Significado de Analogia: O Que é, Conceito, Definição

Em nosso artigo, na Semântica Hoje, nós falaremos do significado de analogia. Que, diferentemente do que muitos imaginam, é um vocábulo com sentido em si. Apesar de sempre se referir a outros dois objetos. Ou mais.

No entanto, o sentido de analogia não se altera em relação ao contexto. Isso pois essa palavra faz a ligação entre termos, sem se alterar. Ou, tampouco, alterá-los.

No entanto, existe mais de um contexto onde podemos utilizar o termo analogia. Dessa maneira, é possível inferir que exista mais de um significado para essa palavra.

E é, exatamente, isso que abordaremos, quando falarmos de todos os significados de analogia. Além de mostrarmos alguns exemplos de uso dessa palavra.

Também, falaremos um pouco da origem dessa palavra e sua evolução até os dias de hoje. Sendo assim, fique com a gente para conhecer um pouco mais sobre a nossa Língua Portuguesa.

Qual é o significado de analogia?

Analogia é uma palavra, sempre, no gênero feminino, sendo, assim, considerada um substantivo sobrecomum. Ou seja, ele não sofre flexão de gênero nem concorda com artigos masculinos.

Seu primeiro significado é o mais conhecido. A analogia significa uma semelhança entre duas coisas ou ações diferentes. Ou, em um sentido mais amplo, a correspondência entre elas.

No entanto, não podemos entender a analogia como uma igualdade per se. Isso pois coisas ou ações análogas podem guardar semelhanças. No entanto, elas mantêm-se diferentes.

Essas semelhanças podem ser tangenciais ou muito mais intrincadas. A vida pode ser considerada análoga à morte ou a cegueira à visão, por exemplo.

Assim como existe uma analogia entre comportamentos de pessoas e dos animais que convivem com elas. Nesse sentido, os animais de estimação tentam imitar os comportamentos dos donos. Eles não são iguais, mas têm uma relação bastante íntima entre si.

Podemos usar a analogia, também, para estabelecer uma comparação entre duas coisas. Como a comparação entre um hábito ou tecnologia do passado e uma situação mais atual.

Analogia no Direito

No Direito, por outro lado, a palavra analogia adquire um outro sentido. Ele diz respeito a alguns casos específicos.

Nessas situações, o caso em questão não é previsto em lei. Isso pois as leis surgem em resposta a uma situação que já aconteceu. Visto que é impossível prever um comportamento criminoso humano, totalmente, novo.

Dessa maneira, quando um caso não é previsto em lei, ele deve receber o mesmo tratamento que um caso semelhante a ele. Ou seja, o primeiro sentido do qual falamos no tópico anterior.

No entanto, esse tipo de recurso é pouco usado no Brasil. Por sermos um estado de direito positivo, nossas leis são baseadas na letra escrita, que, na maior parte dos casos, é, extremamente, detalhada.

 No entanto, em estados mais tolerantes, isso é bastante comum. Nesse ponto, as leis são baseadas nos costumes. O que pode se mostrar como um problema para a conquista de direitos e mobilidade social.

Analogia na Linguagem

Existe, além da definição que já apresentamos, um recurso, em linguagem, chamado de analogia. Podemos dizer, nesse sentido, que esse recurso é o que faz o significado de analogia diferir dos demais.

Isso pois existe uma interferência no que está sendo comparado. De fato, a analogia, em linguagem, é um processo que altera a forma de uma palavra. Dessa forma, ela consegue se enquadrar em um modelo ou expressão já existentes.

Significado de Analogia na Filosofia

No caso, estamos nos referindo às analogias da experiência citadas pelo filósofo alemão Immanuel Kant. Muito embora, por ser um autor de grande relevância, o termo é utilizado em, literalmente, milhares de citações, nas últimas décadas.

Esses princípios, citados pelo filósofo, se direcionam para a ligação entre fenômenos. Ou para a percepção deles, visto que esse é um tema bastante presente nos trabalhos de Kant.

Qual é a origem da palavra analogia?

Como nós sabemos, a o português deriva, quase que diretamente, do latim. Dessa forma, muitas das palavras que utilizamos, no dia a dia, se derivam dessa língua.

No entanto, essa não é a única origem dos termos que utilizamos. Nossa cultura, desde muito tempo, tem influencia pela lingiuagem helênica. Assim como a cultura romana o foi. Dessa maneira, emprestamos muitas palavras do grego.

Esse é o caso do significado de analogia. Isso pois passa por esses dois idiomas. A começar pelo latim, que é um pouco mais recente. Nessa língua, sua grafia é analogiae.

Por sua vez, essa palavra vem do grego analogíaas. Aqui, o seu significado é proporção.

Isso diz respeito ao nosso primeiro sentido. Dessa maneira, um fenômeno ou valor proporcional a outro é análogo a esse primeiro.

De fato, esse pode ser entendido como o caso mais comum de uso da palavra analogia. Isso pois é quando as duas entidades comparadas apresentam maiores semelhanças. E, também, nesse caso, é onde reside a maior confusão entre analogi.

Confira o significado de outras palavras

Significado de luxúria
Qual é o siginificado de avatar?
O que significa destarte?

Responder

3 × 5 =

8 + 2 =