Significado de Corpus Christi: O Que é, Conceito, Definição

Nesse nosso artigo, da Semântica Hoje, nós falaremos do significado de Corpus Christi. Uma expressão que se torna bastante comum em tempos de quaresma e de Páscoa.

Além disso, essa expressão é evocada, frequentemente, em cerimônias católicas, durante o ano todo. Mesmo que de maneira mais sutil.

E, como estamos falando de tradições milenares, elas, ao longo dos séculos adquiriram diversos significados. E, dessa maneira, trataremos deles hoje, com toda a profundidade que eles merecem.

Como não poderia deixar de ser, nós também, falaremos dos contextos onde se usam essas palavras. De acordo com as introduções que nós já demos acima.

Por fim, nós falaremos da etimologia dessa expressão. E como ela, desde o seu surgimento, foi adquirindo novos significados, ao longo dos anos. Fique com a gente para conhecer mais sobre a nossa Língua Portuguesa.

Qual é o significado de Corpus Christi?

Corpus Christi é uma expressão que veio do latim. Como você pode ter adivinhado, ela significa, literalmente, Corpo de Cristo. Ou seja, não se trata de um falso cognato.

Ela é usada, principalmente, em dois momentos. A mais conhecida é a celebração que acontece 60 dias após o domingo de Páscoa. Assim, sempre cai em uma quinta-feira.

Além disso, a expressão, também, se usa para designar a própria eucaristia. Ou seja, um sacramento que indica que o corpo de Cristo é presente na hóstia, ofertada nas celebrações.

Em alguns lugares, a data é conhecida como Corpus Domini. Essa expressão pode ser traduzida como corpo de Deus. Apesar de que não existe tradução literal pra Domini. Essas palavras também servem para designar a eucaristia.

O objetivo dessa festividade é celebrar a Última Ceia. Que, pela tradição cristã, ocorre na Quinta-feira Santa.

Como surgiu o Corpus Christi?

Diferentemente do que podemos pensar, o Corpus Christi é uma tradição muito mais posterior que a Páscoa. Apesar de estar ligada a ela. Ela surgiu em 1264, por meio da bula papal de Urbano IV.

Segundo o bispo, quando ainda era padre, na Bélgica, teve contato com uma freira que viria a ser conhecida como Santa Juliana. Por meio de visões, Juliana afirmava que Cristo lhe dissera que a eucaristia deveria ser celebrada com honra.

Essa ideia ficou na cabeça do religioso e se intensificou com o episódio do Milagre de Bolsena. Nessa ocasião, quando um padre, que tinha dúvidas sobre a transubstanciação, partiu a hóstia, essa começou a verter sangue.

Após esses eventos, Urbano IV instituiu a festividade do Corpus Christi. De Roma, se espalhou por toda a Europa. E, com a chegada dos portugueses ao Brasil, chegou às Américas.

Por que as datas variam de ano para ano?

As datas dessa e de outras festividades cristãs variam, de ano para ano, pois elas estão ligadas à Páscoa. Dessa maneira, caso a Páscoa varie, todas elas variam também.

A data da Páscoa varia, de acordo com as estações do ano e as fases da Lua. Sendo assim, celebra-se ela no primeiro domingo, após a primeira Lua Cheia, depois da entrada da primavera, no Hemisfério Norte. Ou do outono, para nós.

Assim, datas que acontecem antes, como o Carnaval, variam entre fevereiro e março. E datas após a Páscoa, como Pentecostes e Corpus Christi, variam entre maio e junho.

A data é comemorada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Que, por sua vez, é no domingo seguinte a Pentecostes. Que ocorre, sempre, 50 dias após a Páscoa.

A tradição dos tapetes

Um ponto marcante do dia de Corpus Christi é a produção de tapetes nas ruas, utilizando-se de serragem (das mais diversas cores), sal, farinha, pó ou borra de café e outros materiais coloridos.

A razão de ser deles é mais do que a simples estética. Os tapetes servem para simbolizar o caminho pelo qual o corpo de Cristo passará.

Essa tradição dos tapetes remonta à própria instituição da data. No entanto, com certeza, os materiais mudaram, visto que café e sal eram muito mais caros na Idade Média. Além de que papel laminado e tampinhas de garrafa não existiam na época.

Um significado nem tão latim assim

Como você viu, o significado de Corpus Christi vem do latim. Mas parte dessa palavra, não vem desse idioma.

Isso pois a palavra Cristo, vem, diretamente, do grego. Na verdade, da palavra, kráistos. Ela se traduz como ungido. Isso pois o nome de Jesus, originalmente, era Emanuel Filho de José.

O próprio nome de Jesus passou por um processo de helenização. Já que a letra j surgiu do grego.

De fato, o latim e o grego são bastante presentes em diversos termos advindos do cristianismo. Isso pois eles eram os idiomas mais cosmopolitas nos primeiros séculos da Igreja.

E, assim, contribuíram para a popularização da religião. Chegando a todo o planeta e resistindo até os dias de hoje. Onde, desde o século XX, conversa em todos os idiomas, onde as igrejas se fazem presentes.

Confira o significado de outras palavras

Significado dos emojis
Qual é o siginificado de girassol?
O que significa logradouro?
Yeshua significado
Significado de avatar
O que é órgão expedidor?

Responder

quinze + 3 =

5 + = 15