Significado de Intermitente: O Que é, Conceito, Definição

Nossa pauta do dia do Semântica Hoje é o significado de intermitente. Que é uma palavra muito usada pela maior parte das pessoas. Você, provavelmente, já deve tê-la utilizado uma vez ou outra.

No entanto, poucos sabem a sua origem. E não muitas pessoas sabem todos os contextos onde essa palavra pode ser empregada.

Como se trata de um adjetivo, podemos dizer que o seu sentido, sempre, está associado ao substantivo que ela qualifica. Apesar disso, ela possui significados bastante claros e definidos.

Sendo assim, ela não depende de contexto para ter sentido. No entanto, o significado de intermitente só existe na presença de algum substantivo, para que lhe seja atribuída essa qualidade.

Sendo assim, mostraremos todas as formas sob as quais a palavra intermitente se aplica. Fique com a gente para conhecer mais sobre a língua portuguesa.

Qual é o significado de intermitente?

Como já dissemos, intermitente se trata de um adjetivo. Mais do que isso, ele é um adjetivo de dois gêneros, não possuindo uma forma feminina ou masculina.

A sua origem etimológica vem da palavra intermittente, em latim. Por sua vez, essa palavra vem do verbo, no mesmo idioma, intermittere.

Essa, no entanto, não é a raiz da palavra. Isso, pois é a junção das palavras inter e mittere. Que pode se traduzir como abrir intervalos ou espaços.

É bom entender a divisão das palavras. Isso pois estamos lidando com o prefixo -inter que quer dizer entre ou através. E não do prefixo -in que significa não ou a negação da palavra seguinte.

Assim, podemos dizer que essa palavra migrou do físico para o abstrato. Isso, pois atualmente, classificamos algo como intermitente se ele apresenta espaços. No entanto, na maior parte do tempo, nos referimos a acontecimentos intermitentes.

Ou seja, não é algo físico, como um muro, com passagens. Mas, sim, intervalos de tempo onde tal acontecimento está em suspenso.

Assim, quando dizemos que alguma coisa é intermitente, podemos inferir que é um acontecimento que para e recomeça em intervalos. Sejam eles regulares ou não. Esses intervalos podem ser chamados de intermitências.

Dessa maneira, tudo que acontece de maneira não contínua ou com interrupções (ou, na matemática, de maneira discreta) pode ser chamado de intermitente. Essa palavra é bastante semelhante em outros idiomas. Como é o caso de intermittent, em inglês.

Sendo assim, podemos dizer que o antônimo de intermitente é contínuo. Ou, então, continuamente, a depender do contexto.

Intermitente na medicina

Existem, como dissemos, muitos contextos onde a palavra intermitente pode ser empregada. Um deles é a medicina, visto que muitas funções de nossos corpos (normais ou anormais) acontecem em intervalos de tempo. Sejam eles regulares ou não.

Por exemplo, uma febre intermitente é uma febre que se intensifica e arrefece, fazendo o corpo retornar à sua temperatura nominal. Dessa maneira, os períodos de febre são intercalados com os de temperatura normal.

Também existe a expressão pulso intermitente. Esse, necessariamente, é irregular. Isso pois o pulso de uma pessoa, em condições normais, é manifestado regularmente.

Assim, quando ele está irregular, é chamado de intermitente. No caso, o que se manifesta, cessa e torna a se manifestar é a própria regularidade do pulso.

Claudicação intermitente

Ainda no âmbito da medicina, temos a chamada claudicação intermitente. Essa se caracteriza por uma dor, cãibra ou cansaço muscular.

A claudicação intermitente é mais frequente nos músculos da panturrilha. No entanto, pode se manifestar, mais raramente, na musculatura do pé, das coxas, do quadril ou das nádegas.

Essa dor, de maneira mais comum, aparece quando o indivíduo realiza algum tipo de exercício físico. Como uma caminhada, por exemplo.

Na maior parte dos casos ela é causada por uma insuficiência circulatória nos membros inferiores. Essa é chamada de doença arterial obstrutiva periférica.

Inventário intermitente

Agora saímos do âmbito da medicina e vamos para a seara da contabilidade. Isso porque os recursos de uma empresa ou de uma pessoa física, também, podem variar em intervalos.

No caso, o nome do termo é sistema de inventário intermitente. Que, da mesma forma, atende pela sigla S.I.I.

Ele se trata de uma ferramenta de contabilização dos itens de uma empresa. Aqui, chamados de existências. Ele é usado por um grande número de companhias.

Através do S.I.I., a empresa pode, então, conhecer o valor das mercadorias que se encontram no armazém. Ou, então, no próprio estabelecimento.

Além disso, ele permite que se saiba do custo global das vendas no final do exercício econômico. Esse exercício, aliás, pode ser mensal, trimestral ou, então, semestral.

Rio intermitente e rio perene

O significado de intermitente, em geologia e geografia é bastante semelhante ao que ocorre nos outros casos. E ele está em oposição ao termo perene.

Chamamos de rio com caudal intermitente aquele cujo curso de água não apresenta continuidade. Podemos chamá-lo também de periódico ou estacional (de estação). De qualquer maneira, nesses rios, o seu leito seca, em algum ponto do ano, como no inverno, por exemplo.

Por outro lado, temos os rios perenes. Esses, por sua vez, não secam. E, assim, fluem o ano todo.

Alguns adendos que devemos fazer aqui. O primeiro é que todos os rios estão sujeitos a cheias e vazantes. No entanto, nos rios intermitentes, ocorre a interrupção, total, do fluxo. Diferente dos rios perenes, que têm o seu fluxo, apenas, diminuído durante as vazantes.

Além disso, caso um rio seja congelado por um período do ano, ele não é considerado um rio intermitente. Pois a água continua lá. Apenas não está correndo. Aqui, a diferenciação é entre um rio de águas frias e um de águas quentes.

Como você viu, o significado de intermitente pode variar um pouco, de contexto para contexto. No entanto, ele tende, sempre, a seguir o mesmo sentido central, de interrupção de um evento, que será retomado, em seguida.

Lembrando que a intermitência só ocorre quando o evento é retomado. Se ele cessa de vez, ele, apenas, é classificado como finalizado ou encerrado, como qualquer evento que terminou.

Esperamos que você tenha aproveitado o conteúdo. Sendo assim, muito obrigado e até a próxima.

Perguntas frequentes sobre a palavra intermitente

Qual o antônimo de intermitentemente?

Sguem alguns exemplos de antônimo:
contínuo, amiudado, assíduo.

Qual é o sinônimo de intermitente?

Existém vários sinônimos de intermitente, seguem alguns deles abaixo:
infrequente, acidental, aleatório

Qual a diferença entre termitente e intermitente?

A palavra termitente designa algo continuado, que não há intervalos e sim assíduo.
Já a palavra intermitente é usada para designar alguma coisa que não é frequente, que há intervalos entre uma ocasião e outra.

Confira o significado de outras palavras!

Significado de Paradoxo
Qual é o significado de Nostalgia
O que significa equidade

Responder

7 + 1 =