Significado de Empatia – O Que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de empatia?

Hoje, nós falaremos sobre o significado de empatia. Desde a sua definição no dicionário, até as suas diferentes aplicações em nossa vida.

Empatia é uma palavra muito comum em nossos dias. É muito difícil passar um dia, sem ouvi-la, ao menos uma vez. Muitas vezes, fora de contexto.

Isso pois empatia é um conceito bastante amplo. E, por isso mesmo, pode ser aplicada em diversos lugares.

Além disso, palavras mudam com o tempo. Ou seja, o significado de empatia pode ser alterado com o passar dos anos.

No entanto, ele também muda de lugar para lugar. Por isso, hoje, mostraremos, em detalhes, todos eles. Fique com a gente.

O que é empatia?

Vamos começar com o significado de empatia, segundo as suas definições mais comuns. Podemos definir a empatia como uma das muitas capacidades que um ser humano pode possuir.

Essa é a capacidade que uma pessoa tem de se colocar no lugar de outra pessoa. E, assim, sentir, exatamente, o que ela sentiria, passando pela situação em que está.

Muito embora, saibamos que existem diversos graus de empatia. Sendo assim, sentir a mesma coisa que o outro pode parecer impossível. No entanto, é possível, com prática, imaginação e sensibilidade, ficar o mais próximo possível.

Assim, a empatia se mostra como uma tentativa de compreender os sentimentos de alguém. Buscando compartilhar e, possivelmente, aliviar a dor do outro.

Podemos dizer que a empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Logo, o significado de empatia está, intrinsecamente, ligado ao de altruísmo e ao de solidariedade.

Ela também pode ajudar a entender como e porque as pessoas agem de determinadas formas. Isso pois ajuda a compreender o comportamento das pessoas.

Podemos verificar ações empáticas em casos de racismo, por exemplo. Infelizmente, essa é uma situação atual e corriqueira no Brasil. E, ao ver pessoas passando por um episódio desses, a empatia nos faz tentar entender essa dor.

Assim, mesmo que você nunca tenha passado por uma situação em que sofre racismo, é muito difícil não imaginar a dor que uma pessoa que passou sente. A empatia te permitiu se colocar no lugar de outro.

Dessa maneira, podemos classificar a empatia como o antônimo da indiferença. Ela deriva do grego empatheia, que, entre outros significados, quer dizer paixão. Ou seja, permite que você tenha uma ligação emocional com a outra pessoa.

O que identifica uma pessoa empática?

Você já deve ter percebido que uma pessoa empática é aquela que é capaz de se identificar com os sentimentos de outra pessoa. Ou, então com a situação pela qual ela está passando. Isso sem, necessariamente, ter vivenciado tal situação anteriormente.

Assim, o significado de empatia está, intimamente, ligado a saber ouvir outras pessoas. E, também, se esforçar para entender o que elas estão passando. Incluindo suas emoções e as dificuldades que enfrentam.

Quando uma pessoa fala que existe empatia entre ela e outra pessoas, significa que o envolvimento entre elas foi grande. E que isso acabou por gerar uma identificação imediata entre as partes.

Assim, podemos dizer que o contato entre os dois envolvidos gerou uma sensação positiva. Essa pode ser interpretada de várias maneiras. Como Prazer, alegria, companheirismo ou satisfação.

Aqui, podemos encontrar um outro antônimo da empatia. Nesse caso, seria a antipatia. Apesar dele ser pouco usado.

Dessa maneira, para ser empático, é preciso superar diversas barreira internas. Como o egoísmo e o preconceito, por exemplo. Além de vencer os próprios medos do desconhecido.

Significado de empatia nas relações

Como você viu, a empatia é um sentimento que uma pessoa não pode manifestar por si só. Essa qualidade depende, logo de início, de uma outra pessoa.

Logo, ela pode estar presente em todos os tipos de relações humanas. Como na família, nas amizades e no ambiente de trabalho. Apesar disso, é possível ter empatia, inclusive por pessoas que você não conhece.

Nos nossos relacionamentos, a empatia se mostra como essencial para que se compreenda as dificuldades pelas quais as pessoas estão passando. E, dessa maneira, ajudar a evitar ou mitigar os conflitos.

Já nas relações profissionais, o mesmo pode acontecer. Isso pois ter empatia pode lhe ajudar  a compreender as dificuldades de um colega. Não importa o seu nível de convivência com ele.

Logicamente que esse tipo de entendimento entre pessoas que não se conhecem bem é a mais complicada de se ocorrer. Isso pois envolve um sentimento de compreensão entre duas pessoas, entre as quais não existe um vínculo de afeto.

No entanto, isso não é impossível. Isso pois classificamos a empatia como uma habilidade. Logo, ela pode ser praticadas.

E uma das formas de você exercitar a empatia é manter-se atento sobre o que as demais pessoas precisam. Isso se torna mais fácil com o tempo, aliás.

Significado da empatia na psicologia

O significado de empatia, também, aparece em outros campos do conhecimento. Como a psicologia, por exemplo.

Nessa área, a empatia se mostra como a capacidade de compreender e sentir o que outra pessoa está passando. Ou tenha passado, em algum momento de sua vida.

Segundo os autores estadunidenses Daniel Goleman e Paul Ekman, existem 3 tipos de empatia. E são essas que são reconhecidas na psicologia.

Empatia emocional

Quando temos a capacidade de compartilhar e sentir o que o outro sente. Ou seja, quando nos colocamos no lugar dele.

Empatia cognitiva

Essa se caracteriza por uma melhor comunicação e entendimento do outro. Incluindo seus pensamentos e emoções.

Empatia compassiva

Esse tipo de empatia é maior que o sentimento das emoções de outros. Ele estimula quem a sente a, efetivamente, ajudar outra pessoa em necessidade.

Quais as diferenças entre empatia e simpatia?

Como dissemos, a empatia é uma resposta do nosso emocional. Por outro lado, a simpatia é uma resposta intelectual à uma situação.

A simpatia nos faz querer estar em companhia de outros. Enquanto a empatia nos dá vontade de compreender e conhecer outra pessoa.

A simpatia é capaz de unir pessoas através da afinidade. Enquanto que a empatia não implica em, necessariamente gostos em comum. Mas, sim de um processo de compreensão do outro.

Outros significados

+ posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

63 + = 73