Significado de Divergente: O Que é, Conceito, Definição

Em nosso artigo, do Semântica Hoje, nós trataremos do significado de divergente. Uma palavra que, possivelmente, você conhece. Mas, talvez, não conheça a fundo.

Isso pois ela possui mais de um significado. Apesar de eles, ironicamente, serem convergentes em alguns pontos.

Dessa maneira, explicaremos cada um deles, ao longo das próximas linhas. Isso inclui, da mesma forma, colocar cada um deles nos contextos em que esses os alteram.

Além disso, como já é nosso costume, explicaremos de onde se originou essa palavra. Sendo assim, fique com a gente para saber mais sobre essa palavra tão usada em nossa Língua Portuguesa.

Qual é o significado de divergente?

Divergente, diferentemente de muitas palavras que tratamos aqui, é um adjetivo. Ou seja, ele atua modificando o substantivo. No entanto, em contrapartida, ele não se modifica, em relação ao gênero. Mas, apenas, em número.

Dessa maneira, um substantivo masculino ou feminino será, sempre, divergente. No entanto, mais de um serão divergentes.

Depois dessa breve explicação, vamos às definições de divergente. A primeira definição coloca divergente como aquilo que não é paralelo e que se afasta progressivamente.

Em outras palavras, duas coisas que já estiveram juntas mas que, em algum ponto, se separaram e continuam se afastando. Essas coisas podem ser eventos, pessoas ou coisas físicas.

Um sentido mais amplo é definir divergente como o que diverge. Ou seja, o que não partilha de uma mesma característica.

Pode ser, também, entendido como o não combina. Ou o que discorda com facilidade, o que é discordante. Em uma última análise, podemos entender o significado de divergente como, simplesmente, diferente.

Significado de divergente em botânica

Quando vamos para essa área das ciências biológicas, divergente adquire um novo significado. Isso pois muitas plantas apresentam formas divergentes em seus corpos.

Nesse sentido, podemos chamar de divergente toda forma que se apresenta em um ângulo aberto. Portanto, aquelas formas que vão se afastando, cada vez mais, uma da outra.

Significado de divergente na linguística

Palavras também podem ser divergentes. Nós classificamos as palavras dessa maneira quando elas apresentam algumas características bem marcantes.

Em primeiro lugar, elas precisam pertencer à uma mesma língua. Em segundo lugar, elas precisam ter a mesma raiz. Seja, da língua que estamos tratando, ou de um idioma mais antigo, como o latim ou o grego, por exemplo.

E, por fim, essas palavras precisam ter um significado distinto. Assim, podemos inferir que elas são divergentes, pois elas se iniciaram em um ponto e foram se afastando, progressivamente.

Alguns exemplos são as palavras mãe e matéria. Essas têm origem no vocábulo, em latim, matre. Esse significa mãe mesmo. Mas assumiu outros sentidos, com os anos.

Além disso, temos a palavra arenam, que significa arena, em latim. Além de dar origem a essa palavra, ela se transformou, da mesma forma, na palavra areia.

É possível perceber uma relação, em algum ponto, entre essas duas duplas de palavras. No entanto, hoje em dia, é muito difícil ter essa percepção logo que vemos esse agrupamento.

Significado na óptica

Em óptica, o sentido de divergente é bastante claro. Em algumas representações, inclusive, esse sentido, até mesmo, se torna gráfico.

Sendo assim, nós devemos citar as lentes divergentes. Você, provavelmente, já ouviu falar delas em algum momento.

Essas lentes sempre são côncavas ou bicôncavas. Assim, os raios de luz que incidem sobre elas se afastarão, para direções diferentes, quando atravessarem as lentes.

Esse fenômeno não ocorre em lentes convexas. Isso pois os raios se unirão em um mesmo ponto, quanto atravessarem. Isso pois elas são lentes convergentes.

Ainda no campo da óptica, nós temos as linhas divergentes. Essas são aquelas que se iniciam em um único ponto e, depois, se afastam, cada vez mais. Elas são, de maneira informal, conhecidas como boca de jacaré, pois lembram o desenho de uma enorme boca se abrindo.

De fato, sempre que falamos de divergente, a imagem de linhas divergentes vem em nossa mente. Isso pois elas ilustram, muito bem, esse conceito.

Qual é a origem da palavra divergente

Vamos, agora, falar da etimologia da palavra divergente. Ou seja, de onde ela se originou e como chegou até nós.

Como a maior parte das palavras da Língua Portuguesa, ela vem do latim. E, como a maior parte das palavras dessa língua, ela se origina de um verbo.

No caso de divergente, nós estamos falando do verbo divergere. Esse deu origem às palavras devergere e divergensentis.

Esse verbo quer dizer ter inclinação a. Ou seja, um sentido bastante diferente do que temos hoje. Isso pois o que diverge se afasta. E não se inclina a algo.

No entanto, essa origem se aproxima mais da forma como representamos, graficamente, uma divergência. Com uma linha inclinada. No entanto, ela se inclina de algo e não a algo.

Assim, essa palavra tem sido muito usada, desde muito tempo. Mesmo que o seu sentido tenha se alterado ao longo dos séculos.

Confira o significado de outras palavras

Qual é o significado de nostalgia?
Significado de destarde?
Qual é o significado de comorbidade?

Responder

12 + três =

39 − = 37