Significado de Soberba: O Que é, Conceito, Definição

Nossa pauta do Semântica Hoje é o significado de Soberba. Uma palavra que está na boca de todo mundo. Todavia, isso não quer dizer que o seu sentido seja conhecido de todos.

Classificado como um dos pecados capitais, pela Igreja Católica, a soberba, no entanto, se apresenta sob diversos aspectos. E, assim, acaba por ter diversos significados.

Esses, não podemos dizer que se alteram de acordo com o contexto. Logicamente, que o meio altera o nosso entendimento. No entanto, a soberba possui um sentido inerente a ela mesma.

Além de, claro, possuir uma origem etimológica. Que, também, será explorada por aqui. Fique com a gente e tenha uma boa leitura.

Qual é o significado de soberba

Podemos caracterizar a soberba como uma manifestação exacerbada de orgulho. Além de pretensão e superioridade sobre outros indivíduos.

Ou, da mesma forma, pode ser tida como arrogância, que é uma de suas definições mais conhecidas e antigas. Também podemos chamar a soberba de autoconfiança. Mas, dessa vez, apenas, quando essa é exagerada.

As manifestações de soberba, nesse sentido, por vezes, não se baseiam em nenhum fundamento real. Ou mesmo em variáveis, minimamente, aceitáveis. Por isso, podemos entender a soberba como uma distorção da realidade, em favor do indivíduo.

A soberba, também, é entendida como o uso indiscriminado do dinheiro. Sem a preocupação com poupá-lo ou com guardá-lo para emergências.

Ou, então, o uso do dinheiro para se colocar acima dos outros. Como, aliás, demonstra o outro sentido de soberba.

É interessante perceber que o significado de soberba é que nunca o dinheiro ser o suficiente. Por mais se ganhe, se gasta. E, por mais que se gaste, nada comprado vai te satisfazer, efetivamente.

Qual é a origem da soberba?

A origem da palavra soberba vem do latim. A palavra supervia pode significar, em primeiro lugar, arrogância. Ou seja, o sentimento de que uma pessoa, em relação à outras, é superior.

Outros sentidos são presunção e elevação. No caso, assim como no sentido anterior, é a elevação de uma pessoa que se coloca acima das demais.

Supervia, também, pode significar orgulho, em latim. No entanto, orgulho é considerado um outro pecado capital, em algumas listas. Isso pois não existe uma lista oficial e, por vezes, a inveja aparece no lugar do orgulho que já citamos.

Soberba no imaginário popular

Como dissemos, a soberba está entre os sete pecados capitais. E, assim, ela acabou, desde a Idade Média, figurando em diversas obras. Primeiro as de cunho religioso e, em seguida, obras de literatura, de diversos calibres.

A primeira é a obra que definiu a identidade italiana e retratou, fielmente, o imaginário europeu da Baixa Idade Média.

Na obra, Dante Alighieri, autor e personagem principal, anda pelo Inferno, Purgatório e Paraíso. Conhecendo desde figuras históricas, passando por profecias e chegando a conversar com os mais elevados seres celestiais.

Apesar de o autor definir o Paraíso como seu cântico principal, a parte que mais ganha destaque é o Inferno. Suas descrições detalhadas do ambiente e dos suplícios podem ser os responsáveis.

O Inferno, na obra, é dividido, primariamente, em 9 partes. Essa divisão foi adotada por mais ou menos 700 anos pela Igreja Católica. Até que essa publicou que o Primeiro Círculo, o Limbo, não existia.

No entanto, o que desejamos saber está no quarto círculo. Ou terceiro, depois da mudança. É lá que são punidos dois pecados. A avareza e a soberba.

O mais interessante é que um observador não conseguiria distinguir as almas dos avarentos das dos soberbos. A não ser pelo fato de que uns estão de um lado e outros estão do outro do grande campo aberto que é esse círculo.

Cada pessoa, de cada time, possui uma carga enorme que deve arrastar para o outro lado. E, no centro, quando as cargas se encontram, o embate sem fim se inicia.

Basicamente, o autor quis denotar que o excesso ou a falta são prejudiciais. Mas, também, que uma mesma pessoa não poderia pecar, ao mesmo tempo, pela avareza e pela soberba.

A soberba encarnada

Além de ser um vício, a soberba, assim como os demais pecados capitais, ganharam rostos, ainda na Idade Média. Isso tornou mais fácil o processo de aversão dos fieis aos pecados. Visto que, agora, existiam representações físicas para eles.

No caso da soberba, ela estaria representada pelo próprio Lúcifer. Apesar de que, por vezes, ele é usado para representar o pecado do orgulho. Que, também, pode ser confundido com a soberba.

Mas essa não foi a única representação da soberba na iconografia cristã. Existe outra figura que representaria esse e outros pecados. Estamos falando do dragão medieval ou dragão europeu, visto que ele se mostra de outras maneiras, em outras culturas.

O dragão, na verdade, representa diversos pegados. E os sofrimentos que eles trazem. Ele não tem a sua gula saciada, pois tudo o que come é queimado pelas chamas dentro de si. Além disso, ele dorme, mas não descansa, por conta de sua preguiça.

Em seguida, sua ira nunca se aplaca, pois ela não tem objeto. E, apesar de sequestrar mulheres, pela sua luxúria, ele não consegue se relacionar com elas.

Depois disso, temos o fato de ele roubar por inveja. Mas não pode usufruir de nada que rouba, sendo obrigado a cumular para sempre. Representando, assim, a avareza e a soberba ao mesmo tempo.

Sendo assim, o dragão é pior que o ser humano. Pois peca tanto por avareza, quanto por soberba.

Significado de soberba na vida cotidiana

Mesmo os melhores de nós já passaram por episódios de soberba. Na própria obra de Dante, o autor admite que já caiu por esse pecado e precisaria se purificar para adentrar aos céus.

Assim, devemos entender que a soberba é um sentimento negativo. Isso pois ela demanda, sempre, o excesso. E não a medida certa do uso do dinheiro. Ou então, a medida certa de sua sua própria noção de grandeza.

A soberba, também se manifesta em grupo. Dando origem, assim, a sentimentos como elitismo, xenofobia e racismo.

Assim como no imaginário popular, a soberba é um dos maiores pecados, ele encontra a sua contraparte nas virtudes. Trata-se da humildade, também chamada de modéstia.

Confira o significado de outras palavras!

Significado de resiliência
Qual é o significado de perfeição?
O que significa empatia

Responder

dois × 5 =

+ 35 = 39