Significado de Sororidade: O Que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de sororidade?

Nossa pauta do dia, no Semântica Hoje, é o significado de sororidade. Uma palavra que é bastante nova em nosso vocabulário. Apesar de estar se tornando mais comum, com o passar do tempo.

De fato, essa é uma palavra tão nova e incomum que, se você digitar ela no seu editor de texto, ele pode não reconhecê-la. Nesse caso, depois de conferi-la, você pode decidir adicioná-la ao dicionário, como eu fiz.

No entanto, mesmo sendo uma palavra pouco usada, essa é a melhor decisão. Pois ela carrega, em si, significados muito fortes. E que, mesmo tardiamente, se tornarão mais visíveis em nossa vida cotidiana.

Sendo assim, explicaremos todos os significados de sororidade. E, consequentemente, os conceitos em que estão inseridos. Sendo assim, continue com a gente e tenha uma boa leitura.

Do que se trata a sororidade?

Nós podemos definir a sororidade como a união entre duas ou mais mulheres. Ou seja, uma aliança entre o sexo feminino. Essa era ignorada e, até mesmo, desencorajada até pouco tempo atrás. E, em alguns contextos, ainda o é.

Tal união deve ser baseada na empatia e no companheirismo, entre as participantes. Como deve ser em toda e qualquer relação. Mas, aqui, ela se mostra mais essencial, visto que mulheres sempre foram segregadas da sociedade e do convívio com seus pares.

Aqui, cada mulher ajuda as outras, enquanto o coletivo ajuda cada uma das partes. O foco é a realização de objetivos em comum. Isso sem esquecer dos planos individuais das mulheres. Desde, é claro, que não entrem em conflito com os do grupo.

Sororidade no feminismo

É muito difícil falar de sororidade sem falar de feminismo. E, a cada dia, é mais difícil falar de feminismo sem falar de sororidade. O que é bastante positivo, visto que são conceitos que se fortalecem um ao outro.

De fato, a sororidade está presente em diversos debates feministas. Tanto nos aspectos éticos, quanto nos políticos e debates da práxis. Sempre, como dissemos, buscando um objetivo em comum. Nesse caso, a igualdade de gêneros.

Segundo o ponto de vista mais aceito no feminismo, a sororidade consiste no não julgamento prévio das mulheres do grupo. Julgamentos esses que, se feitos, ajudariam a reforçar estereótipos de gêneros.

Esses estereótipos são frutos de uma sociedade machista e patriarcal. E, assim, eram incentivados, mesmo em grupos de mulheres.  Tal rivalidade feminina, assim seria uma invenção, utilizada como ferramenta de controle das mulheres.

Assim sendo, podemos inferir que a sororidade é um dos pontos bases do feminismo. Isso pois, sem essa ideia de irmandade entre mulheres, o movimento não teria a mesma força que possui hoje.

Ou, até, não existiria nos moldes em que se encontra. Sendo uma importante ferramenta para a conquista de direitos.

A sororidade, no entanto, não significa a conivência com o erro. Como dissemos, não existe o julgamento prévio entre as mulheres. Ou seja, todas são consideradas iguais e da mais alta estima, até que se prove o contrário.

Assim sendo, quando uma mulher erra, o seu erro deve ser reparado, como é de se esperar. No entanto, não existe julgamento prévio, como dissemos. Além disso, a punição deve ser proporcional. E não maior que o erro, para causar humilhação e diminuir as mulheres como ser humano.

Qual é a origem do significado de sororidade?

Como muitas palavras do nosso idioma, sororidade, também, vem do latim. Mais especificamente, da palavra sóror, que quer dizer irmãs ou, simplesmente irmãs. No entanto, não é possível ser irmã sozinha. Logo, ela, geralmente, aparece no plural.

Podemos considerá-la como uma versão masculina da palavra frater, que significa irmãos ou irmãs. Enquanto o sóror deu origem à sororidade, frater deu origem à palavra fraternidade.

Um fato interessante é que muitos editores de texto, ainda, não reconhecem a palavra sororidade. No entanto, a palavra sóror é reconhecida. Em português, ela é uma forma menos comum de se referir a uma freira.

Em outras palavras, sororidade é uma palavra bastante recente. No entanto, aos poucos vem sendo reconhecida por dicionários e, consequentemente, por editores de texto.

Não existe, na língua portuguesa, um sinônimo de sororidade. No entanto, algumas palavras se aproximam bastante. Como, por exemplo, irmandade e fraternidade (entre mulheres).

Como já dissemos, a sororidade é o antônimo da rivalidade feminina. Assim, ela se presta a combater esse mito de que mulheres, sempre, agem como rivais. E, por definição, um mito é uma narrativa que não encontra respaldo na realidade.

Dessa forma, o principal objetivo da sororidade é estimular o apoio entre as mulheres. E a sua união, em prol de um bem comum.

Existe sororidade seletiva?

Como qualquer palavra, ela pode ser, ou não aplicada em diversos contextos. Isso pois a sua definição pode ser alterada, de acordo com quem emprega a palavra. Dessa maneira, todos os que utilizam o conceito de sororidade, o tomam para si.

Sendo assim, a sororidade seletiva ocorre quando existe uma segregação dentre subgrupos, dentro do movimento feminista. Especialmente, no que diz respeito ao conceito de ser mulher.

Na prática, essa definição acaba por denotar que esse coletivo, específico, de mulheres, está baseado em uma pessoa. Ou nos interesses dela. Dessa maneira, o companheirismo e a empatia acabam relegados a um segundo plano.

Um dos maiores exemplos de sororidade seletiva é o de coletivos feministas que se identificam com a sigla TERF. Ou seja, Trans Exclusionary Radical Feminist. Que pode ser traduzido, para o português, como Feminista Radical Trans Excludente.

Esses grupos não reconhecem mulheres trans como mulheres. O que, infelizmente, acaba por dividir um coletivo.

Em oposição, temos coletivos TIRF. Ou seja, Trans Inclusive Radical Feminist. Ou, em português, Feminista Radical Trans Inclusiva. Que, sim, inclui mulheres trans em seus grupos.

Dessa maneira, o apoio se destina a todas as pessoas que se identificam como mulheres. E, não, simplesmente, do simples ponto de vista biológico.

O que se mostra, de fato, como inclusivo e alinhado com os objetivos da sororidade. Que é lutar por direitos das mulheres e um mundo mais inclusivo, do ponto de vista da igualdade de gênero.

Perguntas frequentes sobre sororidade

Como usar a palavra Sororidade?

A palavra sororidade pode ser usada para designar a união de mulheres por um ideal, que pode envolver empatia por alguma causa em comum entre elas. Sororidade pode significar a ideia de fortalecimento quando elas estão unidas.

Qual é o sinônimo de sororidade?

Os sinônimos de sororidade são:
irmandade, união, fraternidade, companheirismo, solidariedade, empatia, amizade, camaradagem, apoio, aliança, coletividade, confraternidade, afeição, afeto, respeito.

Qual a origenda da palvra sororidade?

Como muitas palavras do nosso idioma, sororidade, também, vem do latim. Mais especificamente, da palavra sóror, que quer dizer irmãs ou, simplesmente irmãs. No entanto, não é possível ser irmã sozinha.

Confira o significado de outras palavras!

Significado de Puérperas
Qual é o significado de estigma
O que significa empatia

Responder

dois × quatro =

+ 1 = 8