Significado de Idem: O Que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de idem?

Conforme pesquisado, a palavra idem é originária no latim e apresenta como significado “igual”, “o mesmo”, ou “da mesma maneira”. Normalmente, essa palavra é comum em citações bibliográficas, com a finalidade de evitar que se repita o nome do autor.

Se, além de se repetir o nome do autor, e repetir ao mesmo tempo o nome da obra, é utilizada a palavra “ibidem”, que apresenta como significado “em um mesmo local, em uma mesma passagem”.

Mas quando se trata de uma oração, essa palavra é utilizada com a mesma finalidade, o de evitar repetições.

Dentro de uma conversa, quando algum indivíduo tem a intenção de transmitir uma opinião igual à que outra pessoa acabou de falar, mas ao invés de fazer a repetição da mesma frase ou palavra, o indivíduo pode apenas dizer “idem”.

O termo idem foi o que deu origem a palavra “idêntico”. Levando em consideração o simbolismo, a palavra idem tem o sinal (“), sendo um sinal tipográfico que é comum em documentos informais (normalmente que são escritos à mão), para demonstrar que os itens da linha superior são idênticos aos da linha inferior.

Assim, não se faz necessário escrever o mesmo item duas vezes, basta utilizar o símbolo no lugar do item. Veja um exemplo:

Três latas de tinta amarela, marca X

2 “ “ “ azul, marca Y ( nessa situação, as aspas tem o intuito de fazer a substituição das palavras “latas de tinta”).

Quando utilizar a palavra idem

Além de entender o significado de idem, é muito importante entender como funciona o seu uso.

Isso é importante não apenas para saber como utilizá-la quando for escrever, mas principalmente quando for ler algum trabalho no qual é necessário entender as origens da sua referência.

Usa-se o termo idem em resumos, resenhas, TCC, artigos científicos, teses, dissertações e em qualquer outra forma de trabalho na qual se exija um padrão de referenciação numérico.

É importante lembrar também que a palavra idem é comum em citações bibliográficas, com o intuito de evitar a repetição do nome do autor.

Idem ou ibidem: qual usar?

Existem algumas características que diferenciam a palavra idem da palavra ibidem. Um exemplo é que idem é um pronome latino, e ibidem é um advérbio latino.

Idem tem como significado “o mesmo” ou “a mesma coisa”, e ibidem significa “no mesmo lugar, aí mesmo”.

Quando levamos em consideração a utilização dessas duas palavras, é importante ressaltar uma grande diferença. A palavra idem é comum em citações, para fazer a indicação do mesmo autor ou da mesma forma, com a intenção de evitar repetições.

No caso da palavra ibidem, usa-se também em citações, e serve para evitar repetições. Mas tem o sentido de “na mesma obra, página ou capítulo” a que se feez referência anteriormente.

Desse modo, podemos entender que ibidem significa “no mesmo lugar”. Sendo assim, ambas referências estão na mesma passagem e são do mesmo autor.

Confira o significado de outras palavras

Significado dos emojis
Qual é o significado de girassol
O que significa logradouro?
Significado de Yeshua
Avatar Significado
O que é órgão expedodor?

Responder

vinte + 14 =

− 1 = 1