Significado de Deferido: O Que é, Conceito, Definição

Nossa pauta do dia da Semântica Hoje é o significado de deferido. Uma palavra que, sempre, gera muita confusão. Especialmente, para quem não se debruçou um pouco mais de tempo, sobre o seu sentido.

Novamente, nós temos uma palavra que depende do contexto onde está inserida. Isso, pois ela sempre fará referência a um objeto. Mesmo que ele esteja fora da oração, tendo se apresentado anteriormente.

Logicamente, que a palavra possui um sentido por si só, classificando o objeto. Mas ela, necessariamente, precisará se referir a ele quando for usada. Seja na frase onde ela se emprega, seja fora dela.

Assim, passaremos por todos os significados de deferido em nosso texto. Explicando, detalhadamente, cada um deles. E os relacionando entre si.

Além disso, vamos explicar a origem da palavra e como devemos empregá-la em nosso dia a dia. Sendo assim, fique com a gente e tenha uma boa leitura.

Do que se trata o significado de deferido?

Em primeiro lugar, nós devemos lembrar que deferido não é a forma radical de uma palavra. Em outras palavras, ela não é o aspecto original (a raiz, de onde se origina o termo radical) com que ela se apresenta no dicionário, por exemplo.

Assim, deferido é o particípio passado do verbo deferir. O que, dentro da língua portuguesa pode colocá-lo como um substantivo, sob alguns aspectos. Sendo assim, ele pode assumir dois aspectos, possuindo o mesmo significado.

Deferir significada dar um parecer favorável em relação a alguma coisa. Ou seja, quando se faz uma solicitação, ao você aprovar, ela vai ser deferida.

Assim, entendemos que quando deferimos algo, está dando aprovação para que haja o prosseguimento. Ou, então, que houve concessão para o seu requerimento.

Onde deferido é usado?

Usamos esse termo quando vamos nos referir, dentro de uma instituição, a um pedido para um superior hierárquico. Nesse caso, um subordinado utiliza desse recusro, para soliciatr permissão de seu superior

Dessa maneira, esses pedidos, de maneira geral, finalizam com um pedido de deferimento. Ou seja, uma permissão para que eles sejam levados a diante.

Assim como em qualquer pedido, existem duas respostas possíveis a essa solicitação. Ele pode ser aceito; o que quer dizer que o pedido foi deferido.

Nesses casos, a resposta pode ser, simplesmente, deferido, visto que o significado de deferido contém uma carga muito forte em si. Já que concorda com tudo o que foi dito. Assim, basta essa palavra e uma assinatura do superior, para que o documento tenha validade.

No entanto, caso o pedido não seja aceito, a resposta é que ele está indeferido. Novamente, com a assinatura do responsável, para atestar a sua validade.

No entanto, nesses casos, pode ser que a resposta não seja tão curta assim. Apesar de haver a possibilidade de o superior, simplesmente, escrever, indeferido.

No entanto, quem discorda, discorda de algo. Ou seja, existe alguma coisa naquela solicitação que a impediu de continuar.

Dessa forma, o superior, geralmente, escreve, também, o que é necessário que seja feito para que o pedido seja deferido. Ou então, o porquê ele não será deferido, visto que o pedido está sendo violado por alguma regra ou política interna ou externa.

De qualquer maneira, essas orientações são mais valiosas do que se imagina. Isso, pois elas são fundamentais para que o solicitante busque o deferimento em seu próximo pedido.

Quais as diferenças entre deferido e diferido?

Essas palavras, geralmente, causam confusão por onde passam. São as chamada parônimas. Ou seja, palavras que possuem grafia ou som parecido (nesse caso, ambos), porém possuem significados distintos.

Devemos observar, sempre, com atenção, esses casos, para não escrevermos errado. Assim, a melhor forma de se praticar o uso de parônimas é a leitura. E não o evita-la do uso delas, como alguns praticam.

Feita essa introdução, vamos diferenciar esses dois vocábulos. Deferido, como você já sabe, significa algo que está aprovado e que, portanto, a pessoa pode prosseguir imediatamente, segundo o planejamento de quem solicitou.

Por outro lado, diferido é algo que está adiado. Mesmo que haja aprovação. Sendo assim, podemos dizer que apresenta o sentido contrário, em muitas das vezes, com a palavra deferida.

Mesmo que o pedido de deferimento explicite que o pedido não é para o momento. Se ele encontra-se protelado, de alguma maneira, podemos dizer que ele foi diferido e deferido. Nesse sentido, os significados não são opostos.

No entanto, existe um sentido, completamente, diferente de deferido. Não porque ele se assemelha a indeferido. Mas porque ele não tangencia essa discussão em nenhum ponto. Ao menos, não diretamente.

Isso, pois ele diz respeito a divergir. Ou seja, alguma coisa que é diversa ou diferente. Nesse sentido, é possível que o superior possa dizer que o pedido não possa ser deferido, pois as opiniões de ambos, em algum momento, tenham diferido.

No entanto, novamente, essa não é uma relação direta entre as palavras. Além de não ser uma explicação muito boa.

Conclusão – significado de deferido

Em resumo, deferido é uma palavra, relativamente curta e, igualmente, fácil de ser falada. No entanto, imensamente impactante.

Isso, pois, quando é pronunciada, indica concordância com tudo o que se solicita. Casos isso não seja verdade, é interessante que seja indicado que o pedido está sendo parcialmente deferido ou deferido com ressalvas.

E, além disso, tais ressalvas devem ser indicadas. Para que não seja nada relegado ao campo da especulação ou da conjectura. A depender da solicitação feita, um mal-entendido pode ter consequências bem sérias.

Assim sendo, quando existe uma discordância muito grande, o mais comum é que a solicitação seja indeferida mesmo. E o mais adequado é que sejam explicadas as razões pelas quais o pedido está sendo negado.

Afinal, ninguém está em uma organização para receber pedidos descabidos ou ter as suas solicitações negadas o tempo todo. Logo, é interessante que seja feito um esforço, de ambas as partes, para que o trabalho flua.

Por isso, é importante que exista comunicação. E, para uma boa comunicação, um bom vocabulário é fundamental. E usá-lo corretamente é essencial para que os pedidos sejam executados.

Confira o significado de outras palavras!

Significado de soberba
O que significa retificar?
Qual é o significado de altruísmo?

Responder

oito − 7 =

95 − 91 =