Significado de Epifânia: O Que é, Conceito, Definição
No nosso artigo, do Semântica Hoje, nós falaremos sobre o significado de epifania. Ou seja, o princípio de todo novo projeto. Ou o ponto de virada de um processo que passou por uma parada ou gargalo.
Isso pois essa palavra é bastante comum em diversos contextos filosóficos ou religiosos. Porém, por conta disso, muitas pessoas tendem a atribuir um significado quase místico a ela.
Assim, muitos acabam por não buscar o seu sentido a fundo. O que nos faz ter um entendimento bastante raso deste termo. Justamente, um termo que está ligado, ironicamente, a um entendimento mais profundo de um problema. Ou a uma visão inovadora de uma questão.
Por isso, falaremos de seus significados. E de como eles se relacionam às mais diferentes situações. Além de mostrar a origem dessa palavra. Assim, convidamos você a uma boa leitura e um entendimento maior de nossa língua.
Indice
Qual é o significado de epifania?
Vamos começar com os significados que os dicionários nos apresentam. E o primeiro deles é a revelação de algo inesperado.
Ou seja, uma nova informação a respeito do trabalho que você está desempenhando. E, como informação é poder, você terá mais capacidades de executar aquele trabalho.
É por isso que grandes descobertas partem de epifanias. São revelações que resultam em uma maior capacidade de resolver um problema e, assim, consequentemente, ampliar o conhecimento da Humanidade, como um todo.
Outro significado pode ser o de entendimento repentino do sentido de algo. Como quando nos debruçamos sobre o estudo de algum problema que nos parece intrincado.
E, em seguida, descobrimos a solução para um ponto em específico. O que, após isso, resultará na resolução de todo o problema.
Qual é o significado de epifania na religião?
Como você viu, o sentido de epifania está bastante ligado à revelação de uma informação desconhecida. Seja por parte do indivíduo ou da Humanidade em geral.
Em contextos religiosos, a epifania pode ser uma informação vinda de um plano ou de uma entidade mais iluminada. Assim, o ser humano teria contato com revelações divinas ou de natureza semelhante.
No contexto mais específico do cristianismo, a Epifania é, até mesmo, escrita com letras maiúsculas. Isso pois não trata-se, apenas, da revelação de conhecimento divino. Mas da revelação do próprio Deus aos homens.
Um episódio de Epifania bastante recontado é a manifestação de Deus na figura de Jesus. Assim, como a sua revelação como sendo, ao mesmo tempo, Deus e Filho de Deus.
Um outro contexto onde temos o significado de epifania, nessa mesma religião, é a festa em louvor aos reis magos. Que, apesar de não existir essa especificação nas escrituras canônicas, são pressupostos como sendo em três.
Essa festa é comemorada no dia 6 de janeiro que é a data adotada como o encontro dos reis magos com Cristo. Assim, eles teriam a epifania de terem encontrado com Deus encarnado na figura do menino Jesus.
Assim, teríamos os dois sentidos de uma epifania. A primeira seria a informação de que Deus teria assumido um corpo. E a segunda é a de uma informação nova, que seria a própria manifestação.
Essa festa teria, inclusive, um sentido mais amplo. Pois a revelação aos reis magos seria uma alegoria para a revelação de Deus para toda a Humanidade.
Qual é a etimologia da palavra epifania?
Etimologia é o estudo da origem de uma palavra. No caso de epifania, ela vem do latim epipháneia.
No latim, essa palavra pode ser traduzida como manifestação. Mais especificamente, como a manifestação externa de um deus ou de uma ideia.
É importante frisar que a filosofia grega, que inspirou a romana, pregava que os deuses viviam no mundo das ideias. Que, por sua vez, correm em paralelo com o nosso. Existindo não só em outro espaço, como em um tempo próprio.
Assim, uma epifania seria uma manifestação de uma ideia no mundo físico. E como, as ideias existem no interior de cada ser humano, elas seriam trazidas afora, como essa manifestação.
Escreve-se epifania ou Epifânia?
Você já deve ter visto as duas grafias antes. E deve ter ficado em dúvida sobre qual das duas é a correta. Bem, pode se tranquilizar quanto a isso. Ambas as formas são corretas. No entanto, se referem a coisas, ligeiramente, diferentes.
A epifania, sem o acento circunflexo, se refere a todos os sentidos que nós já falamos. Tanto ao entendimento, revelação ou descoberta de um dado, quanto a uma manifestação divina.
Por outro lado, Epifânia, com acento, somente é escrito com letra maiúscula. Isso porque trata-se de um nome próprio ou antropônimo. A forma masculina desse nome é Epifânio.
Entretanto, ambas as palavras possuem uma ligação. Isso pois Epifânia pode significar relativa à epifania. Ou, simplesmente, revelada ou manifestada.
Assim, esperamos ter ajudado com esse nosso artigo. E, dessa maneira, revelado um pouco mais de conhecimento a você, para que assim, você manifeste grandes realizações, daqui para frente.
Confira o significado de outras palavras
Significado de avatar
O que é órgão expedidor?
O que significa divergente?
Postagens relacionadas:
- Significado da Tatuagem de Medusa: Uma Janela para o Poder e Mistério - março 15, 2024
- Obá: a divindade das águas doces nas tradições afro-brasileiras - dezembro 6, 2023
- Significado de Amizade Reciproca, Platônica, Colorida, Virtual - setembro 8, 2023
Recomendado Para Você