Significado de Suspeição: O Que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de suspeição?

Podemos chamar de suspeição qualquer circunstância negativa que leva uma pessoa a duvidar da imparcialidade de outra. Ou de seu senso de justiça. Na maior parte das vezes, a imparcialidade é impossível. No entanto, em certas circunstâncias, quando estamos fazendo julgamento de algo ou alguém, precisamos que isso seja feito desapaixonadamente.

Muitas vezes, essa palavra é confundida com suspensão, apesar de terem significados diferentes. No entanto, um processo em suspeição tende a ficar suspenso. Mesmo que seja por um período de tempo bastante curto.

Para esclarecer essas e outras dúvidas, nós preparamos esse artigo. Onde destrinchamos todos os sentidos desse vocábulo. Além de mostrar os contextos onde ele é inserido.

Além disso, mostraremos a origem do termo suspeição. E como ele evoluiu até os dias de hoje. Fique com a gente para saber um pouco mais de nosso idioma e tenha uma boa leitura.

Qual é o significado de suspeição?

Em primeiro lugar, devemos começar com o sentido que muitos vieram a conhecer recentemente. O significado de suspeição no meio jurídico.

Isso se dá por conta da enorme quantidade de informação a que temos acesso atualmente. Assim, processos jurídicos não passam despercebidos. Exceto, logicamente, quando é solicitado que isso aconteça.

Assim, suspeição já era um termo bastante utilizado no ambiente do Direito. Apenas, não era conhecido do grande público.

Esse termo é usado em casos onde algum representante do Ministério Público possui algum parentesco, afinidade ou interesse em alguma das partes do processo. Esse membro pode ser um juiz, um advogado ou um promotor, por exemplo.

Esse tipo de relação, então, impede o membro de exercer as suas funções no julgamento. Assim, é necessário que ele seja substituído.

Lembrando que essa relação entre o membro e uma das partes pode ser positiva ou negativa. Para configurar a suspeição, ela precisa, necessariamente, afetar o julgamento do membro.

Assim, caso o advogado possua uma relação de amizade ou parentesco com a parte que representa, isso não configura suspeição. Ainda mais porque uma boa relação com o advogado reforçaria um bom trabalho desse.

Outros significados de suspeição

Existem, também, outros sentidos para a palavra suspeição. E, como você verá, eles se assemelham, muito, com o primeiro. Apesar de guardarem algumas diferenças.

Isso pois ele parte da generalização do sentido que nós já apresentamos acima. Assim, se torna mais amplo e, sob alguns aspectos, um pouco mais abstrato.

Podemos chamar de suspeição qualquer circunstância negativa que leva uma pessoa a duvidar da imparcialidade de outra. Ou de seu senso de justiça.

Sabemos que, na maior parte das vezes, a imparcialidade é impossível. Com frequência nossos atos e opiniões são enviesados. No entanto, em certas circunstâncias, quando estamos fazendo julgamento de algo ou alguém, precisamos que isso seja feito desapaixonadamente.

De uma forma mais genérica, nós podemos chamar de suspeição toda ação ou efeito de suspeitar de algo ou de alguém. Assim, podemos comparar a suspeição à desconfiança, sem problemas.

Em um último sentido, podemos entender a suspeição como uma suposição. Desde que seja acerca do caráter ou da imparcialidade de uma pessoa. Ou seja, na direção que nós já apontamos anteriormente.

Diferenças entre suspeição e suspensão

Muito provavelmente você já confundiu essas duas palavras. Especialmente, quando ouviu a palavra suspeição pela primeira vez.

Isso é bastante comum. E, muitas vezes, possui bastante razão de ser. E não é apenas porque as palavras possuem grafias e pronúncias bastante próximas.

Vamos tomar como exemplo o primeiro (e mais comum) sentido da palavra. Ele ocorre quando existe alguma desconfiança por parte do juiz, por exemplo. Quando ele terá alguma vantagem com o favorecimento de alguma das partes.

Assim, o julgamento dele é posto sob suspeição. E ele precisa ser substituído. Assim, o julgamento ficará em suspensão.

Esse é apenas um dos casos onde as duas palavras se relacionam. No entanto, o significado de suspensão é muito mais amplo.

Suspeição indica que há uma desconfiança acerca de algo ou alguém. Por outro lado, a suspensão, indica a interrupção de um processo. Seja ele jurídico ou não. Além disso, esse tempo pode ser curto, longo ou indeterminado.

Assim, em muitos casos, essas duas palavras não se relacionam. Por exemplo, a suspeição de uma pessoa pode encerrar toda a comunicação com ela. Assim, nada ficará em suspenso.

Além disso, uma atividade pode estar suspensa por diversos outros motivos. Além de uma suspeição.

Significado de Suspeição

Qual é a origem do significado de suspeição

Como você deve imaginar, a palavra suspeição vem do latim. Como a maior parte das palavras que usamos atualmente, visto que o português é uma língua que deriva, indiretamente, do latim.

No caso, estamos falando do substantivo suspetionis. O sentido dessa palavra era o mesmo usado até hoje. Ou seja, ela indicava suspeita e desconfiança.

Essa persistência pode ter se dado por conta de essa palavra não ser usada tão abertamente em nosso dia a dia. Assim, não sofreu tantas modificações ao longo da história.

No entanto, com a massificação da informação recebida, diariamente, isso pode se alterar. Visto que ela será mais ouvida e, posteriormente, utilizada.

Veja como entrar em contato com a central de outros provedores!

Significado dos emojis
Qual é o significado de girassol
O que significa logradouro
Significado do nome Yeshua
Avatar significado
O que é órgão expedidor

Responder

16 − quatro =

+ 21 = 24