Significado de TBT: O Que é, Conceito, Definição

Hoje, nós falaremos sobre o significado de TBT. Um termo que você, com certeza, já tem algum conhecimento.

No entanto, como qualquer vocábulo da língua portuguesa, ela possui muito mais história por trás de si. E, talvez, mais significados.

Além disso, o próprio significado de TBT abre caminho para diversos outros termos que se referem à mesma esfera de influência. Especialmente, dentro do ambiente virtual, onde TBT é mais usado.

No entanto, usamos a palavra (ou, no caso, expressão), inclusive, fora das redes sociais e blogs. Não raro, ouvimos em conversas casuais. Perfeitamente integrada às frases mais comuns.

Por isso, falaremos de todas as aplicações do significado de TBT. E de outros termos que são comuns, no mesmo contexto. Fique com a gente para saber mais.

Qual é o significado de TBT?

Em primeiro lugar, existem diversas grafias para TBT. Além da que já utilizamos, pode ser usado o Tbt ou, ainda, tbt, que é mais utilizado nas redes sociais.

Trata-se, de um sigla, em inglês. A sua expansão é, então, Trowback Thursday. E podemos traduzir como quinta-feira do regresso ou quinta-feira do retorno. No caso, a hashtag #tbt se refere, especificamente, a um retorno no tempo.

Assim, usamos essa hastag, em redes sociais, para indicar que as fotos, textos ou vídeos se tratam de mídias antigas. Ou, então, elas remetem a um momento nostálgico. Especialmente, para quem está postando.

De fato, a intenção não é, apenas, mostrar fotos antigas. Mas, sim, recordações de bons momentos, que são caras para as pessoas.

Por conta de seu nome, o dia onde se recomenda usar a hashtag #tbt é a quinta-feira. No entanto, muitas pessoas utilizam a hashtag em qualquer outro dia.

Isso pois o trowback ganha mais destaque que o thursday. Afinal, quintas-feiras nós temos toda a semana. E bons momentos acabam sendo mais raros. Por isso, possuem um maior apelo junto às pessoas.

Qual é o significado de TBT nas redes sociais?

As redes sociais é o ambiente de onde o surgiu TBT. E é onde mais podemos utilizá-lo. Basta que jogue o termo em uma busca, para que milhares de resultados despontem. Todos eles recentes.

Ou seja, o seu uso, já há anos, está em alta. E, por representar um evento cíclico, ela é realimentada a cada semana. Poucas palavras podem se servir dessa exposição massiva e regular.

Assim, quando alguém utiliza essa hashtag, significa que o conteúdo já apareceu em outro lugar, anteriormente. Mesmo que não tenha sido em um meio digital.

E as aplicações são muitas. Desde uma foto mais antiga do seu Twitter ou Instagram, uma música mais nostálgica ou a gravação de um evento que te marcou.

Mas, também, pode ser aquela foto de família que você acabou de escanear. Ou um trecho de um livro que possui muito significado para você.

Alguns perfis também podem utilizar a hashtag para marcar eventos históricos. Especialmente, se eles representam algum órgão, empresa ou instituição.

O uso da hashtag é um pouco mais antigo do que você possa imaginar. No Twitter, ela já era utilizada desde o ano de 2012. E, hoje, em dia, podemos usálo em toda e qualquer rede social. Como o Instagram ou o Facebook, por exemplo.

Dentro das redes sociais, você pode utilizar a hashtag #tbt, para que você recorde qualquer acontecimento do seu passado. Desde que tenha sido importante para você. E, se for para outra pessoa, basta marcá-la na publicação.

A hashtag deve estar na legenda da mídia. Ou no início, caso se trate de um texto. De fato, não existem restrições, quanto ao tipo de mídia que pode ser postado.

Significado de TBT fora da internet

Sabemos que a internet é o local d nascimento de diversas palavras e expressões novas. Isso se dá por diversas razões.

Em primeiro lugar porque ela consegue congregar mais pessoas que qualquer arena ou estádio de futebol. Assim, basta que algo direcione essa grande massa de pessoas, para que alguma coisa seja crida.

Em segundo lugar, ela, por natureza, é democrática. Tanto acadêmicos quanto adolescentes podem criar. E, esses últimos, assim como muitas pessoas que não usam um português consolidado, estão livres para inventar termos e palavras novas.

Mas, assim como outras palavras, o TBT não ficou relegado às redes sociais. Muito pelo contrário. Em conversas, ele pode ser ouvido.

Algumas vezes como substituto de recordação. Ou, então, de reviver algo. Seja, apenas, relembrando ou, então, fazendo algo de novo.

Na prática, esse comportamento existe porque o ser humano gosta de relembrar. E, de fato, nossas memórias são muito melhores do que os acontecimentos que elas retratam. Por isso, a nostalgia é um sentimento que todos possuem, em maior ou menor grau.

E isso serve tanto para o uso do TBT quanto para pessoas que, ainda, possuem o hábito de olhar álbuns de fotos.

Outras expressões semelhantes

Como dissemos, o TBT é mais utilizado nas quintas-feiras. No entanto, muitas pessoas a utilizam a qualquer hora que queiram expor suas recordações. Independentemente do dia da semana.

No entanto, como nostalgia não tem hora para bater, existe variações do TBT. E essas servem para você indicar as suas lembranças a qualquer dia. São elas:

  • #MondayMemories: esse termo pode ser traduzido como Memórias de Segunda-feira, para dar um início à sua semana;
  • #TakeMeBackTuesday: cuja tradução livre significa Me Leve de Volta de Terça-feira, com uma nome que chega a ser poético;
  • #WaybackWednesday: que nós traduzimos, para o português, como Caminho de Volta de Quarta-feira ou, ainda, Quarta-feira de Muito Tempo Atrás;
  • #FlashbackFriday: que é traduzível como Recordação de Sexta-feira ou, então, simplesmente, Flashback de Sexta-feira.

Como você viu, não existe uma hashtag para o sábado ou para o domingo. Visto que esses dias são mais recomendados para que você construa a suas recordações, em lugar de relembrá-las.

Esse é outro ponto importante. O TBT é utilizado para que mostre recordações que aconteceram a qualquer dia da semana. E não, apenas, na quinta-feira.

O fato é que o TBT é uma expressão que já faz parte de nossas vidas. Inclusive com sua pronúncia aportuguesada de tebetê.

Confira o significado de outras palavras!

Significado dos emojis
O que significa resiliência?
Qual é o significado de comorbidade?
Significado de corpus christ
O que significa luxúria?
Qual é o significado de analogia?

Responder

4 × três =

56 − = 46