Significado de Solitude: O Que é, Conceito, Definição

O que é solitude?

Nesse nosso artigo da Semântica Hoje, nós falaremos sobre o significado de solitude. Uma palavra que, muitas vezes, é confundida com solidão. Os sentidos são parecidos, mas diferem em pontos fundamentais.

Dessa maneira, um dos nossos objetivos é desfazer esse mal-entendido. Além de mostrar todos os casos onde o significado de solitude é empregado. E como o seu contexto altera o seu uso.

Além disso, como na maior parte das palavras, nós mostraremos a origem da palavra solitude. E, como você verá, ela se trata de um caso bastante especial. Fique com a gente para saber mais sobre essa palavra.

Qual é o significado de solitude?

Solitude, em primeiro momento é o ato de estar sozinho. No entanto, esse isolamento é um ato voluntário da pessoa. Assim, ela se põe como agente e como objeto de seu próprio isolamento. Através da solitude, é possível que uma pessoas entre em contato consigo mesma. O seu mundo interior, por assim dizer.

E, dessa maneira, colocar os seus pensamentos em uma ordem agradável e entender o sentido de cada uma de suas emoções.

Assim, muitos pensadores, defendem que tal entendimento de si próprio só é possível quando estamos no estado de solitude. Isso pois não nos distraímos com outras pessoas e podemos esclarecer questões importantes sobre nós.

Existe diferença entre solitude e solidão?

Sim. Essa é a primeira pergunta que as pessoas fazem quando se deparam com a palavra solitude, pela primeira vez. E, de fato, ambos os termos parecem bastante semelhantes entre si. Alguns, até mesmo, pensam que são sinônimos

No entanto, ambas são quase que opostas, apesar de se tocarem em um ponto. A começar que a solitude é sempre voluntária. Enquanto que a solidão, na maior parte das vezes, simplesmente, acontece por ações alheias à nossa vontade.

Além disso, como você viu, a solitude está mais relacionada com um sentimento de autoconhecimento e de reorganização emocional. Sendo, assim, bastante positiva.

Por outro lado, a solidão, muitas vezes, é bastante desagradável. Isso pois está associada à angústia, à dor e a uma sensação de vazio interior. Muitas vezes, ela vem de uma sensação de que a felicidade está longe ou é inalcançável.

Além disso, a solidão implica no sentimento de que falta algo em nossa vida. Enquanto que a solitude parte do ponto do qual temos o que precisamos. Apenas, precisamos perceber e organizar algumas coisas.

Quem está em um momento de solitude não se sente mal com isso. Esse sentimento vem da constatação de que não é preciso ter outra pessoa, constantemente, para que você seja feliz.

No entanto, é preciso que se define que a solitude não implica, necessariamente, em um isolamento total e permanente. É possível ter relacionamentos dos mais diversos e, ainda assim, gostar de passar um tempo na companhia de si próprio.

Qual é a origem do significado de solitude?

A origem desse termo é, de fato, bastante recente. Tanto que alguns dicionários não reconhecem a palavra.

Essa expressão foi utilizada, pela primeira vez, pelo pensador Paul Tillich. E, posteriormente, muitas vezes, por ele e por outros que leram seus trabalhos.

Para Tillich, a solitude está associada com a glória e com a felicidade de se estar sozinho. Assim, nos é possível entrar em contato com nós mesmos e resolver nossas questões internas.

Assim, Tillich uniu duas palavras para cunhar esse novo termo. Do latim, veio solus (só) e, do inglês, veio a plenitude. Em português, o termo nos parece bastante familiar, pois lembra a junção das palavras solidão e  plenitude.

Na verdade, em inglês, a palavra se tornou muito mais popular. Sendo conhecida, no português, apenas, mais recentemente.

Essa influência, no idioma inglês é notada, até mesmo, na cultura pop. É na Fortress of Solitude (traduzida como Fortaleza da Solidão) que o Superman se dirige para analisar os resultados de suas missões. Além desse ser o local de seu renascimento nos ano 90.

Por que alguns lidam melhor com a solitude?

Isso acontece pois a nossa cultura tende a valorizar as pessoas extrovertidas, acima de tudo. Dessa maneira, pessoas mais quietas tendem a serem vistos como problemáticas. Assim, desde pequenos, somos ensinados de que só podemos ser felizes com outros.

Dessa maneira, pessoas que crescem em contato com diferentes pontos de vista, acerca da introspecção, tendem a aceitá-la com maior facilidade. Isso inclui a sua própria solitude.

Além disso, a genética pode influenciar. Isso pois algumas pessoas possuem uma propensão natural para a solitude. A combinação desses dois fatores influem na sua lida com a solitude.

Assim, a solitude é de grande influência na vida de uma pessoa. E, mesmo que alguém não goste de ficar sozinho, ela pode ser muito útil, às vezes.

Esse é o tempo que usamos para cuidar na nossa saúde emocional. E para, assim, resolver questões que só podemos quando estamos, apenas, conosco.

Veja como entrar em contato com a central de outros provedores!

Significado dos emojis
Qual é o significado de girassol
O que significa logradouro
Significado do nome Yeshua
Avatar significado
O que é órgão expedidor

Responder

13 + 9 =

+ 20 = 22