Significado de URL: O Que é, Conceito, Definição

Qual é o significado de URL?

O significado de URL refere-se a uma sequência de caracteres usada para identificar e localizar diferentes elementos na Internet. Dessa forma, O significado desta sigla se traduz como Uniform oResource Locator ( em tradução livre seria: Localizador Uniforme de Recursos). Os caracteres em uma URL se baseiam em um formato padrão pelo qual esses recursos são classificados.

Dessa forma, a url classifica e organiza os recursos que são carregados na Internet por meio de uma série de caracteres. Em geral, esta sigla se usada para indicar links ou links da Internet. Essa sequência de caracteres se usou pela primeira vez em 1991 pelo cientista da computação britânico Tim Berners-Lee.

O uso original do URL era o mesmo de hoje, para localizar e vincular endereços da web. Este endereço web permite-nos aceder às páginas e sites que queremos consultar na Internet. Mas também serve para identificar imagens, documentos, vídeos e todo tipo de recursos digitais.

Informações sobre o computador

Nesse sentido, vale ressaltar que cada página web e recurso disponível na Internet possui uma URL única . Assim, as URLs combinam informações sobre o computador que fornece os dados, sua localização, o nome e o tipo de arquivo. Isso permite que o computador o identifique facilmente e reconheça como processá-lo.

As sequências de URL geralmente começam com os caracteres https que indicam o esquema a seguir. Em seguida, a url deve ter uma sintaxe específica que sirva para identificar o site ou recurso em questão. Por exemplo: https://semanticahoje.com.br, aqui vemos que o nome do site está incluído todo seguido e em minúscula, e termina com o ponto com.br.

A função do URL , como apontamos, visa identificar e distinguir o endereço de um site ou recurso da Internet. Essas sequências de caracteres indicam o endereço exato desses recursos para que possam ser encontrados facilmente. Além disso, a sequência de URL serve como um link que podemos colocar em outra página da web para nos direcionar automaticamente.

Outras considerações sobre o significado de URL

Ressaltamos que uma URL é composta por uma sequência de caracteres que combina diferentes informações. Isso serve para identificar o recurso específico da Internet com tudo o que o caracteriza e o torna único. As informações que inclui vão desde o nome e tipo de arquivo até o diretório em que está localizado e o computador que o fornece.

Seja como for, é importante observar também , que o esquema de URL se baseia no protocolo de rede usado ao recuperar essas informações. Pois os esquemas de URL mais usados ​​são o http que já mencionamos, o https, o ftp e o mailto. O primeiro é o protocolo mais utilizado para processar hipertexto como indica sua sigla ( HyperText Transport Protocol ).

Quanto aos outros esquemas, https se usa para conectar-se a servidores de internet seguros. Isso serve principalmente para impedir que sites acessem nossos dados ou informações pessoais. Já o ftp se usa para transferir vários tipos de arquivos e mailto se usa para enviar e-mails.

Confira o significado de outras palavras

Significado de Efêmero
O que significa reciprocidade?
Significado da flor de girassol
O que significa comunismo?
Significado de olho grego
O que significa metaverso?

+ posts

Add Comment

9 + 1 =