Significado de Obsessão: O que é, Conceito, Definição

Todos nós estamos muito familiarizados com a palavra obsessão. Mas muitas vezes as pessoas ficam confusas sobre a obsessão de considerá-lo um sentimento bom ou negativo ou o que isso significa?

A obsessão é considerada um sentimento negativo, pois o excesso de qualquer coisa não é bom. Às vezes, pode levar você a uma doença mental ou depressão.

Obsessão é quando não conseguimos parar de pensar em algo ou pensar em algo em um nível extremo. Por exemplo, você estava limpando seu jardim e, naquele momento, encontrou uma grande pilha de pedras dentro da casa de seu cachorro.

Depois de pesquisar por algum tempo, você fica sabendo que seu cachorro está recolhendo a pedra há vários dias e quase roubou pedras da casa do seu vizinho. Então podemos dizer que seu cachorro se tornou obcecado pela pedra.

O que é obsessão?

Significado de Obsessão

A obsessão é um sentimento quando alguém não consegue desviar a mente de algo , não consegue se concentrar em outras coisas. A obsessão pode ser um sentimento prejudicial porque quando alguém está obcecado por algo, perde o controle sobre si mesmo.

Eles estão cientes apenas de obter aquela coisa pela qual estão obcecados, o que pode prejudicar a pessoa ou levar a pessoa a prejudicar outras pessoas em muitos casos.

Se considerarmos a gramática, “obsessão” é um adjetivo que significa “muito interessado”. Originou-se de “obsessus”, uma palavra da língua latina que significa “sitiado”. Portanto, de acordo com isso, a obsessão é quando a mente de alguém é “assediada” por pensamentos de algo que o deixa fora de controle.

Definições de obsessão

  • Obsessão é quando você tem ou mostra tanta preocupação ou preocupação ilimitada em relação a alguma coisa.
  • Uma forte emoção ou atração por algo controla você, isso é obsessão.
  • Quando você não consegue parar de pensar em algo ou está muito preocupado com algo, você está obcecado por algo.

Exemplos de obsessão

  • Ele é obcecado por ela, e isso é mostrado pela maneira como ele agia com a esposa.
  • Obcecada pelo ouro, ela decidiu esconder todo o ouro na fornalha de sua casa.
  • Seu filho estava tão obcecado com o jogo que teve que trancar o laptop, o celular e todos os outros gadgets que possuía.
  • Sally me contou sobre sua estranha obsessão com o cacto também é por isso que ela tem um grande número de cactos.
  • Ele era tão obcecado por comida que, mesmo depois de ganhar 50 quilos, não estava pronto para continuar na dieta.
  • Ela tem uma obsessão por moda e foi isso que a levou ao sucesso como modelo e recentemente também lançou uma marca de roupas.
  • Hollywood é tão obcecada pela beleza que mesmo uma atriz com menos talento e más habilidades de atuação, mas com um rosto bonito, pode facilmente conseguir um papel.
  • Esses motoristas são tão obcecados com a velocidade que nem se importam com a morte.

O que é TOC?

TOC é a abreviação de “transtorno obsessivo-compulsivo“. TOC é quando alguém sofre de extrema obsessão por algo que pode prejudicar alguém ou a si mesmo e precisa de ajuda médica.

Quais são os principais tipos de obsessão?

Muitas pessoas perto de nós sofrem de TOC em que a obsessão pode ter vários tipos, mas se falarmos do ponto de vista do psicólogo, as obsessões mais perigosas podem ser dos seguintes tipos principais:

1) Contaminação

Contaminação é quando alguém tem medo de germes, bactérias, doenças, radiação, urina, fezes, sujeira, solo e outros tipos de coisas sujas. Essas pessoas sempre querem tudo limpo e podem ser perigosas para os outros e para si mesmas. A obsessão pela contaminação pode levar à limpeza excessiva, sendo a lavagem supercuidadosa e extremamente higiênica quando alguém faz algo por ela, como cozinhar, limpar, tirar o pó, etc.

Essas pessoas podem ignorar interações sociais ou reuniões sociais por causa da poeira e não preferem cozinhar e trabalhar com as mãos de outras pessoas. Normalmente, a contaminação não é tão prejudicial para os outros, mas às vezes as pessoas podem prejudicar outras pessoas por causa de seu TOC e medo de comportamento anti-higiênico.

2) O medo de perder o controle ou prejudicar

Um grande número de populações sofre com o medo de como sua ação pode influenciar ou prejudicar outras pessoas. Quando alguém tem medo de ferir alguém ou até mesmo às vezes a si mesmo, tem medo de imagens de violência ou imagens horríveis na mente de alguém ou de cometer qualquer crime. Às vezes, poucas pessoas podem ter medo de ser responsáveis ​​por algo ou prejudicar alguém e podem viver em culpa por anos, quando esses medos vêm em uma fase excessiva podem ser realmente prejudiciais ou perigosos e podem levar uma pessoa a procurar ajuda médica. As pessoas com esse TOC sempre são cuidadosas com as coisas e garantem toda a segurança. Essas pessoas sempre verificam se fecharam os botões de gás, fechaduras, fortalecedores de cabelo, velas, etc, e sempre tomam cuidado ao usar as coisas para garantir que não prejudiquem alguém.

3) Perfeccionismo

Pessoas que têm obsessão pelo perfeccionismo são aquelas que desejam que tudo seja impecável. Elas podem se obcecar por limpeza, correção, asseio, arrumação, etc.

Indivíduos que almejam a perfeição e são obcecados pela limpeza podem experimentar estresse ou ansiedade quando algo não está exatamente do jeito que desejam. Essas pessoas são tão obcecadas pela perfeição que realizam quase tudo sozinhas, pois querem que tudo seja feito conforme suas expectativas.

Normalmente, não é necessário ajuda médica para buscar a perfeição ou ter esse desejo, mas se alguém for excessivamente obcecado, a assistência médica pode ser necessária.

4) Relacional

Nesse tipo de obsessão, há a maior chance de prejudicar os outros. É o tipo de obsessão mais comum e as pessoas que sofrem de obsessão relacional são aquelas que ultrapassaram o limite de amar alguém. Na vida normal, todo mundo ama alguém, mas quando o amor ou carinho por alguém (não precisa ser apenas romanticamente, mas pode ser de qualquer parente ou pessoa) aumenta tanto que leva ao medo excessivo de perdê-lo, é um TOC.

Isso com certeza pode levar a doenças mentais ou prejudicar a si mesmo ou à pessoa por quem está obcecado. É por isso que esta é uma situação arriscada ou desagradável e precisa ser controlada imediatamente.

5) Pensamentos intrusivos

Nesse tipo de obsessão, os pensamentos estressantes se repetem dentro da cabeça continuamente. As pessoas que sofrem desse tipo de obsessão podem ter pensamentos mágicos, que realmente não existem na vida real ou fazem qualquer sentido lógico, na maioria dos casos as pessoas sofrem de pensamentos sexuais ou violentos, e a escolha de ajuda médica é a melhor escolha para essas pessoas. De qualquer forma, lidar com seus próprios pensamentos pode ser muito mais perigoso e estressante do que qualquer outra coisa e os outros não podem compreender isso.

Os sintomas do TOC

Significado de Obsessão

Quando uma pessoa sofre de algum TOC, os seguintes sintomas podem identificá-la:

  • Pessoas podem ver pessoalmente o medo de sujeira ou contaminação.
  • Duvidar das pequenas coisas, de si mesmo e dos outros também.
  • A sensação de necessidade de que tudo seja simétrico ou em uma certa ordem
  • Agressivo ou com medo de machucar alguém ou perder o controle
  • Pensamentos indesejados como pensamentos sexuais ou agressivos
  • Evitar uma situação que possa desencadear obsessão, como apertar as mãos.
  • Repetir silenciosamente uma oração, frase ou palavra

Causas do TOC

Os profissionais não podem compreender a principal causa do transtorno obsessivo-compulsivo, mas em poucos casos, pode ocorrer devido a esses fatores principais.

Biologia

Às vezes, um TOC pode ser o resultado de alterações biológicas em alguém, como uma alteração natural ou uma alteração na função cerebral.

Genética

Às vezes, alguns genes especiais podem causar um transtorno obsessivo-compulsivo devido a componentes genéticos, mas até agora não identificamos esses genes.

História familiar

Ter uma pessoa na família com Transtorno Obsessivo Compulsivo pode aumentar o risco de desenvolver TOC em outros membros da família ou filhos da família.

Eventos estressantes da vida

Devido ao estresse ou a alguns eventos ruins que aconteceram no passado, uma pessoa pode ter TOC ou pode ter um aumento no distúrbio.

Complicações devido ao Transtorno Obsessivo Compulsivo

Os TOCs não são prejudiciais apenas para a pessoa, mas também para as pessoas próximas a ela ou à sua família. O TOC pode ter tantas complicações; alguns deles são os seguintes;

Desperdício de tempo

A pessoa com TOC perde muito tempo em ações ritualísticas sem nenhum lucro ou resultado.

Número de problemas de saúde, distúrbios

Devido ao TOC, uma pessoa lida com vários problemas de saúde ou outros distúrbios. Por exemplo, a pessoa que lava as mãos repetidamente pode ter dermatite de contato.

Dificuldade em fazer seu trabalho ou comparecer a qualquer evento social

A pessoa com TOC tenta ignorar as interações sociais, o que cria problemas às vezes cria um problema no trabalho, pois não quer interagir como ir ao escritório, escola ou faculdade.

Tensão nos relacionamentos

Devido ao comportamento ruim e estranho, há uma situação em que essas pessoas enfrentam tensões nos relacionamentos, pois às vezes se tornam insuportáveis ​​e difíceis de administrar.

Pensamentos suicidas

Pessoas com Transtorno Obsessivo Compulsivo começam a ter ansiedade ou pensamentos suicidas depois de um tempo e devido aos problemas que enfrentam em suas vidas.

Más condições gerais de vida

As más condições ou comportamento de uma pessoa com TOC podem fazer com que ela enfrente muitas dificuldades

Conclusões

Em resumo, ter uma obsessão por algo não é tão anormal até que não se transforme em nenhum TOC. Mas se você tem algum tipo de TOC, a única maneira de curá-lo é procurar ajuda médica o mais rápido possível, caso contrário, isso pode criar problemas em sua vida. Não é um problema tão grande se você tiver uma obsessão, mas no ponto de partida, é melhor controlá-la neste ponto.

Outros significados

Caio Horta

Responder

20 − cinco =

85 − 83 =