Significado de Aurora: O Que é, Conceito, Definição

Nesse nosso artigo, nós falaremos, aqui na Semântica Hoje, sobre o significado de aurora.  Uma palavra que nos remete a tantas coisas belas, com certeza, merece ser mais explorada.

E, logicamente, conhecida com profundidade. Isso pois ela, como muitas outras palavras, parte de um sentido mais específico para um mais amplo e abstrato. Dessa maneira, nossa língua vai se enriquecendo, cada vez mais.

Dessa maneira, explicaremos, em detalhes, todos esses sentidos diferentes. Além de explorar um pouco sobre o conceito em que eles se aplicam.

Como em todas as palavras que mostramos aqui, explicaremos, também, sobre a sua origem. Que, hoje, é bastante especial, como você verá. Fique com a gente.

Qual é o significado de aurora?

Quando falamos de aurora, estamos nos referindo a um período específico do dia. Ou seja, o momento em que o sol nasce no Leste do firmamento, dando início a um novo dia. Existem outros nomes para esse fenômeno. Afinal, ele acontece todos os dias, no mundo todo. Logo, tornou-se comum.

Assim, podemo utilizar o termo amanhecer. Ou, de maneira menos comum, alvorecer ou alva.

Além disso, é possível utilizar os termos lusco-fusco ou crepúsculo. No entanto, eles se referem ao período antes do nascer do sol. O exato momento entre o dia e a noite. E são mais usados para o momento no final da tarde.

Outros significados de aurora

Como você viu, a aurora diz respeito ao início de um novo dia. Assim, ela marca o exato momento onde tudo começa uma vez mais. Apesar de você ter um dia inteiro de desafios pela frente, mais uma enorme quantidade de oportunidades se abrirá.

Esse tipo de esperança é algo que todos nós buscamos. Não apenas quando iniciamos um dia, mas quando iniciamos qualquer tipo de projeto.

Assim, tornou-se comum utilizar o termo aurora, para designar qualquer início. Sempre com um sentimento positivo em relação a ele.

Um fato interessante é que, em muitos casos, essa aurora advém de fatores externos. Como é a própria aurora do dia.

Assim, a esperança de muitas oportunidades e realizações vem do sentimento de que, até mesmo, forças além do seu controle estão trabalhando a seu favor. Dessa maneira, suas iniciativas serão favorecidas, nesse ambiente tão propício.

Dessa forma, podemos nos referir a um início de projeto como a aurora de uma nova fase. O que pode se referir para o início em um emprego novo. Ou o começo de uma vida conjugal. Ou, ainda, a mudança de um endereço.

Como você viu, os contextos são variados. Mas o sentimento de positividade se mantém o mesmo em todos os casos.

Outro significado de aurora, é para nos referirmos ao início da vida de uma pessoa. Assim, é comum chamarmos a infância ou a juventude de aurora. Muito embora, termos como primavera ou verão, também, sejam aplicáveis nessas situações.

Qual é a origem da palavra aurora?

Como nós dissemos, a origem da palavra de hoje é um pouco diferente. Isso pois ela não advém de um verbo ou uma palavra comum do grego ou do latim. Mas, sim, de um nome próprio.

No caso, estamos falando da deusa romana de mesmo nome. E, como você deve adivinhar, ela é a responsável por dar início a um novo dia.

Ela é a responsável por abrir os portões por onde Apolo conduzirá o Sol por todo o mundo. Que, no entendimento do grego e romano antigos, ia da Etiópia até a Índia. Lá, ele pousaria em uma taça de ouro, e navegaria até o ponto de partida, durante a noite. Para repetir o ciclo.

Aurora era filha dos Titãs. Assim, era prima de Zeus e dos demais deuses da primeira geração. Assim, ela é tão antiga quanto o Sol e a lua, seus irmãos.

As lendas sobre a Aurora foram derivadas da mitologia grega. E, nessas terras, seu nome é Eos ou Eo. Que significa, também, o amanhecer do dia.

As lendas são iguais, apenas com nomes diferentes. O Sol e a Lua, por exemplo, recebem os nomes de Hélios e Selene, respectivamente. Enquanto Apolo continua com o mesmo nome.

Significado de aurora polar

As auroras polares são fenômenos que ocorrem tanto em regiões próximas ao Polo Norte quanto ao Polo Sul do planeta. Assim, recebem o nome de aurora boreal o aurora austral, respectivamente.

Elas, geralmente, ocorrem no início do outono, de seus respectivos hemisférios. E, sempre, à noite. Essas consistem em fenômenos luminosos, que parecem ondas de luz dançando pelo céu.

Essas se dão por conta da luz do sol, em um certo ângulo, incidindo sobre a atmosfera. E somente ocorrem nos pólos, por conta da inclinação certa, combinada com anomalias no campo magnético da Terra, nessas regiões.

E, assim, como a aurora, de maneira geral, esse fenômeno causa maravilhamento em todos que o veem. Além de gerar inúmeras lendas, nas regiões habitadas, onde é vista.

Confira o significado de outras palavras

Significado dos emojis
Qual é o significado de girassol
O que significa logradouro
Significado do nome Yeshua
Avatar Significado
O que é órgão expedidor

Responder

11 + doze =

− 1 = 5