Significado de Altruísmo: O Que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de altruísmo?

O assunto que discutiremos nesse texto é o significado de altruísmo. Isso, pois essa é uma palavra que, por diversas vezes, não se define por si só.

Você mesmo já deve ter feito uma definição desse tipo, sem querer. De fato, muitos definem o altruísmo como o contrário de egoísmo. Essa não é uma definição errada, mas apresenta alguns problemas.

Por isso, falaremos sobre eles ao longo do texto. Mas esse não será o nosso único tópico. De fato, falaremos, principalmente, sobre os significados de altruísmo. E explicaremos como cada um deles se relaciona com os outros e com o contexto da palavra.

Além disso, mostraremos como ela se originou e as alterações que passou, ao longo da história. E, por fim, como essa palavra se relaciona com o nosso cotidiano. Fique com a gente para saber mais.

Do que se trata o altruísmo?

Vamos começar a explicar o significado de altruísmo através de suas definições. E, para isso, vamos começar a explicar o problema que relatamos na introdução.

De fato, existe um problema em definir o altruísmo como o oposto do egoísmo. E problema reside no fato de que definir algo como o oposto de outra não é definir. Mas, apenas, complementar o outro conceito.

Isso, pois implicaria que você deve entender o que é o egoísmo e compreender, ao menos um de seus significados antes. Para, então, só depois, entender o significado de altruísmo.

Ou seja, quando falamos que o altruísmo é o oposto do egoísmo, estamos dizendo que ele não existe por si só. Mas sim que necessita do egoísmo para se opor à ele.

O que não é verdade. Isso, pois o altruísmo é independente do egoísmo. Não preciso que alguém sofra ou aja com egoísmo, para conhecer o altruísmo.

Assim, podemos defini-lo como uma atitude ética que demonstra o interesse pelo próximo. E esse interesse é posto como uma das maiores prioridades do altruísta. Antes mesmo de seu próprio bem-estar e de seus próprios interesses.

Além disso, o bem-estar da pessoa altruísta só é possível quando ela vê outras pessoas bem. Dessa maneira, uma pessoa altruísta só agiria movida por um senso de responsabilidade para com os problemas alheios.

O altruísmo como parte de algo maior

Começamos a sessão anterior falando que não podemos definir o significado de altruísmo, apenas com base na sua relação com outras palavras. No entanto, ele se relaciona com outros conceitos importantes.

O primeiro é a empatia. Afinal, é mais fácil que você se importe com o bem-estar de outra pessoa se você se coloca no lugar dela. Assim, você entenderá o real impacto que uma atitude positiva tem sobre alguém.

Outro valor com o qual o altruísmo se relaciona é com a ética. Com a maior parte dos seus sentidos, aliás.

Isso, pois podemos definir a ética como uma série de regulamentos que devem ser seguidos para garantir o bem-estar de todos. Ou seja, possui os mesmos objetivos do altruísmo.

Para além disso, temos a análise da moral vigente. Ou seja, para o altruísta, não existem barreiras para ajudar o próximo.

Qual é a origem do altruísmo?

Apesar de ser um conceito conhecido desde sempre, o altruísmo, como palavra, só existe há pouco tempo. Tão pouco tempo que é possível definir, exatamente, quem é o seu autor.

Trata-se do filósofo francês Auguste Comte. Sua obra é bastante vasta e conhecida. Assim, dentre ela, existe a caracterização do altruísmo, no ano de 1830. Como palavra e como conceito.

Significado de altruísmo na visão de Comte

Comte o caracterizava como uma atitude de amor ao próximo. Ou, então, como uma ausência de interesse próprio. E, por fim, pode ser definido como agir em prol de outra pessoa. Outra forma que Comte usou para definir o significado de altruísmo é a filantropia. Ou seja, doar um pouco de si para outra pessoa.

Como todas as palavra, independente da língua, o altruísmo foi se modificando. No entanto, seu sentido original permaneceu o mesmo. Ou seja, apenas foram acrescentadas algumas coisas.

O conceito é utilizado pelo filósofo alemão Ludwig Feuerbach, em toda a sua obra. No entanto, aqui, ele o chama de anti-egoísmo. Para ele, o altruísmo é um dos fundamentos de uma sociedade mais justa. Além de ser tida como fundamental para a fé cristã.

O altruísmo ligado à fé

Feuerbach não fez essa afirmação à toa. De fato, é possível encontrar exemplos de altruísmo nas páginas da Bíblia. Nesse sentido, ele é demonstrado em seu sentido de um amor elevado ao próximo. Além de uma doação completa de si.

De fato, no Novo Testamento, é citado que o principal mandamento é amar ao próximo como a si mesmo. E isso vem para consolidar o que havia sido escrito antes, no Velho Testamento.

O cristianismo, aliás, não é a única fé a pregar o altruísmo. Como citamos o Velho Testamento, o conceito, também, está presente no judaísmo. Assim como no islã.

De certa forma, a maioria das religiões prega o altruísmo. Por isso, essas agregam tantas pessoas. Por ser um ambiente onde todos colocam o bem-estar dos outros acima do seu próprio.

É preciso ser Religioso para ser altruísta?

De forma alguma. E isso não é um conceito novo. Desde a criação do termo, o altruísmo não tem a ver, necessariamente, com religião. Isso pois o próprio Comte era ateu.

Sendo assim, podemos dizer que as religiões citam o altruísmo. E, até o incentivam, vistos todos os seus benefícios. Mas não é possível, a elas, criá-lo dentro de alguém.

Assim, qualquer pessoa pode manifestar o altruísmo. Desde que, antes, o reconheça como sendo um elevado valor moral.

Podemos entender que várias religiões pregam o desprendimento de si, para ajudar a outros. No entanto, basta que a pessoa sinta isso, para praticar o altruísmo.

Assim sendo, o altruísmo, apesar de elevado é uma característica, puramente humana. Logo, pode ser manifestada por qualquer pessoa. Independentemente da ação de uma divindade ou força sobrenatural.

Logo, um indivíduo altruísta é aquele que não coloca seus interesses como prioridade. Mas, sim, os dos outros.

Além disso, ele não espera nada em troca. Tendo atitudes desinteressadas, sempre que ajuda.

Confira o significado de outras palavras!

Significado de empatia
Qual é o significado de soberba?
O que significa o nome de Maria?
Significado de deferido
Qual é o significado de assertiva
O que significa reciprocidade?

Responder

17 + dez =

1 + = 11