Significado de Amoroso: O que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de amoroso?

Quer conhecer o significado amoroso? Então, leia até o fim, e confira tudo aqui!

A palavra amoroso deriva da palavra amor. Então, vamos entender um pouco sobre o amor para poder falar da palavra amoroso em si.

O que é o amor?

Amor é uma palavra derivada do latim amore, que significa uma emoção ou sentimento, que faz com que a pessoa deseje o bem a outra pessoa ou a alguma coisa.

A palavra amor gera até hoje, diversas discussões sobre o que efetivamente significa, e como se obtém esse amor.

Fato é que uma palavra tão pequena gera tantas emoções diferentes. O amor pode ser de paixão, de desejo, de querer bem, de amizade e até mesmo de carinho.

A ideia que o verbo amar nos traz, é a de querer bem um outro alguém, compreender suas falhas e seus defeitos, entender os seus sentimentos, seus medos, e sempre querer a felicidade daquela pessoa.

O ato de amar pode ser de forma romântica ou não, pode vir de uma amizade ou de um vínculo familiar.

O amor para a filosofia possui três definições independentes de amor.

  1. A primeira é o amor Eros. Definido por Platão como um amor ligado à ideia do desejo/do querer. Por fim, o significado amar alguém é almejar fortemente aquela pessoa.
  2. A segunda é o amor Filos. Defendido por Aristóteles, o amor vincula-se à ideia de alegria. Assim, você se sente alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Por fim, o amor somente vai existir quando o casal for feliz.
  3. A terceira é o amor Ágape. Dentro do pensamento cristão, esse amor se idealiza pela renúncia. Uma atitude de amor para com o outro, é fazer algo sem esperar nada em troca. Ou seja, você renuncia em favor do outro, sem que nada lhe seja dado.

Significado literal do dicionário

forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais.

atração baseada no desejo sexual.

Significado de amoroso

Amoroso pode ser utilizada para pessoas, para atitudes, para coisas, para gestos. Ser amoroso é agir com carinho, com afeto, com paixão, com desejo, sempre pensando mais na outra pessoa do que em você. O ato amoroso é todo aquele que é feito para que outra pessoa fique feliz, atinja a felicidade plena.

Tradução do dicionário

Adjetivo/substantivo masculino – que ou aquele que sente amor, que tem inclinação para o amor

adjetivo – relativo ao amor; que contém ou demonstra amor.

Sinônimo de amoroso

Que é amável e afetuoso: afetuoso, amável, afetivo, carinhoso, afável, meigo, simpático, terno, amigável, gracioso, amorável, encantador, cordial, querençoso, amante e dedicado. A palavra amoroso (a) serve para descrever atitudes, gestos ou até mesmo pessoas. Mas o significado dela permanece sempre o mesmo, que é o de demonstrar ou que contém amor.

Outros significados

Significado de Efémero
Significado de Patroa
Significado de Acertiva
Significado de Olho Grego
Significado de Idem

Responder

17 − 7 =

− 1 = 6