Significado de Destarte: O Que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de destarte?

Em nosso artigo, do Semântica Hoje, nós falaremos sobre o significado de destarte. Uma palavra que não é muito usual em nossa língua. No entanto, nos deparamos com diversas situações que cabem o seu uso.

Isso pois essas situações são bastante comuns. Aliás, parte de nosso objetivo é mostrar os contextos onde a palavra é aplicada, em nosso dia a dia.

Além disso, exploraremos todos os significados possíveis de destarte. Em seus detalhes, para que o seu entendimento fique mais fácil para você.

Por fim, também, mostraremos a origem dessa palavra. E como ela vem se modificando, ao longo dos anos. Para, então, chegar na forma em que se encontra atualmente. Fique com a gente para saber mais e tenha uma boa leitura.

Do que se trata o significado de destarte?

Destarte é um advérbio. Isso quer dizer que ele altera o significado do verbo em uma frase. Em última instância, ele altera a frase inteira. Isso pois, no português, as orações se constroem ao redor do verbo.

Sendo assim, podemos inferir que o seu significado é bastante forte. Ela indica que a ação anterior gerou consequências. E, assim, se faz necessária a inserção de uma nova informação no texto que você está lendo.

Pode parecer um pouco complicado, em razão dessa explicação um pouco abstrata. Então, vamos listar algumas palavras, que são sinônimas de destarte. E que, com certeza, você deve estar mais familiarizado. São elas:

  • Assim;
  • Dessa maneira;
  • Então;
  • Desse modo;
  • Assim sendo;
  • Em razão de;
  • Em consequência de;
  • Como efeito.

Outras palavras podem ser enquadradas nesses contexto. Ou seja, elas indicam uma continuidade de uma ação anterior. Que causou, destarte, impacto no curso dos acontecimentos.

Um exemplo de seu uso, em uma frase é: Em razão da demora em sua resposta, o senhor perdeu o prazo, destarte, sera necessário esperar a abertura de nova janela, para envio dos documentos.

Como você viu, é possível substituir destarte por qualquer uma das palavras que listamos. E, caso encontre uma frase onde elas aparecem, o caminho inverso, também, pode ser feito.

Qual é a origem do significado de destarte?

Como você sabe, o português é uma língua derivada do latim. Não diretamente, como o francês ou o espanhol mas, mesmo assim, sua descendente. Tanto que muitas palavras que utilizamos, atualmente, vem desse idioma.

No entanto, isso não acontece com todo o nosso léxico. Especialmente, se falarmos das palavras mais recentes. Em razão da grande troca cultural, intensificada nos últimos duzentos anos, temos palavras que se originaram de diversos idiomas.

Além disso, existe o caso dos neologismos. Que são novas formas de escrever palavras do mesmo idioma. Ou, então, palavras novas que surgem a partir de outras, de uma mesma língua. Esse é o caso da palavra destarte.

No caso, estamos falando da junção das palavras desta e arte. Logo, se trata de uma conjunção. O que já deu origem a algumas outras palavas na língua portuguesa.

Podemos citar o exemplo da palavra você. Essa teve origem da junção das palavras vossa e mercê. Essas deram origem a vosmicê. Que se contraiu para vancê e, finalmente, você.

Outro caso é a palavra embora. Ela se originou da contração da expressão em boa hora. Essa era usada para indicar que aquela era a melhor hora para se partir. E, com o passar do tempo, foi contraída e perdeu parte do sentido original.

O correto é destarte ou dessarte?

Existe a grande chance de você já ter se deparado com essa dúvida. Isso pois já deve ter visto as duas formas. E, caso tenha digitado isso em um editor de texto, deve ter percebido que ambas as grafias estão corretas.

Logo deve ter ficado em dúvida. Se ambas as palavras estão corretas, qual é a diferença entre elas?

Vamos começar relembrando o que já sabemos. A palavra destarte se refere a uma nova ideia, como consequência de algo que aconteceu. Esse será inserida no texto e se ligará aos acontecimentos anteriores usando o vocábulo destarte.

Por outro lado, a palavra dessarte se refere a uma ideia já mencionada. Ou seja, você a está lembrando ao seu leitor ou ouvinte.

Porém, elas guardam semelhanças entre si. Ambas podem ser substituídas por assim seja, isto (ou isso) é ou ou seja.

Assim, a diferença ente destarte e dessarte é a mesma entre isto e isso. Enquanto um se refere ao futuro outro é usado para se referir ao passado.

Assim, notamos que embora essas palavras não sejam tão usadas, elas se mostram bastante úteis. Isso pois seus sinônimos não dão a exata noção de tempo e causalidade que essas palavras apresentam.

Dessa maneira, seria interessante que elas sejam incorporadas a nosso dia a dia. Assim, além de possuirmos um vocabulário mais rico, podemos expressar, com maior assertividade, as nossas ideias.

Confira o significado de outras palavras

Significado dos emojis
Qual é o siginificado de girassol?
O que significa logradouro?
Yeshua significado
Significado de avatar
O que é órgão expedidor?

Responder

7 + dez =

39 + = 41