Significado de Demagogia: O Que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de demagogia?

Significado de demagogia – Conforme pesquisa, a palavra demagogia tem origem grega e seu significado é “arte ou poder de conduzir o povo”. Sendo assim, é um conceito e forma de pensamento ou atuação política, na qual apresenta-se um explícito desejo de agradar ou manipular a população.

Seja como for, é um conceito repleto de promessas que, muito possivelmente, não se cumprirão, intencionando apenas a conquista do poder político.

Dessa forma, podemos levar em consideração que o significado de magogia apresenta, normalmente, um sentido negativo.

Um discurso demagógico, é considerado o contrário da argumentação. Pois a argumentação visa anunciar somente ideais racionais e sensatas sobre algum assunto, sem que haja a influência do ouvinte.

No caso do discurso demagógico, ele é normalmente pronunciado em campanhas eleitorais, com recursos que apresentam técnicas poderosas de oratória, que vão estimular e tentar o eleitorado a dar o seu voto.

As pessoas que praticam a demagogia, chamam-se de demagogos. São eles que tentam conquistar a simpatia dos indivíduos, utilizando de mentiras, distrações e até mesmo emoções, escondendo as verdadeiras vontades.

Se levarmos em consideração o sentido mais específico da palavra, demagogia deve ser uma forma de governo que se manifesta a partir da crise, ou da decadência de um sistema que é governado pelo povo.

Inicialmente, a demagogia como uma maneira de conduzir a população, não apresentava um sentido negativo, em conformidade com os desejos do demagogo.

Mas, na Grécia Antiga, Aristóteles e Platão apresentaram a demagogia como um risco para um sistema de governo do povo. Confira abaixo mais sore o significado de demagogia e muito mais.

Aristóteles e a demagogia

No livro “A Política”, Aristóteles apresentou a demagogia como a corrupção da democracia, da mesma forma que a tirania equivalia a corrupção da monarquia.

Até mesmo um ótimo rei poderia se transformar em um tirano, acaso a bajulação dos seus servos o fizesse ele pensar apenas em si mesmo, deixando de pensar no seu povo.

Os enaltecimentos exagerados dos cortesãos, poderiam o rei pensar que apenas o seu bem-estar era considerável. Assim sendo, além de ser corrompido, o rei era manipulado para que existisse o benefício dos seus servos bajuladores.

Nos dias atuais, isso acontece da mesma maneira.

A democracia se corrompe por ação da demagogia, quando alguns indivíduos e elementos das classes políticas (podendo se comparar com os cortesãos do passado), utilizam de estratégias para enganar o povo, ao invés de servir a soberania dele.

Através de promessas que não se cumprirão, apenas para se beneficiar.

Significado de demagogia – Exemplos

Já que a demagogia é um estilo político ou um conjunto de técnicas, é possível listarmos alguns exemplos das estratégias de persuasão que os demagogos utilizam:

  • Bajulação: a bajulação nada mais é do que elogiar, prestigiar um indivíduo com a intenção de que o mesmo dê algo em troca.
  • Falácia: a falácia significa engano. Dessa forma, são alegações que se passam por reais, mas que levam os indivíduos ao equívoco e decisões ruins. Um exemplo é fazer com que a pessoa considere que viver na miséria é ruim, mas isso não quer dizer que ela concorde com a nova política econômica.

Confira o significado de outras palavras

Significado dos emojis
Qual é o significado de girassol?
O que significa logradouro?
Significado de avatar
Yeshua significado
O que é órgão expedidor?

Responder

64 + = 71