Significado do Nome Maria: O Que é, Conceito, Definição

No nosso texto da Semântica Hoje, falaremos sobre o nome Maria. Mais especificamente, sobre o significado do nome Maria.

Mas, para além disso, mostraremos as suas origens e como ele foi usado ao longo da história. Nos mais diferentes contextos e momentos. Sendo assim, fique com a gente e tenha uma boa leitura.

Qual é o significado do Nome Maria?

Vamos começar falando sobre o que, literalmente, significa o nome Maria. Esse nome, de origem judaica, quer dizer, ao mesmo tempo, senhora, soberana, pura e vidente. São diversos significados para uma palavra tão curta.

E ela fica ainda mais curta em hebraico, visto que, por muito tempo, não se usavam vogais. Apenas diacríticos, como se fossem acentos. Nesse caso, a palavra ficava com três letras, com diacríticos. Isso, pois, ela era terminada em m.

Qual  a origem do Nome Maria?

Existem diversas fontes sobre a origem do nome Maria. No entanto, todas elas apontam para o nome hebraico feminino Myriam. Ou seja, três vogais e três consoantes. Em hebraico antigo, seriam três letras, com diacríticos, para indicar as vogais.

Myriam significa forte ou exaltada. O que, também, dá o significado de soberana. Porém, existem mais de setenta significados para esse nome. Por se tratar de uma palavra bastante antiga.

Também existe a possibilidade de Maria derivar de outros nomes. Como, por exemplo, o nome Marah, que significa contumaz ou que tem amargura (no sentido próprio do sabor e não do sentimento).

Ainda nos sabores, Marah pode significar azedo, azedume ou acrimônia. Além de significar angústia e aflição.

Também pode derivar do nome Mrym. Esse possui definições diferentes, a depender do idioma. Em egípcio, quer dizer amada de Amon ou amada de Deus.

No entanto, em semítico, significa senhora soberana, no sentido de ser a mulher que exerce o governo de uma nação. Ou, ainda, imperatriz ou rainha. Assim, representa a mulher que ocupa um lugar mais elevado que as outras.

Evolução do nome Maria

Você já sabe que Maria é um dos nomes mais comuns que existem. Seja em português, seja em outros idiomas, com as suas variações. No entanto, nem sempre foi dessa maneira.

Até a Idade Média, esse era um nos nomes menos utilizados. Isso em razão do vínculo desse nome com o divino.

Nessa época, também, começaram a serem atribuídos outros significados de Maria ao nome. Como divina, sobrenatural, sublime, perfeita, encantadora, sagrada.

Os nomes de santos eram pouco utilizados na época. Logo, um nome como tido acima dos santos seria menos usado ainda.

No entanto, como você deve ter percebido, esse tabu já caiu faz algum tempo. Com o passar do tempo, nobres e reis passaram a atribuir esses nomes às filhas. Já que, por muito tempo, a realeza era tida como escolhida por Deus.

E, com o passar do tempo, esse nome se espalhou, até mesmo, entre os camponeses e pessoas comuns. Com o passar do tempo, o poder da realeza foi diminuindo. Logo, a exclusividade de nomes sagrados foi caindo também.

E isso se mostrou como um verdadeiro alívio para pais e mães do mundo todo. Que poderiam, assim, dar o nome de Maria às suas filhas, sem problemas.

No entanto, não estamos falando, apenas, de sua forma comum. Não raro, encontramos o nome Maria em conjunto com outros nomes femininos. Como, por exemplo, Maria Helena, Maria Eduarda, Ana Maria. E, também, a sua forma masculina de Mário.

Maria ao redor do mundo

Como você viu, Maria surgiu do idioma hebraico, sob outra forma. Logo, é normal que o seu nome se altere, com a mudança não apenas do tempo. Mas do próprio idioma. A própria variação para Maria é um exemplo disso.

Dessa maneira, o nome pode ficar, em italiano, alemão ou francês, como Marie. E pode variar para Marion, Mimi ou Manon.

Em inglês, já existe a conhecida vairação Mary. Porém, o nome pode, também, se apresentar como Molly ou May.

Por fim, existe a variação Marian, em russo. Que pode, também, tomar a forma de Macha, que se mostra, algumas vezes, mais comum.

Significado do nome Maria na Bíblia

Na Bíblia Sagrada, o nome Maria aparece 31 vezes. Considerando o tamanho do livro e o espaço de tempo que ele cobre, é uma soma bastante impressionante. Ela aparece nos Evangelhos, nos Atos dos Apóstolos e na Epístola de Paulo aos Romanos.

Talvez as passagens mais relevantes são as que apresentam Maria como a escolhida para gerar o filho de Deus. Assim, fica claro o significado de seu nome como ligado ao divino.

No entanto, esse nome não é importante, apenas, na religião cristã. No Islã, a bíblia é tido como um livro muito importante, mas que não é de inspiração divina, como o Corão. Todavia, no Corão, o único nome feminino mencionado é o de Maria.

Quantas pessoas carregam o nome de Maria?

O número, como você deve imaginar, é enorme. No entanto, não existem levantamentos recentes, em uma escala global. Mas nada nos impede de fazer uma estimativa, com os dados que temos.

No Brasil, por outo lado, os censos são mais comuns. Entre os anos 60 e 70 haviam cerca de 2,5 milhões de Marias no país. O que representava, à época 21,27% de toda a população que, um dia, se chamou Maria, no Brasil.

Atualmente, o número é, consideravelmente menor. Existem cerca de 1,11 milhão de Marias em todo o território nacional. Menos de metade do levantamento anterior. E 9,47% de todos os registros de Maria na história do país.

Costuma-se dizer que mulheres com o nome de Maria são persistentes. E, por outro lado, podem ser um pouco controladoras e possuem força de vontade muito grande. No entanto, suas decisões, sempre, são tomadas com muita calma.

É dito que pessoas com esse nome tendem a se sentirem melhor em companhia de outras. Além de serem tranquilas e buscarem a harmonia, a segurança, o afeto e a compreensão.

Por outro lado, elas tendem a serem perfeccionistas e terem um lado artístico forte. Ou seja, tentam buscar o equilíbrio em tudo o que fazem. Afinal, o significado do nome Maria traz muitos sentidos um pouco conflitantes entre si.

Confira o significado de outras palavras!

Significado de TBT
O que significa resiliência?
Qual é o significado de cringe?

Responder

5 + 5 =