humano, e o impedem de viver em paz.

A palavra também tem um sentido figurado podendo, muitas vezes, ter um significado desfavorável. Nesse caso, nirvana indica um estado de inércia ou até mesmo de apatia.

Nirvana Banda de rock

Além de ter um contexto dentro do Budismo, nirvana também é o nome de uma banda de rock super conhecida. Pois a banda Nirvana surgiu em Aberdeen (Washington), EUA. E o vocalista principal é o famoso Kurt Cobain.

Essa banda fez muito sucesso nos anos 80 e 90, mas acabou sendo extinta com o suicídio do cantor Kurt Cobain, no ano de 1994.

Mas, mesmo depois da sua morte, diversos discos foram lançados, o que ajudou na perpetuação do sucesso da banda entre os seus fãs.

No dia 24 de setembro de 2011, o segundo disco da banda “
Nevermind”, que apresenta uma das músicas mais conhecidas da banda “Smells Like Teen Spirit”, completou 20 anos de lançamento.

Confira o significado de outras palavras

Significado de girassol
Qual é o significado dos emojis?
O que significa suspeição?

Responder

15 − 11 =

65 + = 71