Significado de Antagonista – O Que é, Conceito, Definição

Significado de Antagonista

No nosso artigo do Semântica Hoje, mostraremos qual é o significado de antagonista. Uma outra palavra que, muitas vezes, acaba por confundir as pessoas, quanto ao seu uso.

Além disso, os seus significados são, em diversas ocasiões, confundidos com os de outras palavras. Isso porque possuem sentidos muito parecidos. Dessa forma, nosso objetivo principal, aqui, é o de desfazer esses mal-entendidos.

Mas ele não é o único. Pretendemos, dessa forma, destrinchar todos os significados de antagonista. Bem como os contextos em que são inseridos, dando sentido a eles.

Além disso, investigaremos as origens dessa palavra, até os dias de hoje. Fique com a gente para entender, melhor, o significado de antagonista.

Qual é o significado de antagonista?

O significado de antagonista implica, na maior parte das vezes, na presença de duas pessoas. O antagonista e o seu objeto em questão.

Isso porque o primeiro significado de antagonista, pelo dicionário, é aquele que luta com outra pessoa. Ou seja, é fundamental que existam duas pessoas em oposição, para que exista um antagonista.

Assim, o sentido de antagonista é o mesmo de adversário. Ou, até mesmo, o significado de opositor.

Dessa forma, o antagonista existe, sempre, em oposição a alguém. Seja essa oposição voluntária ou imposta por alguém ou por uma circunstância.

Leia também:

Qual é o significado de sororidade
Significado de retificar
O que significa deferido

Significado de antagonista na literatura

Na literatura, temos algumas figuras que são comuns em diversas obras. Mesmo que, em alguns casos, eles não sejam tão fáceis de se identificar.

Temos, em primeiro lugar, o protagonista. Ele é o personagem central da história e quem mais se transformará ao longo dela. Muitas vezes, ele é cercado de personagens coadjuvantes ou de apoio.

Além disso, é possível que se tenha a figura do deuteragonista. Esse, a princípio, parece-se com um coadjuvante. Mas acaba por dividir o protagonismo com o personagem central.

Assim, temos o antagonista do personagem principal. Ele é quem se opõe ao protagonista, o impedindo de prosseguir. Por vezes, é chamado de sombra.

O antagonista, na literatura, pode ser outra pessoa, uma força, natural ou sobrenatural, a sociedade ou o destino. Em alguns casos, ele pode ser um mentor ou, até mesmo, o próprio protagonista, que deve resolver uma questão interna.

No entanto, o papel do antagonista não é, apenas, o de vilão da história. Ele se mostra fundamental, em qualquer trama estruturada.

Isso pois é ele quem inspira os ideais heróicos no protagonista da história. Mesmo que isso esteja alheio à vontade do antagonista.

Sendo assim, uma boa história, deve ter um antagonista. Isso porque ele é quem gera as ações, enquanto o herói da história reage. Mesmo que, novamente, essas ações e reações não sejam, totalmente, intencionais.

Antagonista na saúde

Existe também, mais de um significado de antagonista na saúde. O primeiro é encontrado no campo da anatomia.

Ele diz respeito a algum componente do corpo que, embora se encontre em uma região (fisiológica ou anatômica) comum, exerce atividade oposta. Ou, então, opera em um sentido contrário.

No entanto, no campo da odontologia, o sentido é um pouco diferente. Como ela lida com diversos componentes da mecânica dos corpos, o sentido de antagonista é aquele que se articula em uma direção contrária. No caso, em relação a uma articulação da qual estejamos falando.

Nesse sentido, temos a definição de músculo antagonista. Ele é aquele que desenvolve um deslocamento em oposição a outro. De maneira semelhante ao sentido que encontramos no campo da odontologia.

Por fim, na farmácia, temos o sentido de uma substância que se destina a inibir a ação de outra. Seja ela um medicamento ou qualquer outra. Mesmo substâncias produzidas pelo próprio corpo humano.

Outros significados de antagonista

Já falamos que antagonista se apresenta, na maior parte das vezes, como um substantivo. Aliás, um substantivo de dois gêneros, visto que pode vir acompanhado tanto de artigos no feminino quanto de artigos no masculino.

No entanto, ele também pode se apresentar como um adjetivo. Assim, ele se refere a substantivos que apresentam oposição a algo ou a alguém. Ou, então, que, simplesmente, se movimentam em uma direção contrária.

Qual é a origem do significado de antagonista

A maior parte das palavras da Língua Portuguesa vêm do latim. Isso pois o português é uma língua latina.

No entanto, temos, também, uma grande influência da cultura grega no Ocidente. Assim, muitas palavras de nossa língua sofrem influência desse idioma.

É o caso da palavra antagonista. Ela vem do grego antagonistés. Que, por sua vez, significa oponente, opositor ou rival.

Ou seja, a palavra mantém, praticamente, o mesmo significado. Desde a sua origem, já há alguns séculos.

Assim, podemos entender que suas modificações foram poucas. Talvez, o caso que mais mereça a nossa atenção é quanto à palavra rival.

Isso pois um rival, não necessariamente, se opõe a outra pessoa. Apenas possui interesses em comum. Logo, a disputa pode ocorrer, eventualmente. Mas isso é alheio à vontade dos participantes.

Perguntas Frequentes sobre antagonista

O que é ser um antagonista?

Geralmente é interpretado como um adversário, pessoa que se opõe a uma ideia ou a alguém.

Qual o papel do antagonista?

Antagonista é a pessoa que se opõe a alguém ou uma ideia, mas não se deve entender que isso seja negativo, porque isso vai depender das circuntâncias em que ocorre o antagonismo.

Qual a diferença entre vilão é antagonista?

Vilão: definido como alguém com más intenções e alguém que é diretamente responsável pelo dano e perigo específico que seu protagonista enfrenta. Antagonista: alguém que se opõe ativamente aos outros , um rival com opiniões e morais diferentes.

+ posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

29 − 28 =