Significado de Inerente – O Que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de inerente?

Inerente apresenta um significado que está relacionado com aquilo que tem ligação inseparável. Ou seja, inerente a algo que está unido intimamente e que diz respeito ao próprio ser. a palavra inerente é oriunda do termo inhaerens do latim, mas quando utilizada em português, faz referência a algo que está ligado a algum indivíduo de forma inseparável.

Tendo origem latina, a palavra inerente é oriunda do termo inhaerens, mas é uma palavra que, quando utilizada em português, faz referência a algo que está diretamente ligado a algum indivíduo de forma inseparável. Isto é, ser inerente a alguém ou a algo é ser imutável.

Por exemplo, é a mesma coisa que a necessidade de respirar ou de comer para sobreviver. Dessa forma, podemos entender que essas são coisas inerentes aos humanos.

Um exemplo do significado de inerente que foge do aspecto humano, podemos dizer que a ação de voar é inerente aos pássaros. Assim como o ato de caçar é inerente aos leões, e a locomoção por nado é inerente aos peixes.

Inerente é aquilo que faz parte de alguma coisa ou pessoa, e que é naturalmente inseparável.

O significado de inerente é algo peculiar, intrínseco, específico, e é aquilo que pode servir para retratar alguém ou algo.

Ela também faz referência às obrigações ou responsabilidades próprias de certa função ou atividade.

Existe ainda o que conhecemos como sentimentos inerentes. Pois esses sentimentos podem se enquadrar em dois exemplos de situações: “o medo da morte é inerente ao ser humano”, e “o ser humano é inerente a viver em grupo”.

Quando passamos a palavra inerente para o inglês, não se apresenta muitas mudanças em relação a pronúncia, ou até mesmo na sua forma escrita, sendo conhecida como “inherent”.

Significado da expressão “risco inerente”

A expressão “risco inerente” nada mais é do que a hipótese inicial de haver irregularidades, equívocos, anomalias ou até mesmo grandes erros que podem ser capazes de comprometer alguma atividade.

O risco pode variar conforme a minuciosidade, e complexidade das operações e tarefas, podendo ser pouco ou muito significativo. Podendo variar também conforme a organização de controle interno e da competência administrativa.

Dentro da área da auditoria de empresas, o risco inerente é bem grande dentro do desempenho das tarefas mais simples como, por exemplo, na contagem do inventário.

Exemplos de frases que apresentam a palavra inerente

Agora que você já entendeu qual é o significado de inerente, é interessante conhecer alguns exemplos de frases nas quais essa palavra se encontra presente. Para que, dessa forma, você possa saber utilizá-la de forma correta. Confira abaixo:

  • “O ciúme é um dos sentimentos existentes mais inerentes ao ser humano. Quando em excesso, tem a capacidade de causar os maiores sofrimentos e destruir vidas”;
  • “Sentir fome, frio e sede é uma sensação natural inerente a todos os indivíduos”;
  • “A inteligência é inerente ao ser humano”;
  • “Os gatos obedecem ao seu instinto quando brincam com um rato, isso é inerente a eles”;
  • “O mais renegado entre os sete pecados capitais, é a emoção inerente à condição humana, por mais difícil que seja confessá-la”.

Perguntas frequentes sobre o significado de inerente

O que é inerente exemplo?

Podemos dizer que a ação de voar é inerente aos pássaros.

O que é inerente sinônimo?

Inerente é algo que está unido intimamente, é aquilo que diz respeito ao próprio ser. Inseparável é um bom sinônimo.

Qual o contrário de inerente?

Dissociável, ou seja: separar o que está unido.

Confira o significado de outras palavras

Significado de detrimento
Qual é o significado de girassol?
O que significa resiliência?

Responder

18 − doze =

43 − = 35