Significado da Páscoa: O Que é, Conceito, Definição

Em nosso texto do Semântica Hoje, mostraremos o significado da Páscoa. Tanto o etimológico quanto o cultural. Além disso, explicaremos como diferentes culturas a celebram.

Logicamente, que iremos para além do óbvio, visto que a maior parte das pessoas conhecem a Páscoa e a sua importância. Seja a importância religiosa ou para o comércio, vista a grande quantidade de chocolate vendida nessa época.

Por isso, nos aprofundaremos nesse texto. Para que você conheça todos os contextos da Páscoa hoje. Fique com a gente para saber mais.

Qual é o significado da páscoa

A Páscoa é uma importante celebração para todas as denominações do cristianismo. Mas, além disso, ela se coloca como a mais importante celebração. Mais até do que o Natal.

Isso porque o cristianismo se reúne em torno do sacrifício de Cristo, para redimir a humanidade. Fato esse que ocorreu na Páscoa.

Além disso, é celebrada ressurreição de Jesus. Ou seja, desde sempre, a Páscoa é uma celebração de renascimento.

Assim, não é possível falar do significado da Páscoa sem falar da origem da palavra. Que acaba por ser mais antiga que a própria religião cristã.

A Páscoa vem da palavra, em latim, Pascha. Que, por sua vez, vem da palavra, em hebraico Pesach ou Pessach. Que aliás, são usadas até hoje.

A palavra quer dizer passagem. E, em um segundo sentido, pode significar renovação  ou transformação.

A passagem, em seu sentido original se referia à saída dos israelitas do Egito. E está descrita no livro do Êxodo. Assim, a Páscoa, para os judeus é uma celebração da liberdade que conquistaram há muitos anos.

Partindo para o Novo Testamento, temos a passagem da vida para a morte e, novamente, para a vida. Ou seja, o renascimento de Jesus.

Que dia cai a páscoa?

Segundo o calendário cristão, a Páscoa cai no final da chamada Semana Santa, a encerrando, enfim. Segundo a Igreja Católica, essas comemorações têm quatro dias.

Elas, então, começam na Quinta-feira Santa, com a Santa Ceia. Após isso, segue-se a Sexta-feira da Paixão (ou Sexta-feira Santa), onde ocorre o martírio e crucificação de Jesus. Ou seja, a primeira passagem.

No Sábado de Aleluia, é celebrada a ressurreição propriamente dita. E, no Domingo de Páscoa, é o seu aparecimento para os discípulos e o cumprimento de sua missão. Encerrando, assim, as comemorações da semana de Páscoa.

A Semana Santa, assim, marca o final da Quaresma. Nesse período, os fiéis devem permanecer 40 dias realizando penitências e jejum.

No entanto, essas práticas podem variar. Algumas pessoas não levam o jejum tão a sério. Todavia, de maneira geral, essa época permanece como um período de reflexão.

Obviamente, não existem registros de quando, de fato, ocorreu a crucificação, morte e ressurreição de Jesus. Logo, a definição da data da Páscoa foi feita posteriormente, no Primeiro Concílio de Niceia, em 325 E.C.

Dessa maneira, ela seria comemorada no primeiro domingo, após a primeira lua cheia, depois do equinócio da primavera no Hemisfério Norte. Ou outono, no Sul.

A escolha da data se presta a duas razões. A primeira é substituir celebrações pagãs da primavera. E, em seguida, celebrar a ressurreição da natureza em conjunto com a de Jesus.

Assim, a Páscoa se mostra como uma data móvel. Ou seja, no calendário, ela, nem sempre, ocorre no mesmo dia. Assim como o carnaval, que está ligado à própria Páscoa.

No entanto, existe um período para que ela ocorra. Assim, ela nunca ocorre antes de 22 de março e nunca depois de 25 de abril.


Páscoa pelo mundo

Como a religião cristã se espalhou pelo mundo, a Páscoa é comemorada em vários países. Com algumas pequenas mudanças.

Na Espanha, ela é chamada de Pascua. Enquanto que na Itália, é Pasque. E, na França, recebe o nome de Pâsques. No entanto, o significado da Páscoa (como palavra ou celebração) continua o mesmo.

Significado da páscoa judaica

Como dissemos, as celebrações da Páscoa tiveram início com o povo judeu. Sob os nomes de Pesach ou Pessach, que já citamos antes, no início do texto.

Segundo a tradição, a saída do Egito, pelo povo judeu ocorreu em 1280 a.E.C. No entanto, se trata de uma celebração com data fixa. Ao menos relativamente.

A Páscoa judaica ocorre no dia 14 do mês de Nisan. No entanto, se trata de um calendário lunar, com tamanho um pouco menor que o solar, adotado no mundo todo. Assim, a data muda um pouco, de ano para ano.

Nas celebrações da Páscoa, são servidas refeições parecidas com aquelas consumidas na época. E, como tinham de ser feitas com pressa, essas eram mais simples. Geralmente, carne e pães sem fermento.

Quais são os símbolos da páscoa?

Depois de saber o significado da Páscoa, vale a pena conhecer a origem e significado de alguns de seus símbolos. E ela possui muitos. Como qualquer celebração religiosa, na verdade.

No entanto, a maior parte deles vem do sincretismo com outras crenças. Crenças pagãs mais antigas, para que a Igreja pudesse ter maior aceitação dos povos locais.

O coelho como animal símbolo da Páscoa, por exemplo, conseguiu esse posto já há muito tempo. Isso em referência a festas feitas por povos pagãos (especialmente celtas) em comemoração ao início da primavera.

Assim como outros animais se tornam mais ativos nessa época do ano, o coelho representava o ressurgimento da vida. E da fertilidade, pois a sua taxa de reprodução é altíssima.

Falando em em início de uma nova vida, os ovos também seguem esse mesmo raciocínio. Porém, nesse caso, é um pouco mais difícil dizer qual povo começou com esse costume.

De qualquer maneira, entre diversas civilizações, era comum dar ovos de presente aos amigos. Para que essa nova vida que se inicia fosse mais feliz. E essa é a orgiem dos ovos de Páscoa.

No entanto, devemos lembrar que se tratavam, por muito tempo, de ovos de galinha ou outra ave. O chocolate veio posteriormente, das Américas. E, apenas no século 20, foi usado para se fazer esse doce tão característico.

A Páscoa, de fato, tem sentidos diferentes, para diferentes culturas. Assim, é normal que o significado da Páscoa, como passagem possa significar coisas diferentes.

Confira o significado de outras palavras!

Significado de perfeição
O que significa genocida?
Qual é o significado de comorbidade?

Responder

13 + 11 =

45 + = 50