Significado de Reciprocidade: O Que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de reciprocidade?

O significado de reciprocidade é mutualidade. Trata-se de um substantivo feminino que representa a característica daquilo que é recíproco. A reciprocidade significa o dar e o receber. Portanto, é algo necessário para que exista a qualidade nas relações entre pessoas.

Trata-se de algo particular que apresenta um grande valor na sociedade. Pois, conforme a psicologia social, considera-se mútuas as relações, que colaboram na conservação das normas sociais.

É um conceito que se encontra presente em diversas religiões e culturas, sendo apresentada como um regulamento essencial, para que exista uma convivência mais saudável.

Além de ser essencial para se definir as normas morais que conduzem as atitudes.

A reciprocidade apresenta o princípio capaz de determinar a conhecida Regra de Ouro, “não devemos fazer com os outros, aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco.

Além de ser necessária no relacionamento amoroso, ela também se faz essencial dentro das amizades.

Cada indivíduo deve ter capacidade de retribuição dos sentimentos de amizade e de amor relativas a outros indivíduos.

Do mesmo modo que deve ter a capacidade de retribuir e demonstrar esse sentimento através das atitudes, e não só das palavras.

Se levarmos em consideração o contexto linguístico, a palavra reciprocidade significa a relação que existe entre duas palavras que apresentam sentidos opostos. Contudo, elas devem ter uma conformidade mútua, igual acontece com comprar-vender.

Ela também é muito importante dentro das questões das relações internacionais. E ocorre se algum país específico dá e recebe as vantagens ou direitos para algum outro país.

Significado de reciprocidade bancária

Significa a aceitação e a liberação de empréstimos e créditos para clientes que contribuem para a instituição bancária de alguma forma.

E que, geralmente, dão prioridade para serviços de depósitos, ordens de pagamentos, cobranças, câmbio, entre outros.

Sendo assim, o significado de reciprocidade bancária é um estímulo (ausência de tarifas bancárias), da parte do banco, ao cliente que tenha um saldo significativo na conta corrente. Ou que faça utilização intensa de alguns dos serviços da instituição.

As relações humanas e a reciprocidade

Levando em consideração o ponto de vista filosófico, a palavra reciprocidade pode ser determinada como o pensamento intelectual, que torna possível a compreensão da existência do outro no mundo, incluindo-o na sua realidade.

No contexto das relações interpessoais, como no amor e nas amizades, a ideia da reciprocidade se aplica na capacidade de ser correspondido nos sentimentos.

Para que se torne possível manter as relações de amor ou de amizade, é necessário que a reciprocidade esteja presente.

Isso porque todos devem ter a capacidade de corresponder às outras pessoas, todos os sentimentos e atenção que receber.

Mas, corresponder com ações, não apenas com palavras. Um exemplo desse tipo de situação, é quando algum amigo seu solicita a sua ajuda, mas você não se faz presente para ajudá-lo.

Dessa forma, conforme o tempo passar, ele vai perceber que a amizade entre vocês não é correspondida, e que é uma amizade não recíproca. Da mesma forma que pode acontecer no amor.

Confira o significado de outras palavras

Significado dos emojis
Girassol significado
O que significa logradouro
Qual é o significado de Yeshua
Significado de Avatar
O que é órgão expedidor

Responder

nove + um =

13 + = 14